Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Turismo Responsável: A Tendência que Molda o Futuro do Setor

avatar NICOLAS NERING
Nicolas Neringfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Turismo Responsável: A Tendência que Molda o Futuro do Setor
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 26 JUL. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase


Observar as tendências de mercado é uma excelente estratégia para modelar seu negócio. Elas podem auxiliar no direcionamento da gestão, e até mesmo na reestruturação de algum produto que já existe. Anualmente diversos boletins informativos sobre as tendências vigentes são publicados, apresentando qual a previsão do comportamento do mercado para aquele período.


Claro, nem todas as tendências se aplicam a todos os tipos de negócios, mas ainda assim é interessante compreender essas perspectivas. Nesta perspectiva, gostaria de apresentar uma tendência que está presente em dois estudos diferentes:


Viagem com propósito  


Essa tendência está presente no guia Tendências de Mercado no Turismo,  do Ministério do Turismo (https://issuu.com/rimtbrasil/docs/revista_tend_ncias_do_turismo_2023) e no Boletim de Inteligência Turística Tendências chaves para o turismo Pós-Vacina, do Sebrae/PR (https://bit.ly/3pWqo3X). 


O consumidor atual, que passou por um bom periodo de isolamento ocasionado pela pandemia, busca locais onde possam ter vivências e experiências mais suaves, que não geram tanto impacto local em diversos prismas.


Além disso, os indivíduos estão tendo cada vez mais contato com os conceitos do ESG (Environmental, Social and Governance - Ambiental, Social e Governança) em seus locais de trabalho, uma vez que as grandes e pequenas empresas estão com uma preocupação maior com o impactos que geram para a sociedade. Assim, a busca pela aplicabilidade destes conceitos na vida cotidiana está aumentando, inclusive para o turismo.


A responsabilidade no turismo local e a contribuição positiva para o destino e suas comunidades estão se transformando em motivadores na escolha da viagem. Cada vez mais os turistas querem ter a sensação que estão gerando impactos positivos na comunidade receptora, contribuindo para promover a qualidade de vida através do turismo.


Assim, a busca por destinos turísticos que pratique o Turismo Responsável (TR) está aumentando. Esse conceito tem uma relação direta com o Turismo Sustentável, porém tem uma perspectiva que valoriza ainda mais o impacto local. Os destinos que buscam um turismo mais responsável são aqueles que procuram gerar menos impactos ambientais em seu território, que valorizam a cultura local e que potencializam o consumo da produção local na gastronomia e nos demais segmentos da economia, assim gerando uma cadeia de produção e consumo mais próximas do destino.


Nesta perspectiva, se você está planejando um novo produto, um novo negócio, ou ainda, precisa remodelar algo que já existe, compreender essa e outras tendências pode ser uma estratégia para esse momento de transição.


avatar NICOLAS NERING
Nicolas Nering
favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1267 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?