Você sabe como é, quando você se depara com um novo produto ou serviço e pensa "Ah, eu poderia ter tido essa ideia" ou "Uau, já pensei nisso antes"? Pois bem, a diferença entre esses sentimentos e as ideias implementadas na empresa, é que alguém tem coragem e expertise para inovar!
No entanto, não presuma que essas ideias serão realizadas da noite para o dia. Você sabia que a Netflix foi fundada em 1997, há cerca de 20 anos? Ela é um bom exemplo de como empresas inovadoras podem levar muito tempo para ter sucesso, mas quando isso acontece, nem o céu é o limite.
Como você pode acessar conteúdo ilimitado por uma pequena taxa mensal (a mesma lógica do Netflix, chamada de "receita recorrente"), outros exemplos de serviços de alta qualidade surgiram, como o Spotify, uma plataforma de streaming de música lançada em 2008.
"Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não há esperança para ela."
Para se obter sucesso a partir de uma ideia, o mais importante é a execução dessa ideia. Uma ideia não foi feita para ficar na gaveta, porque ela na gaveta não vai valer nada, não vai ter sucesso.
Você tem que conseguir pegá-la e executá-la no mercado. Claro que, para você conseguir executar, você passa por alguns processos, como validação da proposta, do problema e da solução, pesquisas quantitativas e qualitativas. Então são várias etapas para você realmente tirar uma ideia da gaveta e conseguir colocá-la no mercado. Precisa investir no mínimo, tempo! Além dos recursos financeiros e econômicos necessários à sua implementação. Tempo para aprender, desenvolver, validar, testar o modelo de negócio, de monetização...
É evidente que grandes empresas, resistentes às adversidades do mercado, tiveram uma boa execução e nasceram no momento certo.
Para você saber se o mercado está preparado para receber sua ideia, é muito importante que você consiga validá-la o quanto antes.
E o que é validar uma ideia o quanto antes? É conseguir trabalhar nela o mínimo viável para que você consiga rodá-la no mercado e possa perceber se realmente é um sucesso, e se faz sentido para o mercado e para o seu público alvo pagar por aquele produto, ou serviço.
Às vezes, quando pensamos em uma ideia, costumamos pensar nela como algo global e de grande alcance. Muita gente ainda fala na ideia unicórnio, quando na verdade, no momento em que você vai testá-la e validá-la no mercado, é muito importante que você valide de forma pequena (lean). Então, aos poucos, vai acrescentando e adotando outras práticas e outras melhorias no mercado. Dessa forma, você consegue ter uma taxa melhor de sucesso das suas ideias.
Tenha sempre em mente que é preciso investir tempo, estudos, pesquisas, validações para implementar uma ideia, e essencialmente, ela precisa atender a uma necessidade real do mercado.
Portanto, valide se é viável a execução, e mãos na massa, tire sua ideia da gaveta e dê vida aos seus sonhos inovadores.
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