Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Usar a busca nativa da loja ou um sistema de busca especializado?

avatar RODRIGO SCHIAVINI
Rodrigo Schiavinifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Usar a busca nativa da loja ou um sistema de busca especializado?
Criado em 22 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Se você tem um e-commerce ou é responsável por um, certamente já se perguntou se deveria usar a busca nativa da loja virtual ou um sistema de busca especializado. É uma dúvida bastante comum, principalmente para quem está começando e/ou com foco em crescimento

Por isso, neste texto, vou falar um pouco sobre cada uma das alternativas. Vamos lá.

 

Busca nativa da loja virtual


A busca nativa da loja virtual geralmente é oferecida pela plataforma de e-commerce e, normalmente, o lojista não precisa pagar nada a mais por isso, pois está inclusa no plano.


Há ótimas plataformas no mercado que oferecem um bom suporte para a loja virtual, tendo a busca como uma das ferramentas disponíveis. Ela é uma boa opção para quem está começando, afinal não dá pra ficar sem um sistema de busca no site da loja. Do contrário, imagine como seria cansativo para aquele cliente que já sabe o que quer ter que procurar os produtos apenas pelas categorias, filtros e vitrines. Ele quer digitar o que procura e encontrar com facilidade. 


Mas, muitas vezes, a plataforma faz as buscas por uma seleção de produtos através do banco relacional. Esse modelo, além de ter pouca eficácia, também é bastante pesado. Então, são dois problemas: é pouco eficaz e ainda gera um alto custo para a plataforma. Por isso, várias plataformas preferem que o lojista utilize a busca de terceiros. 


Além disso, como esse não é o core delas, não conseguem investir tanto em análises e inovações e, por vezes, a busca pode ser limitada. Ou seja, pode não ser tão rápida e não mostrar os produtos certos em caso de erros ortográficos ou de digitação. 


O autocomplete é outra característica bastante comum na busca nativa da loja, mas esse recurso, apesar de ajudar em alguns casos, já está ultrapassado. Hoje existem tecnologias para e-commerce muito mais assertivas e avançadas, que mostram os resultados na própria página de busca, enquanto o cliente digita. 

 

Sistema de busca especializado


Um sistema de busca especializado, por sua vez, tem uma equipe focada em mostrar os melhores resultados para o cliente, com facilidade e da melhor forma possível. Para isso, faz análises e estudos constantes para entender o comportamento do usuário; hábitos de consumo; intenções de busca; e o modo como faz a busca dentro da loja, levando inovações e otimizando o sistema de busca sempre que possível.


Sistemas com busca inteligente


Os sistemas especializados com busca inteligente são ainda mais eficientes, pois fazem uso de inteligência artificial para aprimorar as buscas. Isso significa que as mudanças são ainda mais rápidas e menos complexas, já que contam com a inteligência para a automação de processos. 


Essa tecnologia é semelhante à utilizada pelo buscador do Google, mas suas características estão voltadas a atender as necessidades específicas do comércio eletrônico. Porém, assim como o Google, possuem alta velocidade, mostrando os resultados em milissegundos, e dão prioridade para os resultados mais relevantes, por isso fazem análises comportamentais. 


Para isso, a busca inteligente para e-commerce leva em conta tudo o que é feito pelo cliente durante a navegação dentro da loja: produtos, vitrines e categorias em que clica, por exemplo.

Assim, consegue direcionar os resultados de busca, mostrando o que é mais relevante para ele.


Outra característica em comum entre o Google e uma busca inteligente para e-commerce é a capacidade de mostrar o que o cliente procura do jeito que ele procura. No caso da busca inteligente, isso é feito através da similaridade fonética que reconhece os sons das letras e, por isso, mostra o produto certo mesmo que haja erros de digitação; e da busca por cor com reconhecimento de imagem.

 

Como o Google se tornou o maior buscador e o que isso tem a ver com o e-commerce


Apesar de estar fora do contexto do comércio eletrônico, praticamente todo mundo utiliza o Google para fazer pesquisas na internet e sabe que ele é referência em tecnologia para buscas. Por isso, é um ótimo exemplo para pensarmos em sistemas de busca para e-commerce.


Você sabe quais foram e ainda são os principais elementos responsáveis por transformar o Google no maior buscador, desbancando grandes concorrentes, como o Yahoo? Investimentos em pesquisas, análises e inovações, focados sempre na experiência e na intenção de busca do usuário, priorizando sempre a velocidade e a relevância dos resultados para cada pessoa. 


Por isso, pra quem está começando, vale usar a busca nativa da loja. Mas se o seu objetivo é crescer, é preciso investir em experiência de compra e estar pronto para lidar com grandes catálogos de produtos. Para isso, o melhor a se fazer é apostar em um sistema de busca inteligente especializado e mais preparado para receber o seu cliente como ele merece.


Afinal, se você quisesse comer um ótimo doce, procuraria em um bufê por quilo ou em uma doceria especializada no assunto? Pense nisso. 

 

A similaridade fonética é uma das característica de um sistema de busca inteligente. Para saber mais, leia este texto: O que é similaridade fonética no campo de busca e por que ela é fundamental para o seu e-commerce?


Um abraço, 


Rodrigo Schiavini.


 

avatar RODRIGO SCHIAVINI
Rodrigo Schiavini
Fundador e diretor de negócios da SmartHint. Diretor regional Paraná da ABComm, com mais de 10 anos de experiência em comércio eletrônico para grandes marcas dos mais variados segmentos.favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2982 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?