Sem dúvida, a atividade turística pode impactar positivamente um território, trazendo benefícios econômicos, como emprego e geração de renda para os destinos turísticos, incentivar ações de empreendedorismo, estimular a preservação da natureza, entre outros benefícios para a comunidade local. Porém, o turismo também pode causar impactos negativos em um território, pois um grande volume de pessoas visitando um destino pode gerar degradação dos recursos naturais, bem como a descaracterização da cultura local e outros problemas.
Neste contexto, o Turismo Responsável objetiva sensibilizar tanto os munícipes e profissionais da área, quanto os visitantes sobre os impactos da atividade ao meio ambiente, sem afetar a experiência turística no local visitado, respeitando o meio ambiente, a cultura, os usos e costumes dos locais e promovendo o turismo de forma responsável, mais justo e inclusivo.
O Turismo Responsável se aplica a qualquer viagem, pois refere-se ao comportamento e olhar consciente sobre a preservação em todos os aspectos dos atrativos turísticos no território. Está mais centrado nas ações dos indivíduos e empresas em relação aos impactos sociais, culturais e ambientais do turismo.
O conceito de Turismo Responsável existe para criar lugares melhores para as pessoas morarem e lugares melhores para as pessoas visitarem. E para que ele exista é preciso que empresários da área gastronômica, hoteleira, governantes, comunidades locais e visitantes assumam responsabilidades e tomem medidas para tornar o turismo mais sustentável.
A prática do Turismo Responsável é um meio pelo qual se pode alcançar a sustentabilidade de forma holística e sistêmica com o passar do tempo. O Turismo Responsável está diretamente relacionado ao Turismo Sustentável.
Faz-se imprescindível a parceria público-privada para promover de forma efetiva o Turismo Responsável, com a criação de legislação e campanhas de conscientização tanto para os visitantes, quanto para os próprios moradores e incentivar a adoção das boas práticas nas empresas, além de apoiar iniciativas que promovam o turismo com responsabilidade.
Diante do exposto, como está o seu comportamento e comprometimento e de seus colaboradores na promoção de ações responsáveis?