Pois bem, criar valor para o consumidor é algo extremamente importante, principalmente para os micro e pequenos empreendedores que precisam se destacar no mercado dominado pelas grandes empresas.
Quando falamos em valor, pensamos nos benefícios que o consumidor associa aos produtos e serviços de uma empresa e não em valor monetário. Com o tempo, os consumidores passaram a priorizar, não somente a utilidade e características físicas do produto, como também os benefícios agregados a ele. Esses benefícios estão ligados à percepção do consumidor sobre a marca, o que pode proporcionar ou não a satisfação com aquele produto.
Essa resposta é simples. Ele faz um comparativo com outros produtos similares do mercado, onde uma marca pode ter mais valor do que outra. Ou seja, a marca que oferece mais benefícios em seu produto é a que possui maior valor pela ótica do consumidor.
Isso é relativo. É importante conhecer muito bem o seu mercado-alvo e quais as preferências que possui. Portanto, a pergunta que precisa ser respondida é: o que o meu consumidor valoriza? No entanto, é importante lembrar que o mercado é dinâmico, ou seja, o que um indivíduo valoriza hoje pode não ser igual à sua preferência de ontem.
Muitas empresas têm apostado na experiência de compra do consumidor como sua proposta de valor.
A ideia é colocar o consumidor no centro da estratégia da empresa, transmitindo uma boa impressão em todas as interações, seja antes, durante ou após a compra.
E independentemente do seu tipo de negócio, apostar na boa experiência do consumidor é uma forma de propor valor e se destacar no mercado.
Vamos nos aprofundar nas formas de propor valor em outros momentos. Acompanhem!