A produção de Cervejas Artesanais é um mercado em expansão e que vem ganhando mais consumidores e adeptos a esse produto, além disso tem-se tornado um hobby ou ainda um estilo de vida para muitas pessoas.
Existem diversas formas de atuar no ramo cervejeiro, como exemplos:
- Cervejarias Artesanais;
- Cervejarias Ciganas (produção terceirizada);
- Brewpubs (produção e comercialização no mesmo espaço físico) e;
- Distribuidoras de chopp, que são atingidas pela carga tributária deste meio.
Falando em tributação, está aí talvez o grande vilão desse mercado, onde a carga tributária é exorbitante e qualquer erro no planejamento ou formação do preço de venda, pode deixar seu produto fora do mercado. Essa é uma pergunta interessante e depende muito de como você vai atuar.
Em geral os empresários são orientados a sempre iniciar pelo regime do Simples Nacional, pela simplicidade no controle dos impostos (centralização dos impostos em uma única guia) e também por possuir uma baixa carga tributária inicial.
Porém existem outros fatores que podem nos direcionar qual melhor regime, dentre eles margem de lucro, insumos para produção, despesas etc.
Importante ressaltar a necessidade do mapeamento completo de todos custos e despesas para uma melhor tomada de decisão.
Outro fator a ser analisado seria qual a atividade propriamente exercida:
Produção própria?
Cervejaria cigana?
Brewpub?
Cada um desses tipos de negócios, possuem suas particularidades e consequentemente a tributação sofre variações em cada desses modelos. Sem mencionar a substituição tributária, MVA, pautas de ICMS por Estados, alíquotas de ICMS, etc.
Mas enfim, se você está inserido no mercado cervejeiro e quer saber como otimizar a sua situação fiscal para fugir das multas e das horas de dor de cabeça, então quero te convidar para participar do nosso 2º Webinar da série Cervejaria do Futuro: TRIBUTAÇÃO CERVEJEIRA, dia 24 de março (quarta-feira), às 20h00, totalmente online e gratuito.
Nós da ArBrain, em parceria com a Fênix Consultoria, vamos bater um papo com vocês sobre esses assuntos.
Não deixe de participar e garanta sua inscrição pelo link: