Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Onde está a Urgência da Inovação? Na EDUCAÇÃO!

avatar IRENE HOFFELDER VIOTI
Irene Hoffelder Viotifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Onde está a Urgência da Inovação? Na EDUCAÇÃO!
Criado em 08 JUL. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Caros Apaixonados por INOVAÇÃO em todos os formatos de negócios!

Na conversa de hoje, quero convidar todos os leitores que gostam e atuam em inovação, que pensam em criar um novo negócio, um novo projeto ou novo produto; à percorrer este alerta que faremos por meio deste post, onde está a urgência para criar soluções inovadoras neste momento da economia!

Como uma reflexão paralela à este tema, estou certa que a maior demanda hoje para desenvolver inovações está no setor de EDUCAÇÃO. Na minha compreensão e na Constituição Brasileira, conceder acesso à educação é um direito de todos os cidadãos, independente de poder ou não pagar. Este é um papel de todo e qualquer governante, pois, são base da pirâmide de necessidades humanas, a alimentação e a educação. Isto é proporcionar o mínimo que o ser humano precisa. E sabemos que a maioria das pessoas, em tendo acesso a isto, constroem uma vida digna e sustentam suas famílias. Entendo que esta é uma responsabilidade de toda a sociedade, pensar na educação em conjunto para atingirmos as melhores soluções em favor das nossas crianças e jovens, assim como, do futuro de nossa nação.

MAS, PORQUE QUEREMOS FALAR DE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA INOVAÇÃO?

Já tínhamos uma boa defasagem de desenvolvimento tecnológico e inovações voltadas ao setor de educação, e com o novo cenário da pandemia, salientou ainda mais essa demanda premente, de que se desenvolvam muitas novas soluções que, possam contribuir para que esta realidade de acesso educacional à todos, ocorra da melhor forma possível e mais rapidamente.

Educação, é o setor que mais contribui para a mudança do mindset (mentalidade) de uma sociedade e na transformação que precisamos atingir para voltar ao crescimento da economia, geração de emprego, etc.; mas, é fundamental que ocorram inovações disruptivas no sentido de preencher essas demandas, tanto em prol dos estudantes e professores, quanto para a gestão e estrutura das escolas públicas ou privadas.  

SÃO PROBLEMAS OU OPORTUNIDADES PARA SOLUÇÕES INOVADORAS?

Elencamos a seguir alguns dos problemas mais citados em pesquisas, sobre as necessidades dos públicos envolvidos da educação durante a pandemia:

  1. Nem todos os alunos estão tendo acesso às aulas - Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) e outros organismos globais, um dos maiores problemas da paralisação na pandemia, é o crescimento da diferença social que ocorre, principalmente porque as pessoas com menos condições financeiras, são justamente, as que não estão tendo a continuidade da educação neste período, como as demais crianças que normalmente estudam em escolas com melhor estrutura virtual e professores capacitados. Segundo relatório da Unesco de 23/06/2020, com a pandemia, afetou mais de 90% da população estudantil mundial devido ao fechamento das escolas. Enquanto filhos de famílias mais ricas puderam continuar estudando em casa com computadores portáteis, celulares e internet, outros milhões de estudantes ficaram completamente desconectada. Criar inovações pensando na inclusão de todos, é uma boa inovação.
  2. Professores não capacitados com as tecnologias rapidamente - Outro problema comum em todas as escolas, é a capacitação de professores em dar continuidade nas aulas de forma virtual e acessar rapidamente a tecnologia de plataformas que não conheciam. Saber lidar, se comunicar e desenvolver aulas interessantes pela internet, buscando cativar os alunos para o melhor desempenho, é o papel do professor. Muitas novas soluções tiveram que ser inventadas rapidamente, como as plataformas e conteúdo de apoio, mas a demanda ainda é imensa. Se faz necessário uma revolução na formação e preparo dos professores. Oportunidade de pensar junto as escolas em tecnologias de apoio.
  3. A cultura estudantil só de aulas presenciais A maioria dos estudantes de educação básica (até o 3º. Ano de Ensino Médio), não estavam acostumados as aulas somente pela internet, pois se, de um lado os professores não estavam capacitados, também os estudantes não estavam preparados e tiveram que vencer suas dificuldades de compreensão dos conteúdos e tirar o melhor da aprendizagem deste formato de aulas. Neste aspecto, aparecem oportunidades de criar soluções/conteúdos para desenvolver alunos mais auto suficientes que estudam e buscam o seu autoconhecimento de forma mais individualizada, independente do coletivo que está inserido. A oportunidade está em criar soluções que contribuam para esta necessidade.
  4. A Carência emocional no formato de aulas on line Quase 30% dos jovens pensam em deixar a escola e, entre os que planejam fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), 49% já pensaram em desistir. Isso tudo porque a maioria sente grande dificuldade de estudar em casa. O que mais atrapalha não é a infraestrutura tecnológica para acessar conteúdos e aulas ou a falta de tempo, mas o próprio equilíbrio emocional e a capacidade de organização para estudar. Sem a escola como mediadora do processo de aprendizagem e longe dos professores, muitos acabam desestimulados. Fonte: Plataforma Porvir www.porvir.or
  5. Carência de ferramentas de gestão do programa educacional e de gestão das escolas O cenário da pandemia, acelerou as necessidade de que haja rapidamente muitas mudanças. Pensar em outras soluções ainda mais disruptivas, como por exemplo, o ensino híbrido (ensino parte presencial e parte virtual), em processo de legalização junto ao Ministério da educação, trará uma série de novas necessidades de adaptações, conciliando novas tecnologias com o alcance da aprendizagem ideal à estudantes e professores. Essas ferramentas ou aplicativos, podem ser criadas por startups, incubadoras ou em parques tecnológicos? Com certeza. Excelente Oportunidade para estudos e novos projetos.

Segundo Lucia Dellagnello, diretora presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira www.cieb.net.br (uma plataforma que promove a inovação educacional articulando os atores do ecossistema da transformação da Educação Básica) A experiência atual de ensino remoto mostra que a política educacional precisa contemplar o ensino híbrido como modalidade oferecida por todas as escolas. Agora foi a pandemia, mas podem haver eventos climáticos e outros motivos para ter que fechar a escola. Além disso, o ensino híbrido amplia as experiências de aprendizagem dos jovens e aproxima a educação da maneira como vivem hoje, permeada pela tecnologia. A escola precisa ser um ambiente mais contemporâneo. O CIEB formula conceitos, desenvolve protótipos e dissemina conhecimentos e boas práticas de uso de tecnologia na educação básica pública.

ALGUMAS SOLUÇÕES INOVADORAS DE APOIO PARA A EDUCAÇÃO:

Inovações que surgem a cada dia nos mostram que, a inovação caminhando junto com a educação, nos fará vencedores nessa época tão diferente em que vivemos. Muitas soluções já estão funcionando e graças à estas, foi possível atender à grande maioria de estudantes e professores rapidamente, após o isolamento. Segue alguns exemplos:

  1. Plataformas de apoio trouxeram muitas ideias e orientações gratuitas aos professores e alunos, de como aprender melhor, o que abordar nas aulas e o passo a passo de como preparar um plano de contingência, por exemplo a Plataforma Porvir www.porvir.org. Na matéria da Ana Paula Gaspar, Educação em tempo de Coronavirus, cita os 10 passos que você deve considerar na hora de estruturar aulas online e a distância para educação básica (acesse pelo link - https://porvir.org/educacao-em-tempo-de-coronavirus-10-passos-para-montar-o-plano-de-contingencia/).
  2. Guia Edutec - É uma ferramenta online e gratuita, que faz um diagnóstico do grau de adoção de tecnologia educacional, tanto na rede de ensino quanto em cada escola. O instrumento, inspirado em iniciativas similares de sucesso em outros países, também aponta caminhos para as melhores práticas de tecnologia aplicada à aprendizagem e à gestão escolar. https://guiaedutec.com.br/escola.
  3. Outro excelente exemplo de inovação na educação, é o Planejamento de Crise desenvolvido pela Secretaria de Educação do Paraná. Publicado em reportagem do dia 22/06/2020, na agência de notícias do Governo do estado (http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=107534&tit=Aula-Parana-se-consolida-e-se-torna-modelo-para-o-Brasil) O Governo do Paraná desenvolveu e implementou 3 canais de TV aberta, um aplicativo que oferece internet gratuita aos alunos e professores, salas de aula virtuais com interação em tempo real, um canal do Youtube e atividades impressas para aqueles alunos que não possuem nem TV, nem acesso à internet. A adesão ao Aula Paraná, como é chamado, por professores e alunos cresceu vertiginosamente em poucos dias após entrar no ar. Hoje, quase três meses desde o lançamento da solução de aula não presencial, já são mais de 930 mil downloads do aplicativo Aula Paraná e mais de 23 milhões de visualizações no Youtube. Hoje estes alunos e outros estudantes de 2.143 escolas em todo o Paraná estão tendo aulas diariamente, mantendo o ano letivo, sem nenhum prejuízo.

Segundo o Instituto da Transformação Digital www.institutodatransformacao.com.br em publicação no dia 29/06/2020, a escola do futuro no Brasil, possui alguns desafios, Um país evoluído e com igualdade social é aquele que oferece uma educação que proporcione aos jovens, conhecimentos e habilidades necessárias para que possam fazer parte de uma sociedade informatizada e plural. As tecnologias podem auxiliar no desenvolvimento de diversas competências e valores necessários para os líderes do futuro. Porém, nossa realidade ainda é distante do ideal, pois enfrentamos uma crise no modelo de aprendizagem no Brasil. Somente formando cidadãos preparados para os desafios da era da Inovação e da Economia Criativa, poderemos de fato, caminhar na direção de um futuro onde pessoas e tecnologia estabeleçam uma relação proveitosa para toda a sociedade.
Por isso, concluo reforçando a importância de participarmos mais das discussões sobre a construção das novas leis e mudanças na educação, pois precisamos todos juntos, contribuir para uma educação melhor e um país mais desenvolvido, inovador e sustentável. E sem dúvida, qualquer solução inovadora é bem vinda ao setor da educação. 

CONVIDO os Startups e todos os profissionais que atuam em inovação à pensar e projetar inovações: para as escolas, para os estudantes, para os professores, com novas metodologias e práticas à nova escola para o novo normal. Quais soluções podemos trazer para este setor? Quais projetos podemos criar pensando na formação que queremos para nossas crianças e jovens?

As boas INOVAÇÕES, são aquelas que geram um bem para as pessoas!

 Se você gerou uma inovação para este setor, conte aqui na Comunidade Ambientes de Inovação. Sucesso e conte com as soluções do Sebrae!


Irene Hoffelder Vioti - Consultora, palestrante e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.

avatar IRENE HOFFELDER VIOTI
Irene Hoffelder Vioti
Mestranda em Administrao Estratgica de Negcios pela UNAM - Universidad Nacional de Misiones - Argentina. Consultora, palestrante, instrutora e escritora nas reas: Estratgia empresarial, sustentabilidade, inovao e storytelling empresarial.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1336 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?