Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Turismo Sustentável - equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental

avatar MARIA ERNI GEICH
Maria Erni Geichfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Turismo Sustentável - equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental
Criado em 14 OUT. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Segundo a OMT - Turismo Sustentável é a atividade que satisfaz as necessidades dos turistas e as necessidades socieconômicas das regiões receptoras, enquanto a integridade cultural, a integridade dos ambientes naturais e a diversidade biológica são mantidas para o futuro. É uma prática que considera seus atuais e futuros impactos e se apoia nos pilares da sustentabilidade ambiental, sociocultural e econômico, abordando as necessidades dos turistas, do meio ambiente e das comunidades locais.


Entende-se por sustentabilidade, a capacidade de uso consciente dos recursos naturais sem comprometer a qualidade de vida e o bem-estar das gerações futuras, de forma a suprir as necessidades da geração atual, garantindo a sobrevivência das futuras gerações.  

 

Seu objetivo principal é encontrar o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental, atendendo simultaneamente as necessidades dos turistas e das comunidades receptoras, protegendo e ampliando as oportunidades para as próximas gerações.  

 

O Turismo Sustentável visa reduzir os efeitos negativos das atividades turísticas. Quando o destino turístico não se preocupa com a sustentabilidade, permite o esgotamento dos recursos naturais, a descaracterização cultural e o desequilíbrio econômico da comunidade local. Por isso, o turismo sustentável é uma importante atividade voltada à redução e/ou eliminação dos  possíveis efeitos negativos deste segmento.


Promover  a preservação e/ou a regeneração de áreas naturais,  o patrimônio sócio-cultural e natural e os aspectos econômicos  impactadas pela atividade turística, fortalecem e permitem a manutenção dos ativos dos quais o turismo  depende.


Para alcançar a sustentabilidade, é necessário que todas as partes interessadas sejam incluídas e sensibilizadas para promover a participação de forma efetiva, entendendo que os recursos naturais são finitos, exigindo uso e cuidados responsáveis de todos.


Ações simples no dia-a-dia, como não jogar o lixo nas ruas, separar o lixo de acordo com as regras da reciclagem, reutilizar embalagens, evitar o uso do plástico, comprar somente o que é totalmente necessário, otimizar a utilização de água e energia elétrica, fazer a compostagem com os produtos orgânicos para evitar o uso de adubos químicos, preferir meios de transporte menos poluentes, entre outras, fazem a diferença, evitando a poluição do solo, dos rios e matas.


Quais ações você está adotando para o turismo sustentável? 

avatar MARIA ERNI GEICH
Maria Erni Geich
Administradora, MBA em Inovao, Gesto de Pessoas e Qualidade e Produtividade. Mestrado em Turismo e Hotelaria. Formao em Dinmica de Grupos, Anlise Transacional e Constelao Sistmica. Consultora e Facilitadora de Aprendizagem.favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1290 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?