Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDesafios da Educaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Transferência de conhecimento no processo ensino aprendizagem

avatar THIAGO GOMES MARIA
Thiago Gomes Mariafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Transferência de conhecimento no processo ensino aprendizagem
Criado em 14 JUL. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

William Glasser (1925-2013) psiquiatra americano, desenvolveu a teoria da escolha voltado para a educação. Nessa teoria o EDUCADOR é considerado um guia para o aluno e não um chefe.


O método tradicional aplicado por uma parte considerável dos educadores é a memorização, sendo ineficiente a longo prazo, uma vez que muitos alunos memorizam com o objetivo de ser aprovado em uma avaliação e posteriormente simplesmente esquecem.


A grande sugestão feita pelo autor é permitir o aprendizado por meio da prática. Tal ação propícia ao educando um APRENDIZADO EFETIVO; para compreender melhor o estudo do Glasser, observe a pirâmide do saber.


 

Mesmo aplicando atividades que permitam o educando uma alta taxa de absorção, cabe o educador utilizar outras metodologias em conjunto com a atividade prática, aumentando assim a taxa de sucesso nesse processo de ENSINO APRENDIZAGEM, ou seja, além de dispor de uma atividade prática, é indicado permitir ao final, um momento de reflexão sobre as suas ações e resultados. 


Para isso indicamos a metodologia CAV (Ciclo de Aprendizagem Vivencial), um modelo proposto por David Kolb (teórico educacional), a metodologia possibilita ao participante um aprendizado após a vivência em uma atividade. 


A atividade prática permite ao participante trabalhar os 2 hemisféricos celebrais sincronizada e equilibrada, e o CAV, permite o momento de reflexões que o auxiliarão a auto análise e auto desenvolvimento comportamental, essa metodologia passa por 5 fase que são:










 

 

avatar THIAGO GOMES MARIA
Thiago Gomes Maria
Possui graduação em Administração de empresas e Ciências contábeis, com 3 especialização: Gestão contemporânea de pessoas; Gestão da Qualidade e processos e Gestão de projetos, e 2 formações livres Profissional & Self coach e Perícia judicial; Atua como consultor, professor e palestrante desde 2008, nesses 15 anos de atuação, atendeu mais de 700 empresas em diferentes segmentos e estruturou mais de 30 franquias. Com mais de 10 mil horas de atuação em consultoria e 5600 horas em treinamento gerou o reconhecimento de profissional com elevada competência de gestão sistêmica e visão estratégica, sendo fundamental para alcançar excelentes resultados. favorite_outline Seguir Perfil
capa Desafios da Educação
Desafios da Educação
people 2005 participantes
Um grupo para falar sobre os desafios da educação com professores, levando informações, conhecimento e, principalmente, um lugar para dar voz a todos.. Aqui vocês podem escrever sobre assuntos que achem pertinente, assuntos que estejam latentes no seu dia a dia, ainda, um lugar para você compartilhar as suas experiências e nos alegrar com suas histórias. Essa comunidade é feita para VOCÊ.
fixo
Em alta
Tudo culpa da estagiária!
24 ago. 2021Tudo culpa da estagiária!
Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
02 mai. 2023Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?