Liderança precisa saber escutar: Uma conversa só começa realmente quando as pessoas se encontram dispostas e receptivas e para isso, as pessoas precisam se concentrar no que está sendo dito, silenciando os pensamentos paralelos sobre outros assuntos e distrações. Sempre se dirija a pessoa a chamando pelo nome, isso indica para a pessoa que ela está sendo valorizada quanto a sua identidade. O contato “olho no olho” também é muito importante para estar em sintonia com quem queremos conversar. Outro fator importante é concentrar na própria respiração e sintonizar na mesma frequência que a outra pessoa. Você já fez isso para se conectar com seu time? O maior problema para a escuta são os pensamentos próprios. Já depois de poucas palavras ouvidas, nossos próprios pensamentos começam a aparecer. Começamos a refletir sobre o que foi dito, a relacionar com informações que já tínhamos adquirido ao decorrer da vida e também começamos a imaginar a resposta para tudo isso. Esse processo acontece ainda mais quando nos sentimos atacados ou criticados.
Só conseguimos entender a mensagem e o desejo do outro quando calamos nossos pensamentos, ideias e opiniões enquanto a outra pessoa fala.
Exercício prático para “escutar ativamente”:
Mensagens longas deve ser separadas em pequenas porções: Quando queremos comunicar algo que leve mais tempo, devemos aprender a separar e passar em partes as informações, porque a maioria das pessoas são incapazes de receber informações por mais de 10 minutos (quando recebem críticas, no máximo por 3 minutos)
“Quem pergunta, conduz a conversa” – um simples exemplo pode mostrar a força e a importância de se fazer perguntas na hora de liderar:
Pergunte a um conhecido “o que você fez no sábado a noite?” Ele irá olhar para cima e procurar em sua mente as imagens e lembranças correspondentes a sua pergunta e depois, irá responder. Em espírito e pensamento, você o levou de volta para o sábado a noite. Também é possível fazer isso com situações no futuro: “O que você vai fazer no fim de semana?”
Para mais dicas sobre a arte de conduzir conversas com perguntas, veja outro post do autor Matheus Aparecido Sartori Fernandes