Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

O Novo Mercado de Casas Modulares

avatar GUILHERME MARQUES FERRI
Guilherme Marques Ferrifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
O Novo Mercado de Casas Modulares
Criado em 07 JUN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A ENGENHARIA DO FUTURO E SEUS DESFECHOS


As moradias em um mundo com uma população cada vez mais expansiva, tendo chegado aos 7 bilhões de habitantes em 2022, nos faz refletir sobre novas formas de moradias, principalmente, nas grandes metrópoles com seus espaços tão escassos, e, caros.

 

Solteiros, Recém-casados, e, mesmo famílias inteiras sofrem para ter seu lar. Mas e se a indústria da construção modular fosse fortalecida como uma opção de oportunidade mútua no setor da indústria civil?

 

No mundo do novo normal, com novas concepções e a ascenção do conceito sustentável, moradias modulares sustentáveis, - e  inteligentes -, parecem ter sido a solução em alguns locais do mundo, como comenta Dêgelo (2021) na revista Casa & Jardim do Grupo Globo:'' A construção civil gera 70% de todos os resíduos sólidos urbanos. Diante da urgência em se adotar soluções sustentáveis, a obra feita com módulos pré-fabricados é uma alternativa ecológica porque reduz a quase zero o desperdício de materiais. 


Esse já é um bom motivo para escolher uma casa modular, que chega pronta para ser montada no terreno. Mas há outras vantagens: rapidez e menor custo da obra. Para atender melhor às expectativas dos clientes, há dois anos aconteceu um boom de arquitetos interessados em investir em projetos de moradia com pré-fabricados no país''.


Além do preço de fabricação, o tempo e recurso é outro atrativo. Segundo o site Ciclo Vivo, casas modulares podem ser montadas em 15 dias. Pelo menos segundo o site, a StartUP Norte-Americana Node, tem conseguido.

 

Os materiais utilizados são diversos, sendo, o principal a madeira laminada, muitas vezes, oriunda de resíduos sólidos que foram reciclados. É um negócio de impacto social. Muitas empresas que estão no ramo, tem utilizado também da arte e criatividade para geração impacto social positivo. Através de parcerias offshore com fornecedores de painés solares, muitas dessas casas são autogeridas cem por cento. A água, pode ser reutilizada através de sistemas de armazenamento de águas de chuva, o que, diminuiu, e, muito o custo do consumidor. 


Segundo o Site Diário Econômico (2023): ''Além de serem pré-moldadas e desmontáveis, as casas NODE apresentam designs modernos e elegantes e são concebidas para serem neutras (ou mesmo negativas) em carbono durante a sua construção. 


A empresa faz o isolamento térmico e acústico das habitações utilizando apenas materiais não tóxicos. Utilizam, por exemplo, calças de ganga recicladas em vez de fibra de vidro para o isolamento de paredes e areia e vidro reciclado para o isolamento no tecto. Ao fazê-lo, são capazes de reduzir drasticamente as emissões de carbono das suas casas.


As suas plantas flexíveis oferecem adições ecológicas, tais como painéis solares, sanitários de compostagem e armazenamento e recolha de águas pluviais. Penso que sempre se partiu do princípio de que se pode construir de forma realmente económica ou realmente sustentável, mas não se pode fazer ambas as coisas. 


O nosso argumento é que é possível ter casas bem concebidas, bonitas, sustentáveis e acessíveis a todos, disse Bunnell ao website Freething.


A opção mais acessível da empresa é uma pequena casa com cerca de 27 metros quadrados, que vem equipada com uma cozinha e casa de banho, e custa 90 mil dólares americanos. A NODE está também a desenvolver um modelo de casa semi-destacada de três andares para investidores imobiliários.'' 


É algo inovador, e, sem dúvidas uma nova forma de lucratividade através do impacto social positivo na comunidade. Podemos dizer que não se esgota a temática de mercado em apenas a construção, mas também, pode-se estender aos alugués e até a criação de imobiliárias próprias para este tipo de residência. E quem sabe, uma parceria com o AIRBNB?


E VOCÊ, SE ARRISCARIA EMPREENDER NESTE RAMO INOVADOR ? 


Casa modular: um guia completo sobre o modelo de moradia sustentável - Casa  e Jardim | Um Só Planeta

Fonte: Revista Casa & Jardim (2021)




REFERÊNCIAS:


https://www.diarioeconomico.co.mz/2023/01/08/trends/sustentabilidade/conheca-a-node-casa-modular-sustentavel-que-pode-ser-montada-em-apenas-15-dias/


https://casacor.abril.com.br/sustentabilidade/futuro-construcao-modular-tendencias-tema-evento-sp/


https://revistacasaejardim.globo.com/Um-So-Planeta/noticia/2021/12/casa-modular-um-guia-completo-sobre-o-modelo-de-moradia-sustentavel.html


https://ciclovivo.com.br/arq-urb/arquitetura/casa-modular-sustentavel-pode-ser-montada-em-apenas-15-dias/


https://casacor.abril.com.br/sustentabilidade/trailer-sustentavel-telhado-verde-energia-solar-agua-chuva/


avatar GUILHERME MARQUES FERRI
Guilherme Marques Ferri
Graduado em Administração Pública pela FGV EBAPE como bolsista, na condição de egresso da instituição, procuro integrar-me com pesssoas que pensam fora da caixa e acho muito salutar isso tudo. Sou intraempreendedor - visto que estou seguindo para carreira pública no âmbito federal -, todavia, tenho como hobbie a área de inovação, economia circular e outros.favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5327 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?