Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Turismo Responsável: O Caminho para um Futuro Sustentável

avatar MARIA ERNI GEICH
Maria Erni Geichfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Turismo Responsável: O Caminho para um Futuro Sustentável
Criado em 13 OUT. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Sem dúvida, a atividade turística pode impactar positivamente um território, trazendo benefícios econômicos, como emprego e geração de renda para os destinos turísticos, incentivar ações de empreendedorismo, estimular a preservação da natureza, entre outros benefícios para a comunidade local. Porém, o turismo também pode causar impactos negativos em um território, pois um grande volume de pessoas visitando um destino pode gerar degradação dos recursos naturais, bem como a descaracterização da cultura local e outros problemas. 


Neste contexto, o Turismo Responsável objetiva sensibilizar tanto os munícipes e profissionais da área, quanto os visitantes sobre os impactos da atividade ao meio ambiente, sem afetar a experiência turística no local visitado, respeitando o meio ambiente, a cultura, os usos e costumes dos locais e promovendo o turismo de forma responsável, mais justo e inclusivo.

 

O Turismo Responsável se aplica a qualquer viagem, pois refere-se ao comportamento e olhar consciente sobre a preservação em todos os aspectos dos atrativos turísticos no território. Está mais centrado nas ações dos indivíduos e empresas em relação aos impactos sociais, culturais e ambientais do turismo.

 

O conceito de Turismo Responsável existe para criar lugares melhores para as pessoas morarem e lugares melhores para as pessoas visitarem. E para que ele exista é preciso que empresários da área gastronômica, hoteleira, governantes, comunidades locais e visitantes assumam responsabilidades e tomem medidas para tornar o turismo mais sustentável.

 

A prática do Turismo Responsável é um meio pelo qual se pode alcançar a sustentabilidade de forma holística e sistêmica com o passar do tempo. O Turismo Responsável está diretamente relacionado ao Turismo Sustentável.


Faz-se imprescindível a parceria público-privada para promover de forma efetiva o Turismo Responsável, com a criação de legislação e campanhas de conscientização tanto para os visitantes, quanto para os próprios moradores e incentivar a adoção das boas práticas nas empresas, além de apoiar iniciativas que promovam o turismo com responsabilidade.


Diante do exposto, como está o seu comportamento e comprometimento e de seus colaboradores na promoção de ações responsáveis? 

avatar MARIA ERNI GEICH
Maria Erni Geich
Administradora, MBA em Inovao, Gesto de Pessoas e Qualidade e Produtividade. Mestrado em Turismo e Hotelaria. Formao em Dinmica de Grupos, Anlise Transacional e Constelao Sistmica. Consultora e Facilitadora de Aprendizagem.favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1285 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?