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UX Design para e-commerce: conheça a estratégia que pode melhorar sua loja

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UX Design para e-commerce: conheça a estratégia que pode melhorar sua loja
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Criado em 26 JUL. 2022
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Cada vez mais se pensa em opções para melhorar as experiências dos clientes. Quando se trata de um e-commerce, não é diferente. Aliás, é nesse modelo de vendas que tudo deve sair como o prometido, para que nada desagrade o consumidor. E para isso acontecer da melhor forma, os gestores de lojas virtuais devem olhar com mais atenção para o conceito de UX Design.


A User Experience, em tradução livre, significa justamente experiência do usuário. O objetivo dela é melhorar a usabilidade, funcionalidade e acessibilidade do site. Sendo assim, é gerada uma interação mais prazerosa do cliente durante a compra em um site, possibilitando mais conversões. Isso acontece porque a UX Design trabalha com os seguintes elementos: 


  • Design visual do site, envolvendo layout e cores.

  • Fluxo de interação entre consumidor e elementos que compõem a loja.

  • Velocidade das interações.

  • Fatores psicológicos, como gatilhos de venda, que geram decisões de compra.

  • Disponibilizar canais fáceis para o cliente entrar em contato com a empresa.

  • Oferecer checkout simples para facilitar a compra e evitar abandono no carrinho.


Essas são apenas algumas das mais variadas abordagens. É importante destacar que tudo isso precisa estar em perfeito equilíbrio, juntamente dos serviços/produtos que estão sendo vendidos. 


Então, o primeiro passo para aplicar a UX na sua loja virtual é definir os objetivos do projeto. A partir daí, é necessário fazer uma pesquisa para buscar as referências e conversar com os usuários para criar as personas. Com um planejamento certo, vem a aplicação de ideias, logotipos e influência das cores. E para garantir que tudo vai estar funcionando da melhor maneira possível, testes e avaliações criteriosos devem ser realizados.


Além disso, é possível focar em cinco pilares para potencializar os diversos níveis para uma melhor experiência do cliente:

  • Estética;
  • Utilidade;
  • Acessibilidade;
  • Interatividade e;
  • Conteúdo.

Lembrando que, nesses casos, ter a ajuda de um profissional pode ser muito vantajoso para que os erros sejam minimizados.


Quando uma empresa consegue estruturar uma boa reputação, ela ganha cada vez mais autoridade no mercado. Hoje, com a tecnologia evoluída, uma simples postagem nas redes sociais pode colocar a sua empresa em patamares muito altos. Mas, para isso, é necessário investir capital e também tempo em conceitos que vão gerar resultados concretos.

Uma vez implementado, esse conceito pode gerar uma grande economia em longo prazo, além de alavancar ainda mais a credibilidade do seu e-commerce. De acordo com a Forrester, uma empresa que realiza pesquisas de mercado, a cada US$ 1 investido em UX, há um retorno de US$ 100. Jeff Bezos investiu 100 vezes a mais na experiência do usuário. Hoje, a Amazon é uma das maiores lojas virtuais do mundo.

E você, vai ficar de fora?

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