Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Um NOVO Turismo

avatar AFONSO BARBOSA ANTONIASSI
Afonso Barbosa Antoniassifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Um NOVO Turismo
Criado em 31 JUL. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Vários setores na economia tiveram desafios imensos frente ao novo Corona Vírus, no turismo não seria diferente. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo estimou uma perda aproximada de R$ 4 bilhões só nos primeiros 30 dias de isolamento, imagine agora, nesses mais de cinco meses que estamos em quarentena. Frente a isso, empresários e entidades buscam alternativas que minimizam danos e tentam contornar os reveses.

Um exemplo é o Conselho Municipal de Turismo de Curitiba que criou uma Comissão Técnica de Enfrentamento da Pandemia para acompanhar como está o enfrentamento da Covid-19 na capital e propor estratégias que auxiliem o setor turístico, como ações de incentivo econômico que buscam reduzir o fechamento de empresas e o número de desempregados.

Além dessas ações governamentais, a iniciativa privada tem se adaptado com soluções inovadoras, reinventando serviços. Um caso é o segmento dos cinemas que precisou se adaptar e remodelou serviços de Drive-in, que são, além de uma oferta de entretenimento, pontos de sinergia com locais de tradicionais empreendimentos turísticos.

Para seguir com a adaptação, a tecnologia tem sido uma aliada. Ela é uma importante ferramenta para auxiliar no distanciamento social favorecendo a redução do contágio pelo vírus. Também proporciona novas experiências aos turistas e melhor gerenciamento das empresas, com ingressos online, totens de autoatendimento, aplicativos e visitas virtuais a museus e parques.

As atuais circunstâncias pediram novos protocolos de proteção. O Ministério do Turismo lançou o Selo Turismo Responsável Limpo e Seguro com o objetivo de reforçar a questão da segurança e higiene nas empresas do segmento e mostrar aos clientes que elas se preocupam e visam a segurança sanitária.

O grande foco turístico sempre foram as viagens, e falando nelas, espera-se que nas primeiras do pós-pandemia as pessoas se desloquem para destinos próximos de suas casas, com carro próprio e autonomia para decidir a duração da viagem, que tende ser curta. Mostrando então uma oportunidade para o turismo regional.

Em Curitiba o caminho já vinha sendo promissor. O setor turístico na capital paranaense apresentou crescimento alto nos últimos anos superando a marca de 7 milhões de visitantes em 2018, consolidando a terceira posição de destino para viagens de negócios e eventos entre turistas estrangeiros no Brasil e, por anos consecutivos, um dos dez primeiros destinos no período entre dezembro e fevereiro para o mercado doméstico, como afirma a secretaria de turismo.

Apesar de indicações que o turismo será o setor produtivo que terá recuperação mais lenta no pós-pandemia, os players não se cansam de tentar minimizar os grandes impactos. Suas instituições representativas, empresários e profissionais liberais dialogam incansavelmente para se reinventar, priorizando a segurança sanitária de clientes e colaboradores, bem como a saúde financeira dos seus negócios. Infelizmente não existe receita mágica e rápida para voltar ao normal, mas usando a inovação, criatividade e observando as oportunidades que tal momento atípico proporciona, um novo turismo se apresenta.

Lembre-se: Faça parte da Comunidade Novos Negócios e tenha acesso aos melhores conteúdos!

Afonso Antoniassi 

avatar AFONSO BARBOSA ANTONIASSI
Afonso Barbosa Antoniassi
favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5260 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?