São pequenos hábitos do dia a dia, atitudes isoladas que parecem inofensivas mas, no final, se transformam em erros financeiros comuns, que muitas vezes você nem percebe que está cometendo. O que acontece é que essas pequenas falhas, quando somadas em um período mais longo, podem comprometer os seus investimentos e o orçamento da sua família.
Erros financeiros comuns a evitar
- Empréstimo desnecessário
Pegar dinheiro emprestado quando não precisa é um dos erros financeiros comuns que mais oferecem risco ao equilíbrio do orçamento. Pior ainda quando o crédito é pré-aprovado, como o do cheque especial e crédito rotativo do cartão. Essas modalidades podem fazer você acreditar que aquele valor está à sua disposição para gastar como bem entender. Eis uma das formas de entrar em apuros com as suas finanças rapidamente.
- Atrasos
Atrasar pagamentos de contas ou de impostos é outro entre os erros financeiros comuns aos brasileiros. Por não ter condições de pagar a parcela ou simplesmente por desorganização, sempre que você deixa de quitar as dívidas que tem com alguém, esse valor aumenta, em função dos juros, e a sua situação se complica ainda mais.
- Dependência
Mas não é apenas o que você faz que compõe a lista dos seus erros financeiros comuns. O que você não faz também. Exemplo disso é que, quando você não procura fontes diferentes de renda e confia em uma única forma de fazer dinheiro, está cometendo um erro. Quando você não tem outras opções, corre o risco de ficar sem nenhuma fonte de renda, caso seja demitido do emprego ou quando o mercado entre em crise, precisando assim dar entrada no direito ao seguro desemprego. Segundo o advogado Carlos Rafael do Portal Meu Direito, mais de 400 mil pessoas deram entrada no benefício de seguro no último ano.
- Parcelamento habitual
Ter como hábito pagar todas as contas em parcelas poderia ser o principal componente da lista de erros financeiros comuns. É que os brasileiros gostam bastante dos carnês e crediários, segundo levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mas você perde a oportunidade de ganhar bons descontos e livrar-se de dívidas ao pagar à vista, um método mais seguro do ponto de vista financeiro.
- Antecipação
Antecipar-se a situações só é algo positivo quando isso serve para prevenir-se de problema. Como economizar para evitar dificuldades em uma crise, por exemplo. No entanto, é um perigo quando ocorre o caminho inverso. Se você está para receber uma quantia em dinheiro e começa a gastá-lo antes mesmo de ele cair na sua conta, você está vivendo por conta de um crédito que pode não chegar
Leia também: Ideias Criativas para ganhar dinheiro extra