Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Veja 5 erros financeiros comuns que você deve evitar

avatar JOSE ALFREDO DE OLIVEIRA NETO
Jose Alfredo De Oliveira Netofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Veja 5 erros financeiros comuns que você deve evitar
Criado em 14 MAI. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

São pequenos hábitos do dia a dia, atitudes isoladas que parecem inofensivas mas, no final, se transformam em erros financeiros comuns, que muitas vezes você nem percebe que está cometendo. O que acontece é que essas pequenas falhas, quando somadas em um período mais longo, podem comprometer os seus investimentos e o orçamento da sua família.

Erros financeiros comuns a evitar

  • Empréstimo desnecessário

Pegar dinheiro emprestado quando não precisa é um dos erros financeiros comuns que mais oferecem risco ao equilíbrio do orçamento. Pior ainda quando o crédito é pré-aprovado, como o do cheque especial e crédito rotativo do cartão. Essas modalidades podem fazer você acreditar que aquele valor está à sua disposição para gastar como bem entender. Eis uma das formas de entrar em apuros com as suas finanças rapidamente.

  • Atrasos

Atrasar pagamentos de contas ou de impostos é outro entre os erros financeiros comuns aos brasileiros. Por não ter condições de pagar a parcela ou simplesmente por desorganização, sempre que você deixa de quitar as dívidas que tem com alguém, esse valor aumenta, em função dos juros, e a sua situação se complica ainda mais.

  • Dependência

Mas não é apenas o que você faz que compõe a lista dos seus erros financeiros comuns. O que você não faz também. Exemplo disso é que, quando você não procura fontes diferentes de renda e confia em uma única forma de fazer dinheiro, está cometendo um erro. Quando você não tem outras opções, corre o risco de ficar sem nenhuma fonte de renda, caso seja demitido do emprego ou quando o mercado entre em crise, precisando assim dar entrada no direito ao seguro desemprego. Segundo o advogado Carlos Rafael do Portal Meu Direito, mais de 400 mil pessoas deram entrada no benefício de seguro no último ano.

  • Parcelamento habitual

Ter como hábito pagar todas as contas em parcelas poderia ser o principal componente da lista de erros financeiros comuns. É que os brasileiros gostam bastante dos carnês e crediários, segundo levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mas você perde a oportunidade de ganhar bons descontos e livrar-se de dívidas ao pagar à vista, um método mais seguro do ponto de vista financeiro.

  • Antecipação

Antecipar-se a situações só é algo positivo quando isso serve para prevenir-se de problema. Como economizar para evitar dificuldades em uma crise, por exemplo. No entanto, é um perigo quando ocorre o caminho inverso. Se você está para receber uma quantia em dinheiro e começa a gastá-lo antes mesmo de ele cair na sua conta, você está vivendo por conta de um crédito que pode não chegar

Leia também: Ideias Criativas para ganhar dinheiro extra

 

avatar JOSE ALFREDO DE OLIVEIRA NETO
Jose Alfredo De Oliveira Neto
Sou um programador que adora escrever, criar contedo de qualidade sobre diversos assuntos. Empreendedorismo, finanas, esportes e o que mais for possvel para ajudar outras pessoas, de alguma forma.favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4578 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?