O final de ano é muito aguardado por todos empreendedores por terem um significativo aumento na quantidade de vendas, visto que temos importantes datas comemorativas como o natal e ano novo. No Brasil, sempre na última sexta-feira do mês de novembro, temos a Black Friday, período muito aguardado pelos consumidores e comércios por representar a abertura da temporada de compras com descontos ofertados pelas empresas. No entanto, será que realmente compensa participar dessa data? Para falar sobre isso, recebemos hoje o Erik Cavalheri, CEO do Grupo Incense, que opera unidades franqueadas das marcas: O Boticário, Quem Disse Berenice e Sunglass Hut. Ele compartilhou com a gente um pouco do que pensa sobre essa data tão aguardada pelo mercado, tanto por consumidores quanto por lojistas. Sim, vale a pena. Esse período de vendas é marcado pela competitividade no mercado e é possível lucrar muito na Black Friday de 2022. É uma ótima oportunidade para fidelizar clientes, tornar-se uma referência de mercado e turbinar suas vendas. Sim, porém utilizamos uma nome diferente - Beauty Week, no qual fizemos ofertas durante toda a semana. Desta forma, conseguimos aproveitar ao máximo o interesse do consumidor. Inclusive, alguns clientes compraram mais de uma vez na loja durante esse período. Muito Boa, temos junto a franqueadora um processo onde o franqueado é bonificado pelos itens vendidos com desconto. O retorno é positivo levando em conta também outros indicadores como geração de fluxo de clientes, caixa, bem como giro de estoque. Considero viável para produtos ou linhas estratégicas, mas é importante lembrar que as vendas devem ser encaradas com muito planejamento. Você pode utilizar esta época para vender aquele item que não tem muito giro ou investir nos produtos de maior saída, lembrando que os descontos precisam ser, de fato, reais e vantajosos. Infelizmente, no Brasil muitas lojas comercializam produtos nessa época com os preços originais como se estivesse com descontos, por isso, muito cuidado! Por hoje é só pessoal, espero que esse conteúdo tenha despertado alguns insights nas suas estratégias comerciais e que você possa aproveitar a Black Friday da melhor forma possível!
Um abraço, Lucas Hahn | @lucasshahnn