Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Turismo de Inovação: Uma Oportunidade para Micro e Pequenas Empresas

avatar IEDA COLAÇO WESTPHAL TACLA
Ieda Colaço Westphal Taclafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Turismo de Inovação: Uma Oportunidade para Micro e Pequenas Empresas
Criado em 12 SET. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Imagine um futuro, não tão distante, onde as viagens não se limitam a visitar monumentos históricos e paisagens naturais, mas também a explorar cidades inteligentes, vivenciar experiências imersivas e conectar-se com soluções inovadoras. Essa é uma tendência de turismo, impulsionada pela crescente demanda dos turistas por experiências únicas e personalizadas.


O turismo de inovação vai além de aplicar tecnologias ao setor turístico. Ele transforma destinos inteiros em verdadeiros laboratórios de criatividade, onde as inovações se tornam atrações turísticas em si mesmas. Ao visitar um destino de inovação, os turistas podem explorar parques tecnológicos, centros de pesquisa, startups e soluções urbanas inovadoras, vivenciando de perto o futuro do turismo.


O turismo de inovação é a prática de organizar e promover as iniciativas inovadoras de um destino como atrações turísticas. Isso inclui desde a criação de roteiros temáticos que exploram o ecossistema de inovação local até a oferta de experiências imersivas que permitem aos visitantes interagir com tecnologias de ponta.


Um exemplo para ilustrar o conceito de Turismo de Inovação é o Inovatour, circuito de Turismo de Inovação de Curitiba, que leva os participantes à diversos locais de fomento à inovação. É uma experiência que busca inspirar a inovação ao mergulhar em ambientes que investem no tema. Em cada visita, surgem novas oportunidades de networking e colaboração com profissionais e empreendedores locais, oferecendo aos visitantes aprendizado prático sobre estratégias de inovação e uso de tecnologias emergentes.


Benefícios do Turismo de Inovação:


  • Para os destinos:
    • Atração de um público mais qualificado e com maior poder aquisitivo.
    • Fortalecimento da imagem como um destino inovador e dinâmico.
    • Desenvolvimento econômico e social.
    • Criação de novas oportunidades de negócios.
  • Para as empresas:
    • Aumento da visibilidade e da competitividade.
    • Novas oportunidades de negócios e parcerias.
    • Fortalecimento da marca.
    • Possibilidade de participar em projetos inovadores.

Curitiba: Um Destino Turístico Inteligente (DTI)


Os Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) são aqueles que utilizam a inovação e a tecnologia para criar um ambiente mais eficiente e sustentável, tanto para moradores quanto para turistas. O turismo de inovação complementa esse conceito, pois atrai visitantes que desejam conhecer como esses destinos aplicam soluções inteligentes.


Pela conexão entre dois ecossistemas: Ecossistema de Destino Turístico Inteligente (DTI) e o Ecossistema de Inovação, Curitiba é um exemplo inspirador de como uma cidade pode se transformar em um destino de inovação. A cidade integra diversos setores — público, privado, acadêmico e sociedade civil — para fomentar o desenvolvimento de soluções que melhoram a vida das pessoas e a experiência dos turistas e fortalecer a economia gerando benefícios diretos para as micro e pequenas empresas.


Turismo de inovação e os Produtos Turísticos de Experiência


O Sebrae oferece as micro e pequenas empresas uma jornada de formatação do Produto Turístico de Experiência. Essa pode ser uma oportunidade para as micro e pequenas empresas organizarem novos ou potencializar seus produtos turísticos de experiência para responder ao turismo de inovação. Passar pela jornada, permite integrar no catálogo de experiências, todas com o objetivo de proporcionar ao turista uma imersão profunda nas particularidades locais.


Para destinos que buscam se consolidar como inteligentes, o catálogo de experiência contribui significativamente para a criação de uma oferta turística diversificada e ampliação do portfólio de experiências, conectando o visitante e atrativos turísticos.


Conclusão


O turismo de inovação representa uma oportunidade única para as micro e pequenas empresas se inserirem em uma nova cadeia de valor. Ao oferecerem experiências inovadoras e personalizadas, as MPEs não apenas agregam valor à oferta turística de um destino, mas também se conectam a um ecossistema mais amplo de empresas, startups e instituições de pesquisa.


Curitiba tanto com o seu ecossistema DTI quanto o de inovação consolidado, demonstra como as MPEs podem se beneficiar ao se conectar a uma cadeia de valor mais ampla. Ao integrar suas ofertas a iniciativas como o Inovatour, as empresas podem alcançar novos mercados e fortalecer suas parcerias.


Em resumo, o turismo de inovação oferece às MPEs a oportunidade de crescer, inovar e construir um futuro mais promissor. Ao se posicionarem como agentes ativos nessa cadeia de valor, as empresas contribuem para o desenvolvimento de destinos mais inteligentes, sustentáveis e atrativos.

 

avatar IEDA COLAÇO WESTPHAL TACLA
Ieda Colaço Westphal Tacla
favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1374 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?