A Inteligência Competitiva atua no monitoramento de diversos temas de alta relevância para um determinado público alvo. Ela proporciona a visualização de oportunidades. Por meio de informações assertivas, torna-se possível identificar tendências, desafios e necessidades desse público alvo em específico.
No caso da Inteligência Competitiva do Sebrae/PR, buscamos levar conteúdos para os nossos clientes Empreendedores e Empresários de Micro e Pequenas Empresas, de modo a contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva a respeito dos mais diversos temas do cenário empreendedor e empresarial.
Neste Alerta de Inteligência SEBRAE, abordamos o tema:
Trabalho depois dos 60 - Geração prateada
Nunca tantos brasileiros com mais de 60 anos atuaram no mercado de trabalho, no segundo trimestre deste ano, eram 8.042 milhões de pessoas desta faixa etária ocupadas (PNAD/IBGE), um contingente equivalente a toda a população do estado do Pará. Quando esse tipo de levantamento começou a ser realizado, no primeiro trimestre de 2012, o número de brasileiros trabalhando nessa faixa etária era de 4.934 milhões, ou seja, quase metade do que é hoje.
O aumento da ocupação entre pessoas com mais de 60 anos é um movimento que não deve parar. O Brasil vive uma transição demográfica acelerada, com a população envelhecendo mais rápido do que o esperado, o que reforça a expectativa de que a manutenção dos trabalhadores com mais de 60 anos no mercado de trabalho deve ganhar força ao longo dos próximos anos.
À medida que a população envelhece, as empresas que valorizam a diversidade etária sairão na frente, mas é preciso reconhecer que o mercado de trabalho brasileiro ainda está em um estágio inicial no que tange a esse tema.
Entre as empresas, existe uma vontade de mudança, o que falta é uma clareza sobre como iniciar esse processo, a preocupação com a diversidade geracional inclui tanto o público sênior quanto a geração Z, o maior desafio deve ser como fazer as diferentes gerações colaborarem para agregar valor para o negócio.
Por que é relevante?
O estado do Paraná bateu um recorde de ocupação de pessoas empregadas nesta faixa etária, com mais de 400 mil trabalhadores no segundo trimestre de 2023 (abril a junho), segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número é o maior da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012. O recorde anterior de ocupação nesta faixa etária no Estado tinha sido registrado no segundo trimestre de 2022, com 389 mil pessoas com 60 anos ou mais empregadas. Com a sexta maior população 60+ do país, representando 15% da população estadual, os dados evidenciam a significativa representatividade, e potencial, dessa faixa etária na economia local. Esse cenário impacta diretamente os pequenos negócios. Ações voltadas para esse público podem gerar grandes ganhos em diferentes mercados como produtos funcionais, varejo de bens de consumo e prestadores de serviços.
Direcionamento para o seu negócio:
Conte com o Sebrae/PR nesta jornada!!!
Para você ter uma experiência completa, sugerimos que faça o download do arquivo em anexo para ter acesso aos links e fontes utilizadas no desenvolvimento deste Alerta de Inteligência.