Algumas das maiores empresas do mundo começaram como startups, com pouquíssimo dinheiro e muitos riscos. Em meio a vários desafios, elas se adaptaram e cresceram muito! Por meio de inovação e dedicação, conquistaram seu lugar no mercado.
Confira a história de três startups de grande sucesso e saiba como aplicar a estratégia de crescimento delas no seu negócio.
Netflix
Lançada em 1997 com o conceito de alugar DVDs por e-mail, o que parecia insano!
Por que esperar quando você poderia simplesmente ir à locadora mais próxima e alugar o filme? Hoje, a empresa vale bilhões e se tornou referência no mundo inteiro por revolucionar a forma como as pessoas assistem televisão.
A primeira etapa da Netflix ensina valiosas lições sobre logística para um novo empreendedor. Jim Cook, um dos fundadores da startup, conta que passou dias em uma agência do US Post Office (os Correios dos Estados Unidos) analisando e questionando seu funcionamento para entender o sistema e encontrar uma maneira de otimizar a entrega dos DVDs.
Além disso, ao analisar o sucesso da Netflix, vale ressaltar a sua habilidade de adaptação. Quando a banda larga se popularizou e as TVs começaram a se conectar à internet, a empresa não hesitou em mudar radicalmente a sua forma de distribuir conteúdo, passando da mídia física para a online.
O maior site da web surgiu a partir de uma ideia que não soava muito inovadora: um sistema de busca, quando já existiam vários na internet.
A sua singularidade está no fato de que mais que um simples sistema de busca, o Google procurou modificar a forma como as pessoas navegam na internet, por isso foi um sucesso.
Isso nos ensina que é possível inovar até o que já existe, uma ideia pode ser destrinchada a ponto de se tornar revolucionária.
PayPal
Em sua origem, a empresa pretendia fornecer uma espécie de carteira digital para dispositivos portáteis.
No entanto, não demorou para que os consumidores começassem a usar o serviço para transferir dinheiro em negociações do eBay. Não era a ideia inicial dos fundadores, mas eles souberam se adaptar aos sinais do cliente.
Hoje, o PayPal é a maior empresa de transferência de dinheiro na internet, mesmo não sendo um banco e não possuindo uma grande instituição financeira em sua retaguarda no início.
O grande ensinamento que a história do PayPal nos transmite é: não se prenda a sua ideia inicial. Uma startup deve ter um modelo de negócios dinâmico e o empreendedor deve estar extremamente atento aos sinais dos seus consumidores. Mudanças bruscas de direção devem ser muito bem recebidas.
Sabemos que estas empresas já são líderes em suas áreas de atuação e não são mais consideradas startups. Mesmo que tornar sua startup uma gigante não seja seu objetivo, as dicas são válidas para que você aprenda, se destaque e cresça.
Inovar, melhorar o que já existe e se adaptar são formas de alavancar qualquer negócio!