Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

E-book Turismo e Acessibilidade em Curitiba

avatar TRICIA SANDER
Tricia Sanderfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
E-book Turismo e Acessibilidade em Curitiba
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 26 JUL. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Segundo o Ministério do Turismo, um Destino Turístico Inteligente é um destino turístico que gerencia seus processos e seu território, de forma inovadora e sustentável, comprometido com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas. Desde 2020 Curitiba começou a implementar a metodologia espanhola de Destino Turístico Inteligente e as melhorias nos serviços, na infraestrutura turística e urbana para melhor atender os turistas e a população com deficiência e mobilidade reduzida, têm sido intensificadas, com foco a torná-la cada vez mais inclusiva e acessível. 


Vários atrativos turísticos da cidade estão passando por reformas para que fiquem acessíveis a todos. 

 

É o caso do Bosque do Alemão, que está em processo de troca da trilha, instalação de rampas e reformas nos banheiros, deixando o local adequado a cadeirantes. O Jardim Botânico, que já tinha algumas iniciativas inclusivas como o Jardim das Sensações, agora conta com banheiros que atendem as exigências legais para a pessoa com deficiência, rampas e calçadas acessíveis, fluxo de veículos e pedestres separados, instalação de mais bancos, piso novo e antiderrapante e o novo acesso à estufa e à Galeria das Quatro Estações para quem não pode usar escadas. 


E-book Turismo e Acessibilidade nos atrativos turísticos de Curitiba

 

Em 2022 foi lançado o e-book Turismo e Acessibilidade nos atrativos turísticos de Curitiba. O guia foi elaborado para facilitar a visita de pessoas com deficiência aos principais pontos turísticos da cidade e destaca o que cada um oferece de acessibilidade, como as características do entorno, a estrutura, a comunicação e a experiência em cada local. E um exemplo, literalmente, palpável desses avanços é o novo projeto lançado em Junho de 2023, o Curta Curitiba na Palma da Mão, que proporciona às pessoas com deficiência visual uma forma inclusiva para conhecer os principais atrativos turísticos de Curitiba, por meio do tato e da audição. 


São miniaturas em 3D dos monumentos cartões-postais da cidade construídas com detalhes em relevo, que podem ser apalpados enquanto os turistas, e moradores da cidade, ouvem por audiodescrição mais informações sobre o local visitado. 


Essas iniciativas envolvem a atuação conjunta do Instituto Municipal de Turismo e o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e são compartilhadas no âmbito do Ecossistema Curitiba Destino Turístico Inteligente, com o intuito de promover a consciência conjunta de todas as frentes atuantes no turismo municipal, e assim garantir que hotéis, restaurantes, atrativos e mobilidade urbana juntos tornem Curitiba cada vez mais inclusiva a todos. 


Para baixar o e-book Turismo e Acessibilidade acesse: https://turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/preview/4KvMPqd9CrWAdvNUNMRFlIPdd2yye2VSCVfNzKU/AaI= 


Para conhecer em detalhes o projeto Curitiba na Palma da Mão, acesse: https://turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/curta-curitiba-na-palma-da-mao/2779

avatar TRICIA SANDER
Tricia Sander
favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1275 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?