No último final de semana eu tive a alegria de conhecer uma cidade linda no interior de São Paulo, Salesópolis. É uma cidade pequena, com pouco mais de 17.000 habitantes. Fica a cerca de 80km da capital e entre alguns pontos turísticos, está a nascente do Rio Tietê.
Foi um final de semana muito especial e tive a oportunidade de conhecer os principais pontos turísticos da cidade.
E algumas coisas me chamaram a atenção!
Nesse mesmo período, eu estava com uma pesquisa rodando entre gestores e profissionais do mercado da beleza, onde 73,7% dos participantes da pesquisa responderam que tem dificuldade em conquistar novos clientes.
E foi então, que passei a observar melhor os empreendedores daquela cidade e pensar no mercado da beleza atual.
Após muito tempo em pandemia, estamos aos poucos voltando às atividades normais e isso inclui os eventos. E você, o que vai fazer a respeito?
Lá em Salesópolis, toda sexta feira à noite tem uma feirinha na praça central da Cidade. Música ao vivo e várias barracas com várias opções de comida e bebida. A cidade toda se encontra nesse evento. Andando pela feirinha observei várias oportunidades de marketing.
Vamos supor que queremos fazer a divulgação de um Salão de Beleza da cidade, como aproveitar o evento:
1. Uma faixa em algum lugar estratégico falando sobre o Salão;
2. Um anúncio feito pelos músicos durante a apresentação;
3. Distribuição de folhetos para as pessoas que circulavam na feira;
4. Colocação de um profissional escovando cabelo gratuitamente;
5. Um sorteio de algum tratamento.
Viu só como um simples evento pode ser uma ferramenta de divulgação? É claro que para isso você precisa de planejamento, mas não é algo difícil de se fazer e nem requer altos investimentos.
É claro que sim! Por exemplo: quais são os principais pontos turísticos da cidade? Você tem alguma identificação visual nesses pontos ou no caminho para eles?
Fiquei na cidade de Salesópolis de quinta feira até a segunda feira da semana seguinte e precisei fazer as unhas. Não havia nenhuma identificação de onde estavam os Salões de Beleza da cidade. (E olha que tenho radar para Salão de Beleza hein?)
Eu acabei caminhando por todo o centro da cidade para encontrar algum e é claro, que não tinha horário para me atender. Se, quando eu estava fazendo algum passeio, eu tivesse visto alguma identificação (faixa, outdoor, placa) de algum Salão, na hora lembraria que precisava agendar, pegaria o telefone e já agendaria.
Agora que te pergunto:
Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante.
Especialista e Apaixonada pelo mundo da beleza
Professora Universitária na área de Administração de Empresas