Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Turismo de Experiência - memórias e experiências únicas

avatar CRISTINA MANDAJI VICENTINI
Cristina Mandaji Vicentinifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt4
Turismo de Experiência - memórias e experiências únicas
4 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 05 JAN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O Turismo no geral é uma definição cuja essência tem teor experimental e pode ser definido a partir da ideia do indivíduo que sai da sua localidade e vai vivenciar experiências e sentidos em outros espaços que já são habitados e transformados. 


Com a globalização, o Turismo de Experiência se tornou uma centralidade para a escolha de locais de destinos de turismo. 


Se contrapondo com a ideia de Turismo de Massa, o Turismo de Experiência já está em vigor desde a década de 80 em todo o mundo e no Brasil é uma realidade um pouco mais recente.

 

A ideia de Turismo de Experiência é fazer com que os sentidos e experiências se tornem únicos ao serem vivenciados. 


Produtos e serviços buscam despertar emoções genuínas e um sentido novo para os momentos que permanecerão para sempre nas memórias daqueles que vivenciam. Sebrae, 2015. 


Laços são criados, memórias são marcadas e experiências são vividas em um novo tipo de mercado que entendeu que não bastava apenas proporcionar as experiências, mas também fazer com que elas fossem para sempre lembradas por aqueles que vivenciam. 


Além disso, no Turismo de Experiência, os indivíduos priorizam atividades que envolvem temas como história, cultura, gastronomia etc.

 

A interação real com o espaço, vivenciando a natureza do local, comidas típicas, locais de descanso e turismo, e tudo isso faz com que as experiências façam cada vez mais sentido e atingindo assim a forma mais emocional do consumidor.

.

No Brasil, o Turismo de Experiência chegou de maneira mais incisiva e aplicada a partir de 2006, com o Ministério de Turismo, em parceria com o Sebrae, onde foi desenvolvido o Tour da Experiência


O projeto tinha o objetivo de desenvolver destinos que emocionam a partir da valorização dos empreendimentos que apresentam produtos diferenciados e que estejam alinhados com os conceitos da economia da experiência. Sebrae, 2015.

 

O Brasil tem diversas belezas naturais e locais de turismo que ficam para sempre marcados na memória daqueles que vivenciam a experiência. No Paraná não é diferente. 


Especificamente na cidade de Guarapuava-PR, na região Centro-Sul do estado, na Terra dos Pinheirais existem diversos empreendimentos que apresentam produtos no ideal de Turismo de Experiência.

 

Desde um período de descanso no Hope Valley Adventure e no Aka Lodge, até um período de relaxamento no Recanto Santa Teresa, ou até experimentar os sabores da cultura Suábia visitando a Cervejaria Donau Bier, Brot & Café e Tio Chico Restaurante. 


E ainda falando sobre Gastronomia, a cozinha afetiva  e os sabores guarapuavanos na Irmandade Cervejaria,Terroah Gastronomia, Pizza Rock e no caminho de São Francisco no Favel Mercearia e na A Casa Amarela, entre outros.  


E caso consiga se planejar para uma data específica, Guarapuava-PR te espera no Donau Karneval produzido pela Colônia Entre Rios! São todas experiências marcantes e únicas.

 

Para saber mais detalhes dos empreendimentos e suas experiências na cidade de Guarapuava-PR, confira o Guia do resultado da Jornada de Formatação de Produtos Turísticos de Experiência desenvolvido pelo Sebrae-PR com empresários do Turismo e em parceria com a Secretaria de Turismo e Eventos em 2022. 


Acesse o anexo e apaixone-se!

avatar CRISTINA MANDAJI VICENTINI
Cristina Mandaji Vicentini
favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1290 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?