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Um dos mais importantes papéis do líder é a tomada de decisões. Seja ele o único dono da organização ou possuindo outros sócios, é uma tarefa de grande responsabilidade, ainda mais, quando o cenário é muito oscilante e até mesmo obscuro.
Quando o líder tem um planejamento de curto, médio e longo prazo, baseado em informações atuais e passadas é possível realizar ajustes no mesmo, à medida que os acontecimentos econômicos vão ocorrendo. Porém, o momento que estamos vivendo é totalmente diferente, temos pouca referência no passado e muitas informações novas todos os dias. Países, por meio de seus líderes, direcionam recursos para salvar pessoas, empregos e empresas.
Obviamente em qualquer recessão, o desemprego e fechamento de empresas são situações já esperadas, mas o esforço do líder diante de uma recessão mundial é extraordinário. Sem julgamento das decisões, se certas ou erradas, eles vão tomando decisões, pois precisam dar o direcionamento e o caminho a ser seguido.
O ato de tomada de decisão significa escolher a melhor opção entre várias alternativas para algo importante, entre sócios, colaboradores e pessoas envolvidas numa empresa/organização. Neste momento, a tomada de decisão está ocorrendo diariamente, enquanto o cenário vai mudando. Os líderes estão ao mesmo tempo buscando alternativas e soluções para cada situação.
Algumas recomendações, feitas no post de Daniella Doyle, podem auxiliar os líderes para uma boa tomada de decisão:
- Definir o problema
Faça uma lista de todos os problemas e classifique em 3 grupos: grande impacto, impacto intermediário, impacto reduzido.
2. Coletar dados e informações
Levante o máximo de dados e informações atualizadas, incluindo leis, medidas provisórias, trabalhistas, entre outras.
3. Analisar as alternativas
Separe os grupos (impacto grande, intermediário e reduzido) e lista todas alternativas para solucionar cada item, isso independente se é possível ou não. Neste momento muitas soluções serão possibilitadas, não deixe de escrever todas as alternativas que surgirem no brainstorm (chuva de ideias).
4. Escolher a melhor opção
Se você tiver mais sócios/colaboradores que possam ajudar, escolham as melhores opções que resolverão os problemas listados.
5. Planejar e executar
Depois das escolhas feitas, planeje quem vai negociar e prazo para cada ação.
6. Monitorar os resultados
Determine 1 ou 2 momentos durante o dia para conversar com os envolvidos para analisar os problemas selecionados e as soluções negociadas ou encontradas. Desta forma você poderá ter dimensão do que está acontecendo e atualizar a lista feita, soluções encontradas ou não encontradas, bem como avaliar os impactos dia-a-dia.
A empresária Mariana Sobreiro, da empresa My Closet, compartilha conosco como ela e suas sócias estão tomando decisões nesta crise.
Conteúdo completo no artigo original de Daniella Doyle, Tomada de decisão nas organizações.
A tomada de decisão está constantemente nas vidas de empresários, gestores, empreendedores e administradores, e geralmente apontam variados números de caminhos, porém é necessário escolher a que leve a organização para o melhor resultado.
Faça as melhores análises para cada decisão que deve ser tomada, mas faça isso! O poder de fazer a escolha e tomar uma decisão é do líder, por isso, não postergue ou deixe para depois.
Boa sorte!
Convido você para compartilhar suas dicas e experiências também. Se tiver qualquer dúvida, me escreva. Posso te ajudar
Sandra Trujillo Costa
Consultora Sebrae/PR
www.linkedin.com/in/sandratrujilo
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