Na última década, é notório o crescimento dos usuários em relação à utilização da internet, ainda mais nos últimos dois anos, em que a pandemia de COVID-19 fez com que a maioria das atividades fossem realizadas online, desde compras até trabalhos home office.
O crescimento de compras via internet aumentou nos últimos anos, e existem diversas vantagens em adquirir itens através dos e-commerces. A comodidade de escolher os objetos e serviços em casa é mais fácil também para comparar preços com concorrentes – a privacidade e a facilidade são pontos importantes a serem ressaltados. Além de que é possível obter cupons de desconto e facilidade de pagamento.
Estudo realizado pela empresa global Worldpay from FIS divulgou recentemente o seu Global Payment Report 2022, no qual relata as projeções de crescimento nos e-commerces em diversos países, incluindo o Brasil.
A World from FIS é uma empresa de pagamento atuante no país, e oferece soluções financeiras para as empresas. A estimativa perante o estudo é de que até 2025 o comércio online mundial cresça 55,3%, e o valor estimado de crescimento mundial é em torno de US$ 8 trilhões, já no Brasil o percentual chega a 95% de crescimento, sendo que os valores de transações financeiras podem alcançar os US$ 79 bilhões.
Os dados da pesquisa também relatam que as facilidades na forma de pagamento são de grande importância para o crescimento destes percentuais de vendas, como, por exemplo, o comércio utilizar o pagamento de carnê como forma de parcelar a venda e também ao utilizar o cartão de crédito como forma de parcelamento.
Desta forma, o cliente compra e adquire o produto no ato, porém ele consegue pagar em pequenas parcelas, que caibam no bolso mensalmente. Outra forma de pagamento que tem sido muito efetiva e prática entre os consumidores é utilizar o Pix.
Somente no ano de 2021 o número de usuários cadastrados chegou a 110 milhões, sendo que esta forma de pagamento também ganha espaço para o comércio físico, onde os comerciantes e consumidores preferem esta forma para efetuar as suas compras, por conta das taxas e da tecnologia alcançada em receber o dinheiro rapidamente.
E a sua empresa, já trabalha com e-commerce?