1- Augusto, você tem vasta experiência na área da consultoria de empresas, e atua bastante dando consultoria para pessoas que já possuem um Garden center ou para quem deseja abrir um Garden. Me conta como iniciou sua trajetória nessa área de atuação?
1990 fui convidado para cuidar da área administrativa de uma nova unidade de negócios da Holambra, o Veiling Holambra. A ideia era implantar um sistema inovador de vendas, inspirado no modelo da Holanda. Depois de 2 anos, e resolvida a implantação, sugeri que fosse criada a área de marketing e me dediquei a isso nos anos seguintes. Nosso objetivo era criar mercado e estimular a abertura de lojas. Fiz viagens de estudo para EUA e Europa e me concentrei em criar materiais de apoio para ajudar as pessoas que queriam atuar no ramo. Criei o Enflor, cuidei da Expoflora, lancei diversos cursos e editei livros sobre o ramo. Lá se vão 30 anos e muitas experiência.
2- Fiquei curiosa para saber qual ou quais consultorias ou histórias mais te marcaram nesses anos de trajetória. Porque, de fato, você muda a vida das pessoas. Você as ajuda a realizar sonhos!
Nos últimos 20 anos tenho trabalhado muito com plano de negócios para gardens e pude ver muitos casos de superação. O que aprendi é que uma boa receita não faz um bom cozinheiro. Sem um plano de negócios não se consegue um bom negócio, mas com um plano de negócios apenas não temos o pacote completo. É preciso espírito empreendedor!
Pude ver 3 tipos de superação:
a) Pessoas que não eram do mercado e conseguiram vencer adotando uma postura aprender a aprender. Isso as fez superar todos os acasos do projeto no início.
(b) Pessoas da área de paisagismo, que em geral tem a mentalidade focada somente nos serviços, que conseguiram se organizar para dividir sua estrutura para dar a profundidade de dedicação tanto a serviços quanto ao varejo - uma superação mental.
(c) Produtores que abriram viveiros e não conseguiam evoluir em vendas e passaram a entender que a dinâmica do varejo é diferente da produção e pede mais customização e menor escala, algo bem diferente da realidade do produtor. Criar experiência e não focar em escala.
Uma superação de conceito.
3- Muita gente quando inicia no mundo da jardinagem fica apaixonada pelo universo das plantas, comigo foi assim também, por isso eu fiz transição de carreira. Agora me conta, qual o pulo do gato para transformar o hobby em negócio, pois imagino que pode faltar coragem de encarar o desafio. Qual o primeiro passo para quem tem o sonho, mas não sabe o que fazer?
Vender é fácil! Às vezes, por hobby, a pessoa criou um arranjo verde e todos gostaram e ela vende. Em geral não sabe se teve lucro e não consegue fazer isso recorrentemente Um negócio precisa ser sustentável. Para isso é preciso se preocupar com um diferencial para criar demanda e volume de vendas. Procure ver os defeitos dos concorrentes atuais, interaja com os grupos onde participa e liste desejos do consumidor. Transforme esses 2 insights em sua missão e escreva um slogan para o negócio. Ele irá te orientar em todas as decisões doravante: que loja criar, que produtos criar, que mix de produtos, que serviços e como se comunicar. Isso vai te dar o norte!
4- Conta pra gente se para abrir um Garden é necessário ter experiência com jardinagem ou botânica?
É desejável, mas não é essencial. Você pode contratar essa competência. A pessoa precisa sobretudo aprender a aprender! Aprender o que é varejo, aprender sobre marketing digital, aprender sobre gestão de equipes e aprender sobre gestão ágil.
5- Todo empresário, independente se está começando ou se já está a bastante tempo no mercado precisa de ajuda se quiser que a sua empresa cresça e se desenvolva. Você tem algum curso nessa área ou consultoria para indicar pra pessoal que tá em casa?
É preciso estudar o mercado. Entender o comportamento do consumidor para buscar diferenciais. Nas minhas mídias, faço publicações, diariamente, sobre esse comportamento - fan page negócios com flores, blog www.negocioscomflores.com.br e insta Augusto Aki. Hoje procuro ajudar com conteúdo gratuitos nessas mídias. Tenho também um programa de mentoria, onde o assinante pode acessar conteúdos exclusivos por uma mensalidade de apenas 70,00! Boletim Augusto Aki | Exclusivo com informações para o mercado florista (negocioscomflores.com.br) . Finalmente trabalho com o próprio PLANO DE NEGÓCIOS para quem já está na fase de decisão do investimento (mas esse é um investimento um pouco maior). Pensando nas pessoas que querem ir em frente, mas ainda não estão seguros da ideia, lançarei em março um curso que ajudará a própria pessoa a fazer seu plano de negócios para um GARDEN CENTER, e mais, revisarei esses planos de negócio!
6- Na sua opinião, qual seria a maior dificuldade nesse processo e como as pessoas podem transpor essa dificuldade para chegar ao seu objetivo (de abrir um Garden, ou reestruturar a sua loja)?
Dificuldades sempre vem da inexperiência. Como disse lá atrás, não há receita que faça um bom cozinheiro, é assim, mesmo com o melhor plano, o começo de um projeto apresenta diversas dificuldades. Com experiência saberemos enfrentá-las e resolvê-las. Em geral, essas barreiras passam por - definir o layout, o mix, achar fornecedores, fazer o marketing. Estou realizando desde meados de janeiro (e que irá até a primeira quinzena de março), uma série de livros que tratam de todos os aspectos de um jardim e economizam muito aprendizado para quem quer se aprofundar no assunto. Essas lives estão sendo realizadas no insta AUGUSTO AKI. Os interessados podem ver lá as lives já realizadas. No perfil do insta você pode se inscrever para receber avisos sobre essas lives e os brindes que estou distribuindo. Um deles se chama 7 ERROS NO LAYOUT DE UM GARDEN.
Para se cadastrar basta acessar - Início - Augusto Aki
7-Dá pra começar pequeno? Ou esse é aquele tipo de negócio que tem que ter um grande investimento inicial?
Sim, é possível começar pequeno! O ideal é fazer um planejamento para o projeto como um todo, para se ter um norte, mas fazer a implantação por módulos. Isso garante a sinergia do projeto com sua capacidade de investimento e com sua capacidade de aprendizado.
8- Pela sua experiência como consultor da área, você recomenda trabalhar com produto e serviço. Ou seja, além de vender os insumos, fazer paisagismo, implantar o jardim para os clientes?
Geral esse tem sido um grande problem. Os serviços de paisagismo e jardinagem exigem organização, foco e uma estratégia específica que não se conciliam com a estratégia da loja e se fazemos os 2 ao mesmo tempo, acabamos por negligenciar um deles. Existem serviços que são mais fáceis de conciliar com a loja - biofilia, aluguel de plantas para eventos, assinatura de flores etc. Então, ou atuamos em serviços de jardinagem por parceria ou buscamos um organograma muito bem definido para garantir eficiência nas duas frentes.
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