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Não é segredo para ninguém que as tecnologias relacionadas ao marketing digital têm dominado o crescimento nos orçamentos de agências de publicidade nos últimos anos. A medida que os consumidores mudaram sua atenção da TV, jornal e rádios para celulares e redes sociais, a publicidade tradicional perdeu seu apelo.

Por sua vez, os profissionais que atuam na área de marketing tiveram que mudar suas estratégias para acompanhar esse processo.

De acordo com dados da organização The CMO Survey, de 2012 a 2022 foram relatados diminuição de -1,4% em gastos com publicidade tradicional (anúncios em jornais e revistas, propagandas nos canais de TV e em emissoras de rádio, e outdoors) e aumento de 7,8% para os orçamentos gerais de marketing. 

No entanto, uma mudança está em andamento: de agosto de 2021 a fevereiro de 2022, os profissionais de marketing previram que os gastos com publicidade tradicional aumentariam 1,4% e 2,9%, respectivamente.

As empresas voltadas para o consumidor estão liderando a mudança: 

Empresas de serviços B2C prevendo o maior aumento nos gastos com publicidade tradicional (+10,2%);

Seguidas pelas empresas de produtos B2C (+4,9%).Não é segredo para ninguém que as tecnologias relacionadas ao marketing digital têm dominado o crescimento nos orçamentos de agências de publicidade nos últimos anos. A medida que os consumidores mudaram sua atenção da TV, jornal e rádios para celulares e redes sociais, a publicidade tradicional perdeu seu apelo.

Por sua vez, os profissionais que atuam na área de marketing tiveram que mudar suas estratégias para acompanhar esse processo.

De acordo com dados da organização The CMO Survey, de 2012 a 2022 foram relatados diminuição de -1,4% em gastos com publicidade tradicional (anúncios em jornais e revistas, propagandas nos canais de TV e em emissoras de rádio, e outdoors) e aumento de 7,8% para os orçamentos gerais de marketing. 

No entanto, uma mudança está em andamento: de agosto de 2021 a fevereiro de 2022, os profissionais de marketing previram que os gastos com publicidade tradicional aumentariam 1,4% e 2,9%, respectivamente.

As empresas voltadas para o consumidor estão liderando a mudança: 

Empresas de serviços B2C prevendo o maior aumento nos gastos com publicidade tradicional (+10,2%);

Seguidas pelas empresas de produtos B2C (+4,9%). 

Além disso, um fato um tanto irônico, as empresas que obtêm 100% de suas vendas pela internet estão liderando essa mudança prevendo um aumento de 11,7% nos gastos com publicidade tradicional nos próximos 12 meses.

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