Iniciar uma transição de carreira pode ter muitas motivações, uma delas é a decisão de ter seu próprio negócio para ter a sua própria renda.
Você consegue desenvolver todo o seu planejamento, que envolve refletir sobre o envolvimento do trabalho que lhe sustenta financeiramente. Depois começa a sua pesquisa de mercado, estratégias para entrar em cada lugar que você acredita que é para você, direcionamento, parcerias profissionais, conhecer a fundo as possíveis mazelas que serão inevitáveis na nova carreira escolhida.
Paciência e perseverança, são as principais virtudes a serem desenvolvidas para vida, e, para uma carreira, estas são lapidadas com o tempo, conhecimento e prática, já as consequências serão uma vida que faça sentido para você.
Todos os erros carregam os acertos por trás, e isso lhe fortalece, pois não se pode navegar em um mar sem ondas, as ondas dão o contraste e mostram os acertos para nossa travessia.
Por isso, a palavra transição, como o nome diz, é sair de uma situação para uma nova etapa, para novas experiências, novas possibilidades.
Começar algo novo do zero, não precisa necessariamente ser porquê você está infeliz, mas sim pela sua própria construção, pela sua própria carreira, pela sua própria história e pelo seu amadurecimento.
Eu sempre fui feliz e grata pela minha história e cada momento, gosto da minha profissão (professora de contabilidade) e o meu processo de transição de carreira teve 3 anos de amadurecimento, é por isso que digo, precisa ser tudo muito pensado, sem colocar emoções à frente.
Minha transição de carreira começou do zero, mas com a minha decisão eu já tinha o primeiro passo.
Depois disso, passei a consumir tudo que pudesse me fazer compreender melhor minha nova realidade, assisti muitos vídeos sobre o tema, anotei tudo que pudesse me ajudar, pesquisei fornecedores, equipamentos, como fazer, quanto gastar e sobre público alvo.
As parcerias de negócios são extremamente importantes para quem está começando, ouvir experiências e compartilhar novas possibilidades foi o maior investimento que eu pude fazer quando não tinha dinheiro para investir.
Toda transição, seja qual for, gera pânico, dúvida e medo. Por isso, decida o que você vai fazer e não olhe para trás, a confiança vem por estar seguindo sua própria vontade a partir da sua própria iniciativa.
Eu não estou dizendo que vai ser completamente fácil fazer sua transição de carreira, a sua mente tem muita facilidade em boicotar suas ações, como meu professor de treino diz “sem esforço, sem sucesso”, mas o resultado sempre vale a pena, isso eu garanto!
Permanecer na zona de conforto faz com que fiquemos engessadas, conosco, com a vida e com os outros, quebrando seus padrões surgem novas conexões, ideias, formas de pensar, de viver, pessoas conectadas com esse propósito, surge a criatividade e inovação na carreira.
Todo processo de transição de carreira é constante, podem surgir sentimentos de medo e algumas inseguranças, porém, sempre paro, respiro e penso em quanta coisa o Senhor me ajudou, por isso não confio em mim, mas minha fé está em Deus.
“Os planos do Senhor são infinitamente melhores e maiores que os meus” (Isaías 55:8-9)