O Turismo de Eventos surge como uma oportunidade estratégica capaz de movimentar outros segmentos turísticos, se mostrando como uma ferramenta eficaz para manter um fluxo constante de visitantes ao longo de todo o ano no destino.
A participação ativa dos turistas em eventos gera uma interconexão benéfica entre diferentes segmentos, proporcionando aos visitantes uma experiência holística. Assim, ao participarem de eventos, os turistas têm a oportunidade de explorar outros atrativos, serviços e equipamentos no destino durante sua estadia.
Pode-se observar, por exemplo, que a participação em eventos culturais proporciona aos visitantes a busca pelo segmento de Turismo Histórico-Cultural, incentivando a exploração de monumentos, museus e locais históricos. Da mesma forma, os turistas envolvidos em eventos esportivos podem aproveitar as belezas naturais da região, participando de atividades ao ar livre e experimentando a riqueza do Turismo de Aventura.
Esta abordagem estratégica diversifica a oferta turística no destino e cria um ciclo virtuoso, que atrai visitantes ao longo de todo o ano.
Manter um calendário diversificado de eventos no destino, englobando iniciativas de diversas instituições, culmina com a presença contínua de turistas com diversas motivações, mantendo, assim, a economia local dinâmica e em movimento. No entanto, para consolidar a posição da cidade como um pólo turístico inovador e atrativo, é necessário um investimento contínuo na promoção e diversificação no calendário de eventos.
Ao apresentar uma variedade de eventos ao longo do ano, o destino se consolida como um local de interesse constante para turistas, reforçando sua atratividade e competitividade no cenário turístico global, fazendo com que a inter-relação entre o Turismo de Eventos e outros segmentos fortaleça a economia local e enriqueça a experiência dos visitantes, estabelecendo a cidade como um destino turístico completo e inovador.