Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

8 dicas para alugar um imóvel comercial pela primeira vez

avatar EDSON CARLOS DA SILVA BEZERRA
Edson Carlos Da Silva Bezerrafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
8 dicas para alugar um imóvel comercial pela primeira vez
Criado em 09 FEV. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Nesse artigo vamos dar 8 dicas para você que está pensando em alugar um imóvel comercial pela primeira vez.


Hoje em dia, a maior parte da população brasileira mora em imóveis próprios, mas muitos buscam empreender em outros locais para melhor organização e gerenciamento do negócio.


Essa é uma matéria com dicas para o momento do primeiro aluguel. Siga esse passo-a-passo para conseguir uma boa casa sem dores de cabeça.

  1. Avalie sua condição financeira

A regra básica para saber se um imóvel cabe no seu orçamento é muito simples: O valor do aluguel não pode passar de 8% a 10% da renda da sua empresa.


Essa regra também consiste em fazer uma separação inteligente do seu dinheiro para que você consiga se organizar financeiramente e ter condições de alugar um espaço sem prejuízos. Para isso, confira estas dicas da BizCapital:

  • Separe sua conta pessoal da empresarial: Isso faz com que você tenha uma visão ampla do capital pessoal e da sua empresa.
  • Registre todas as entradas e saídas: Isso quer dizer que nada deve ser negligenciado. Todos os gastos como pagamento de funcionários, compra de matéria-prima, contas fixas, entre outras, além dos recursos captados, devem estar documentados para que haja noção das movimentações. Para este controle, você pode usar este modelo de planilha de fluxo de caixa.

Usando essas regrinha básicas de economia você vai escolher o imóvel que melhor se encaixa na sua realidade, além de garantir mais segurança em sua renda para o futuro.

  1. Visite o máximo possível de imóveis

Essa dica vai garantir que você encontre contentamento com a escolha que fizer. Procure visitar todas os espaços que cabem nos seus requisitos. Isso é importante para que você consiga selecionar um local que mais se encaixa na sua situação.


Existem algumas perguntas essenciais para fazer no momento da visita, veja aqui duas das mais importantes:


O que o aluguel inclui?

Se for um apartamento, será que ele tem condomínio incluso? Há garagem e está inclusa no valor? Essa pergunta é para saber o que você vai estar pagando exatamente e se existe alguma taxa que não está prevista nesse valor.


O que acontece caso eu quebre o contrato?

A vida é cheia de altos e baixos, negociando a quebra do contrato você pode conseguir condições mais confortáveis para sair do imóvel caso seja necessário.

  1. Certifique-se sobre a documentação do imóvel

Existem alguns requisitos básicos para alugar um imóvel comercial.


Antes de mais nada, quem aluga um imóvel, deve ser maior de 18 anos. Geralmente ele apresenta alguns documentos padrão para a imobiliária como:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de rendimento superior a 03 vezes o valor do aluguel líquido;
  • Comprovante de residência;
  • Declaração de Imposto de Renda completa;
  • Os três últimos recibos de pagamento, se estiver pagando aluguel;
  • Ficha cadastral preenchida e assinada;

No caso de profissionais liberais, a imobiliária pode solicitar uma cópia do último imposto de renda ou extrato bancário.

  1. Faça uma vistoria do imóvel

O momento da vistoria pode ser até mais importante do que o momento da visita. É nesse momento que você vai testar as dependências do espaço.


Você deve ficar atento não só a características gerais como tamanho, layout, etc.


Teste tudo o que puder: abra e feche as portas, algumas vezes, com firmeza nas mãos. Isso permite que você verifique se alguma delas está prestes a emperrar. Com isso você também verifica as dobradiças das portas.


Uma matéria do Estadão, sobre vistoria, dá ainda mais 3 dicas:

  1. Observar se há algo quebrado, riscado, manchado ou com qualquer danificação. Por exemplo: vidros trincados, piso descolando, paredes rachadas, peças enferrujadas ou emperradas, etc;

  2. Avaliar se há infiltrações, rachaduras ou outras alterações nos pisos e paredes;

  3. Analisar se toda a parte elétrica está em bom estado, sem fios expostos, com luzes em todos os ambientes e funcionando corretamente.


Essas dicas vão fazer com que sua vistoria seja bem sucedida e que você se mude para uma espaço com garantias de um bom funcionamento.

  1. Garantias do imóvel

Preciso dar um depósito caução? Preciso de um fiador ou um seguro fiança? Quais são as condições para fecharmos o contrato?


Com essas perguntas você vai saber qual é o processo de burocracia para fechar o contrato.


No caso de depósito caução você irá fazer uma transferência para o proprietário, ou imobiliária, com um valor de no máximo 3 aluguéis. Quando sair do imóvel, caso ele esteja em bom estado, você recebe esse dinheiro de volta.


A opção de um fiador tem mais critérios do que as demais. O fiador é basicamente alguém que assume responsabilidades financeiras caso os pagamentos dos aluguéis não sejam feitos corretamente.


Um fiador deve ser maior de 18 anos. Deve possuir renda 3 vezes maior que o valor do aluguel. Deve ser proprietário de algum imóvel e também não pode ter uma restrição cadastral.


Por fim, o seguro fiança é contratado através de uma seguradora. Nessa opção, o empreendedor precisa pagar o valor de 1 ou 2 aluguéis. Esse valor não será reembolsado.


Negociar essas garantias também deve ser parte da sua interação com a imobiliária ou com o proprietário.

  1. Leia o contrato muito bem

O contrato é a carta com suas garantias. Ele deve prever todas as eventuais situações que você vai viver. Se o espaço tiver problemas nas instalações, você precisa prever que o proprietário vai tomar providências.


No seu contrato, você também deve verificar se haverá aumento do valor de aluguel e com qual frequência isso acontece. Isso precisa estar previsto em suas finanças.


Nesse documento, você também deve ter especificado, qual o valor de multa a ser pago por quebra de contrato 

O contrato é reconhecido em firma, portanto, em qualquer eventualidade, ele é sua garantia para conseguir seus direitos.

  1. Verifique mais esses 2 itens antes de fazer a visita

Ainda antes da visita, existem alguns itens que você deve avaliar para entender se aquele imóvel comercial é realmente o ideal para você.


Vizinhança

Esta regra não se aplica somente ao imóvel residencial. O bairro onde você potencialmente vai atuar é tão importante quanto conhecer o espaço. Já antes de visitar, você pode checar sobre a criminalidade, o trajeto do imóvel até sua casa e até lugares que frequenta com frequência.


Avalie o funcionamento da vizinhança durante o dia e durante a noite, isso é extremamente importante para que seu negócio não tenha a segurança e a produtividade prejudicados.


Comodidades

Falando sobre as comodidades, você precisa analisar as dependências de do espaço. Ele precisa estar equipado com o que você precisa.


Você pode precisar, por exemplo, de uma casa mobiliada para gravar conteúdos, uma que tenha acesso para instalar internet de alta velocidade, ou quem sabe, de um estacionamento para moto ou carro. Seu carro é elétrico? Então talvez você precise de um carregador para carros elétricos.


Pense nas atividades que você faz no dia-a-dia. O que você precisa que sua casa tenha para ajudar nessas atividades?

Uma vez que souber sobre isso, você tem uma boa lista de critérios para selecionar o imóvel ideal.

  1. Hora da mudança

Esse é um momento que precisa ser planejado com cautela a nível de tempo e orçamento.


Antes de mais nada, é preciso orçar o carreto para o transporte de suas coisas.


Se você tem móveis e equipamentos isso precisa estar listado, se tem objetos de decoração... Liste os seus pertences e pesquise o valor do transporte.


Na hora de embalar seus pertences, comece por aqueles que você menos usa, cerca de uma semana antes da mudança, e termine pelos itens que mais usa. Deixe uma malinha de mão com você para ter itens mais necessários em fácil acesso.


Você pode alugar ou comprar caixas de papelão para transportar suas coisas mas, caso o orçamento esteja apertado, você pode procurar por doações de caixas em supermercados e armazéns que trabalhem com renovação diária de produtos.

Conclusão 

Use esses itens como um checklist para ir preenchendo desde de agora, quando você ainda está cogitando a ideia de alugar um espaço comercial, até o momento da mudança.


Seu negócio precisa garantir sua renda, proteção e paz. Então, gastar um tempo procurando o lugar ideal é um investimento direto no seu bem estar.


Esperamos que essa matéria tenha sido útil para você e que você encontre o espaço perfeito para suas necessidades.


avatar EDSON CARLOS DA SILVA BEZERRA
Edson Carlos Da Silva Bezerra
favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5314 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?