Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

Transição de carreira no empreendedorismo

avatar IRENE LOPES DO NASCIMENTO
Irene Lopes Do Nascimentofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt3
Transição de carreira no empreendedorismo
3 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 07 MAR. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Transição de carreira – sob um olhar empreendedor e pela perspectiva de decisão em mudar o rumo da sua própria história.


Iniciar uma transição de carreira pode ter muitas motivações, uma delas é a decisão de ter seu próprio negócio para ter a sua própria renda.


Você consegue desenvolver todo o seu planejamento, que envolve refletir sobre o envolvimento do trabalho que lhe sustenta financeiramenteDepois começa a sua pesquisa de mercado, estratégias para entrar em cada lugar que você acredita que é para você, direcionamento, parcerias profissionais, conhecer a fundo as possíveis mazelas que serão inevitáveis na nova carreira escolhida.


Não se pode sair sem rumo ou sem direção, é preciso ter um capital e uma organização financeira que sirva de “colchão”, pois necessidades que irão aparecer, isso faz parte da vida.


Paciência e perseverança, são as principais virtudes a serem desenvolvidas para vida, e, para uma carreira, estas são lapidadas com o tempo, conhecimento e prática, já as consequências serão uma vida que faça sentido para você.


Todos os erros carregam os acertos por trás, e isso lhe fortalece, pois não se pode navegar em um mar sem ondas, as ondas dão o contraste e mostram os acertos para nossa travessia.


Buscar o novo é reconhecer que todas as experiências anteriores servirão para levar você àquele momento. 


Por isso, a palavra transição, como o nome diz, é sair de uma situação para uma nova etapa, para novas experiências, novas possibilidades.


Começar algo novo do zero, não precisa necessariamente ser porquê você está infeliz, mas sim pela sua própria construção, pela sua própria carreira, pela sua própria história e pelo seu amadurecimento.


Eu sempre fui feliz e grata pela minha história e cada momento, gosto da minha profissão (professora de contabilidade) e o meu processo de transição de carreira teve 3 anos de amadurecimento, é por isso que digo, precisa ser tudo muito pensado, sem colocar emoções à frente.


Um dia que você passa em um lugar que não é para você é um dia a menos vivendo a vida que você merece viver!


Minha transição de carreira começou do zero, mas com a minha decisão eu já tinha o primeiro passo.


Depois disso, passei a consumir tudo que pudesse me fazer compreender melhor minha nova realidade, assisti muitos vídeos sobre o tema, anotei tudo que pudesse me ajudar, pesquisei fornecedores, equipamentos, como fazer, quanto gastar e sobre público alvo.


As parcerias de negócios são extremamente importantes para quem está começando, ouvir experiências e compartilhar novas possibilidades foi o maior investimento que eu pude fazer quando não tinha dinheiro para investir.


Toda transição, seja qual for, gera pânico, dúvida e medo. Por isso, decida o que você vai fazer e não olhe para trás, a confiança vem por estar seguindo sua própria vontade a partir da sua própria iniciativa.


Estudar e compreender os seus caminhos e para onde você está indo, traz segurança emocional, quanto mais você aprende mais tranquilidade o conhecimento lhe traz.


Eu não estou dizendo que vai ser completamente fácil fazer sua transição de carreira, a sua mente tem muita facilidade em boicotar suas ações, como meu professor de treino diz “sem esforço, sem sucesso”, mas o resultado sempre vale a pena, isso eu garanto!


Nós somos seres de expansão, é a nossa natureza, por isso é importante sair da sua zona de conforto, ter a “inquietude” do bem para sempre buscar seus sonhos e estar sempre alinhada ao seu propósito de vida.


Permanecer na zona de conforto faz com que fiquemos engessadas, conosco, com a vida e com os outros, quebrando seus padrões surgem novas conexões, ideias, formas de pensar, de viver, pessoas conectadas com esse propósito, surge a criatividade e inovação na carreira.


Todo processo de transição de carreira é constante, podem surgir sentimentos de medo e algumas inseguranças, porém, sempre paro, respiro e penso em quanta coisa o Senhor me ajudou, por isso não confio em mim, mas minha fé está em Deus.



“Os planos do Senhor são infinitamente melhores e maiores que os meus” (Isaías 55:8-9)

avatar IRENE LOPES DO NASCIMENTO
Irene Lopes Do Nascimento
Empresária ¿ Temática Personalizados, Diretora administrativa. Contadora e Professora de contabilidade, Empreteca/Sebrae, MBA Gestão de Pessoas. Formação academica Ciencias Contabeis (Fae) e Fomação pedagogica de docente ( Cefet) e Durante 20 anos trabalhando na área Contábil e Recursos Humanos. Dois anos seguidos entre as 10 mulheres, PRÊMIO EMPREENDEDORA de Curitiba. Mãe e vó, Trilheira e corredora de rua. Paixão: Ensinar, estar professora e contribuir com experiências.favorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1772 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!