Dados na Tomada de Decisão
O uso de fatos, métricas e dados para orientar decisões comerciais estratégicas, direcionadas aos objetivos, metas e iniciativas (DDDM, do inglês “Data-Driven Decision Making”), ganhou destaque inicialmente em terapias ocupacionais há mais de uma década, dentro do ambiente da psicologia. Desde então, foi adaptado e alinhado para explorar o pleno potencial de mercado, visando potencializar o desempenho de grandes empresas. Cada vez mais, essa abordagem ganha espaço entre pequenos e médios empreendedores, auxiliando-os a tomar as melhores decisões. Em um mercado tão dinâmico, o acesso a dados diários ou em tempo real permite decisões ágeis e com maior nível de assertividade.
Enfatizando o ambiente das MPEs, um estudo encomendado pela Microsoft em 2023 revelou que a transformação digital já auxilia 33% dos empreendedores na tomada de decisões baseadas em dados. Os resultados apresentados incluem um ganho de 72% em eficiência e produtividade, 58% de melhoria no atendimento ao cliente, 46% de redução de custos, 31% de redução de erros humanos, 91% de melhora na qualidade do trabalho, refletindo em 90% de satisfação do cliente e 88% de motivação e engajamento dos funcionários.
Com o avanço da tecnologia e a crescente disponibilidade de informações, a análise de dados de mercado emerge como uma ferramenta indispensável para o planejamento estratégico e a orientação de decisões empresariais. Segundo o relatório de Transformação Digital em Pequenos Negócios (TIC 2023) realizado pelo SEBRAE, no Brasil 47% dos empreendedores já utiliza software de gestão (Na região Sul acima de 48%) e 32% utilizam um CRM para gestão de clientes (Na região Sul acima de 33%).
Mesmo com números crescentes alguns quesitos expõem desafios importantes como falta de ferramentas de análise sofisticadas, falta de expertise, excesso de informações, implementação das mudanças, recursos financeiros, mentalidade orientada por dados, capacitação da equipe, definição clara de objetivos e um processo estruturado com fluxo de trabalho que integre a coleta, análise e aplicação de insights de dados.
Levantamento de Dados
Um componente essencial da tomada de decisão orientada por dados é a capacidade de coletar e organizar informações de maneira eficaz. Isso inclui tanto dados primários (coletados diretamente da fonte e organizados pela própria empresa) quanto dados secundários (obtidos de bases de informações organizadas por outras empresas).
Assim, é crucial estruturar “o que se deseja saber” para direcionar o processo de coleta de informação, logo perguntas como: “O que eu gostaria de decidir?” e “Como eu vou utilizar esta informação?” serão direcionadoras de “quais dados precisamos buscar”, “quais fontes utilizar”, “melhor estratégia de coleta” entre outros aspectos. Essa estruturação é fundamental para o estabelecimento de distinção entre curiosidade e informações realmente estratégicas para as próximas etapas do processo. A implementação de uma cultura orientada por dados depende de um bom processo de coleta. Quanto maior a qualidade do dado que é coletado, mais interessante serão as possibilidades de seu uso.
Dificuldades dos Pequenos Negócios
A construção de uma organização orientada a dados é um desafio significativo para os pequenos negócios no Brasil, conforme revelado pelo estudo “Maturidade Digital das MPEs Brasileiras” da ABDI e FGV. O estudo mostra que 66% das micro e pequenas empresas (MPEs) estão nos níveis iniciais de maturidade digital. Isso indica que a maioria dessas empresas ainda está começando a adotar práticas digitais, o que inclui a coleta e análise de dados. A falta de infraestrutura tecnológica adequada e a escassez de profissionais qualificados são barreiras importantes que dificultam a implementação de uma cultura orientada a dados.
A maior parte das funções relacionadas a dados não estão implementadas nos pequenos negócios, sendo que o único elemento com mais de 30% de adoção é o investimento na qualificação dos profissionais. O aspecto mais crítico está relacionado diretamente ao que dá mais resultado ao negócio que é a coleta e armazenagem de informações das interações e relações com os clientes com menos de 20% de adoção por parte dos pequenos negócios.
Então tá! Quer saber mais? Te convido a fazer o download do arquivo em anexo para acessar na íntegra este conteúdo, incluindo a seção (Nº 7) com dicas importantes sobre como usar dados de mercado para planejar e orientar a tomada de decisão em negócios.
Tópicos que você vai encontrar no conteúdo:
1. Contexto Geral: Tomada de Decisão Orientada a Dados
2. Tipos de Dados
3. Indicadores mais utilizados
4. Passo a Passo para Tomar Decisões a partir de Dados
5. Ferramentas Tecnológicas de Suporte
6. Desafios para Tomada de Decisão baseada em Dados
7. Como Implementar no seu Negócio
8. Fonte
Acesse e fique por dentro!