O topo e fundo de funil são as estratégias de marketing para criação de conteúdos. Também conhecido como ToFu e BoFu, esses termos são utilizados para indicar os estágios do funil de vendas.
No processo de desenvolvimento de e-commerce, e até na criação de sites, é o funil de vendas que vai auxiliar nas vendas de seu negócio. Então, se você quiser uma boa estratégia, é fundamental compreender sobre o topo e fundo do funil.
O topo e fundo de funil são estratégias utilizadas para a criação de conteúdos. Conhecidos como ToFu e BoFu, ambos os termos são essenciais para a atração, nutrição e transformação dos usuários em clientes.
Essa estratégia é conhecida como funil de vendas, e é ele quem oferece todo o suporte necessário para a jornada de compras de uma empresa. Então, se você quiser uma boa estratégia de Inbound Marketing, é essencial conhecer sobre o topo e fundo de funil.
Vale ressaltar que todas as etapas devem seguir uma estruturação, desde o topo e fundo de funil. Basicamente, o topo do funil é a fase da atração, que também será composta pelo meio e fundo.
Essa também é a fase da conscientização, quando o público já identificou que tem um problema. Entretanto, esse também é o momento em que eles não sabem como resolver esse problema, ou seja, não está pronto para realizar uma transação.
Então, se você quiser atrair e converter novos clientes, é fundamental criar uma estratégia baseada no topo e fundo de funil. Se você não tem ideia de onde começar, lembre-se de verificar mais informações relacionadas a esses termos.
Primeiramente, o topo do funil é o momento em que os usuários não conhecem as soluções para o seu problema. Além disso, normalmente eles não sabem que tem um problema para resolver.
Por esse motivo, os conteúdos criados para o topo do final devem ser didáticos e simples. Ou seja, eles devem ter poucas barreiras. É possível explorar os problemas da persona que a sua empresa pode resolver, citando as possíveis soluções.
Então, por esse motivo, é comum que o topo do funil seja a etapa com um maior número de cliques, mas com poucas conversões. Os conteúdos mais utilizados nesse momento são os posts em blogs, além de posts em redes sociais ou criação de podcasts.
É muito importante que os seus conteúdos, durante essa etapa, eduquem. Se você é dono de uma academia, por exemplo, é possível criar uma série de conteúdos citando os principais exercícios para emagrecer ou se tornar mais proativo.
Lembre-se que existem várias coisas que a sua persona pode não saber. Nesse caso, algumas pessoas nem imaginam que o sedentarismo leva à indisposição. Então, com o auxílio de seus conteúdos, ela descobre isso e busca por soluções.
De maneira geral, quando os leads são estão qualificados, e já demonstram interesse em seus conteúdos, é o momento de criar o fundo do funil. Ou seja, seus conteúdos devem levar mais informações e argumentos do motivo para o lead tomar uma decisão.
Nesse momento, eles já sabem que tem um problema que precisam resolver, além de conhecer as possíveis soluções, e precisam tomar a decisão de investir nos produtos ou serviços de seu negócio, não dos concorrentes.
Por esse motivo, os conteúdos de fundo de funil tem poucos acessos, ou seja, um volume bem menor que os anteriores. Nesse momento, é necessário contar com a ajuda de seu time de vendas para realizar a conversão do lead em um cliente.
De maneira geral, os principais conteúdos deste momento são os estudos de caso, assim como testes gratuitos, possíveis promoções e também uma tabela com os preços de sua empresa.
É importante que você foque na criação de seus conteúdos, assim como na nutrição dos leads, guiando os usuários desde o topo e fundo de funil. Vale ressaltar que o seu funil de vendas nunca será linear, ou seja, uma pessoa do meio pode voltar ao topo para visualizar os conteúdos.
Agora que você sabe mais informações sobre o topo e fundo de funil, é importante compreender maneiras para gerar leads qualificados. Ou seja, maneiras para tornar os usuários em novos clientes para sua empresa.
Lembre-se que, nesse momento, é necessário contar com o auxílio das principais ferramentas de topo e fundo de funil. Portanto, veja as ferramentas que podem gerar um maior número de conversões em seu negócio: