Segundo a OMT - Turismo Sustentável é a atividade que satisfaz as necessidades dos turistas e as necessidades socieconômicas das regiões receptoras, enquanto a integridade cultural, a integridade dos ambientes naturais e a diversidade biológica são mantidas para o futuro. É uma prática que considera seus atuais e futuros impactos e se apoia nos pilares da sustentabilidade ambiental, sociocultural e econômico, abordando as necessidades dos turistas, do meio ambiente e das comunidades locais.
Entende-se por sustentabilidade, a capacidade de uso consciente dos recursos naturais sem comprometer a qualidade de vida e o bem-estar das gerações futuras, de forma a suprir as necessidades da geração atual, garantindo a sobrevivência das futuras gerações.
Seu objetivo principal é encontrar o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental, atendendo simultaneamente as necessidades dos turistas e das comunidades receptoras, protegendo e ampliando as oportunidades para as próximas gerações.
O Turismo Sustentável visa reduzir os efeitos negativos das atividades turísticas. Quando o destino turístico não se preocupa com a sustentabilidade, permite o esgotamento dos recursos naturais, a descaracterização cultural e o desequilíbrio econômico da comunidade local. Por isso, o turismo sustentável é uma importante atividade voltada à redução e/ou eliminação dos possíveis efeitos negativos deste segmento.
Promover a preservação e/ou a regeneração de áreas naturais, o patrimônio sócio-cultural e natural e os aspectos econômicos impactadas pela atividade turística, fortalecem e permitem a manutenção dos ativos dos quais o turismo depende.
Para alcançar a sustentabilidade, é necessário que todas as partes interessadas sejam incluídas e sensibilizadas para promover a participação de forma efetiva, entendendo que os recursos naturais são finitos, exigindo uso e cuidados responsáveis de todos.
Ações simples no dia-a-dia, como não jogar o lixo nas ruas, separar o lixo de acordo com as regras da reciclagem, reutilizar embalagens, evitar o uso do plástico, comprar somente o que é totalmente necessário, otimizar a utilização de água e energia elétrica, fazer a compostagem com os produtos orgânicos para evitar o uso de adubos químicos, preferir meios de transporte menos poluentes, entre outras, fazem a diferença, evitando a poluição do solo, dos rios e matas.
Quais ações você está adotando para o turismo sustentável?