O município de Vitorino começou a receber os primeiros habitantes entre os anos de 1920 e 1925, sendo pessoas que aqui estabeleceram se para fazerem o entreposto do caminho das tropas de Barracão à Clevelândia, estrada está onde eram transportadas as mercadorias através de frotas de Burros com cargueiros.
Em 1964 foi criado o Ginásio Estadual de Vitorino e no ano de 1967 foi criado o Colégio Estadual Comercial Cristo Rei e que iniciou seu funcionamento no dia 1° de março de 1968, com 22 alunos em sua primeira matricula.
Dados estatísticos mais atuais: População Censo 2010: 6.513 habitantes. População estimada 2015: 6.828 habitantes. Área do município: 308,218 km².
A atuação do agente é fundamental para articular ações públicas que promovam o desenvolvimento local e territorial. Auxilia o processo de implementação e continuidade dos programas e projetos contidos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.
Em nosso município temos 1.124 CNPJs ativos, desses 1.042 são considerados Micro e pequenas empresas, e desses 630 são MEIs.
Precisamos implementar políticas públicas que possam transformar a realidade dessas empresas e da comunidade como um todo. Visando melhorar o ambiente de negócios e estimular o empreendedorismo, o associativismo.
O agente de desenvolvimento precisa ser a ponte entre o poder público municipal e as lideranças do setor privado local.
Dito isso, é possível observar a grande responsabilidade do agente de desenvolvimento o qual tem a incumbência de promover vínculos com as representações, sejam elas públicas ou privadas, que ajudem na geração de emprego e renda por meio das potencialidades locais.
Grata pela oportunidade e parceria com as lideranças locais: Prefeito, Secretários, Sebrae, ACEVI e demais lideranças públicas e privadas.