Às vezes ficamos tão focados na nossa rotina diária que esquecemos de analisar a possibilidade de contratar apoio especializado para nos ajudar a reduzir retrabalhos, melhorar integrações, criar rotinas que tornam as informações mais confiáveis e seguras e garantir processos de inovação para a empresa.
As consultorias especializadas trazem uma bagagem de conhecimentos práticos obtidos durante vários anos de experiência e embasadas em conhecimentos teóricos sólidos e podem atuar direto ao ponto e com agilidade.
Para executar seu trabalho com eficiência, a consultoria procura ter uma visão do todo, conferir com qual atenção está sendo tratada cada dificuldade para priorizar as mais importantes, identificando os pontos de maior atenção, definindo a causa raiz para garantir que as ações vão atuar no foco do problema e não somente nas consequências, garantindo que situação não volte a se repetir.
Contratar uma consultoria oferece várias vantagens significativas para empresas e organizações. Aqui estão algumas das principais vantagens:
Fig. 1 - Vantagens da Consultoria
Conhecimento
Uma consultoria acumula rapidamente muita experiência através da vivência de casos dos mais variados tipos, mercados e modelos de negócios diferentes. Aprendendo na prática o que realmente funciona no mundo corporativo a consultoria traz para a sua empresa as melhores práticas e tendências de mercado e tudo isto sedimentado pelo conhecimento teórico em áreas específicas.
Imparcialidade
Vindo de fora da empresa a consultoria normalmente não está envolvida nas rotinas internas, nos objetivos algumas vezes conflitantes entre os setores e tem condições de enxergar o todo para depois se aprofundar nos seus componentes e analisar cada parte do problema ou do processo. Analisando o contexto e considerando os recursos disponíveis, identifica lacunas e pontos de melhoria que muitas vezes podem ser negligenciadas internamente, trazendo um referencial externo e dando maior isenção nas suas análises e colocações. Desta forma apoia a tomada de decisão com o objetivo de manter a sustentabilidade do negócio e gerar melhorias.
Agilidade
A consultoria pode facilmente se adaptar às necessidades da sua empresa, seja ela para projetos de curto ou longo prazo e se ajustando aos recursos disponíveis. Tendo a consultoria experiência obtida através do trabalho em vários cenários e baseado no conhecimento teórico focado, o tempo gasto na melhoria do processo ou resolução do problema é mais prático, com menos retrabalho e dúvidas, e menos risco de atrasos se comparado com a utilização de recursos internos que, além de não ter o conhecimento focado na solução do problema, ainda concorrem com as atividades diárias.
Eficiência
A consultoria tem como objetivo principal identificar as áreas de ineficiência ou desperdício de recursos e propor soluções para melhorar a eficiência operacional e aumentar a produtividade. Comparando o investimento em consultoria com o retorno obtido com maior eficiência, diminuição do retrabalho, maior integração entre as áreas da empresa fica fácil demonstrar a vantagem de se contratar uma consultoria. Uma outra opção seria a contratação de mão de obra própria, individual ou equipe, o que aumenta a folha de pagamento e seus custos indiretos impactando em um custo mais perene na empresa, enquanto a consultoria pode ser contratada para resolver o problema pontual. A consultoria traz insights e estratégias baseadas em experiências de mercado que minimizam potenciais problemas e impactos negativos.
Foco nos resultados
Ao contratar uma consultoria a empresa mantém o foco nas especificações e recomendações enquanto a consultoria mantém o foco na identificação e resolução dos problemas. O bom nome de uma consultoria é obtido através do atingimento de meta e satisfação dos clientes obrigando a consultoria a fazer o melhor possível para trazer resultados positivos para a empresa. No mundo tão interconectado a empresa de consultoria precisa demonstrar os bons resultados que as empresas que a contratam obtêm.
Conclusão
A consultoria especializada traz para sua empresa conhecimentos e soluções práticas, oxigenando seus processos e fazendo com que a empresa tenha acesso mais fácil a soluções inovadoras e novas formas de tratar problemas. Aumenta a chance da empresa ter resultados mais favoráveis, conseguir encontrar soluções inovadoras e profissionais e mantendo sua empresa mais competitiva e relevante no mercado. E seu papel é como contratante é fundamental focando nas especificações e recomendações e ganhando tempo e agilidade para implantar inovações.