Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Tire suas ideias da gaveta!

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Tire suas ideias da gaveta!
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 13 OUT. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Você sabe como é, quando você se depara com um novo produto ou serviço e pensa "Ah, eu poderia ter tido essa ideia" ou "Uau, já pensei nisso antes"? Pois bem, a diferença entre esses sentimentos e as ideias implementadas na empresa, é que alguém tem coragem e expertise para inovar!

No entanto, não presuma que essas ideias serão realizadas da noite para o dia. Você sabia que a Netflix foi fundada em 1997, há cerca de 20 anos? Ela é um bom exemplo de como empresas inovadoras podem levar muito tempo para ter sucesso, mas quando isso acontece, nem o céu é o limite.

Como você pode acessar conteúdo ilimitado por uma pequena taxa mensal (a mesma lógica do Netflix, chamada de "receita recorrente"), outros exemplos de serviços de alta qualidade surgiram, como o Spotify, uma plataforma de streaming de música lançada em 2008.

"Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não há esperança para ela."

Para se obter sucesso a partir de uma ideia, o mais importante é a execução dessa ideia. Uma ideia não foi feita para ficar na gaveta, porque ela na gaveta não vai valer nada, não vai ter sucesso.

Você tem que conseguir pegá-la e executá-la no mercado. Claro que, para você conseguir executar, você passa por alguns processos, como validação da proposta, do problema e da solução, pesquisas quantitativas e qualitativas. Então são várias etapas para você realmente tirar uma ideia da gaveta e conseguir colocá-la no mercado. Precisa investir no mínimo, tempo! Além dos recursos financeiros e econômicos necessários à sua implementação. Tempo para aprender, desenvolver, validar, testar o modelo de negócio, de monetização...

É evidente que grandes empresas, resistentes às adversidades do mercado, tiveram uma boa execução e nasceram no momento certo.


Como saber se o mercado está preparado para receber uma ideia?

Para você saber se o mercado está preparado para receber sua ideia, é muito importante que você consiga validá-la o quanto antes.

E o que é validar uma ideia o quanto antes? É conseguir trabalhar nela o mínimo viável para que você consiga rodá-la no mercado e possa perceber se realmente é um sucesso, e se faz sentido para o mercado e para o seu público alvo pagar por aquele produto, ou serviço.

Às vezes, quando pensamos em uma ideia, costumamos pensar nela como algo global e de grande alcance. Muita gente ainda fala na ideia unicórnio, quando na verdade, no momento em que você vai testá-la e validá-la no mercado, é muito importante que você valide de forma pequena (lean). Então, aos poucos, vai acrescentando e adotando outras práticas e outras melhorias no mercado. Dessa forma, você consegue ter uma taxa melhor de sucesso das suas ideias.

Tenha sempre em mente que é preciso investir tempo, estudos, pesquisas, validações para implementar uma ideia, e essencialmente, ela precisa atender a uma necessidade real do mercado.

Portanto, valide se é viável a execução, e mãos na massa, tire sua ideia da gaveta e dê vida aos seus sonhos inovadores.



Gostou do conteúdo? Comente!

Participe da Comunidade Ambientes de Inovação (clique logo abaixo, em "participar") e fique sempre bem informado/a!

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereira
Olá, sou Renato, inquieto e totalmente viciado em transmitir conhecimento, buscando sempre comunicar de forma simples e descontraída. Sou business designer na Nectus, um laboratório de inovação aberta que constrói soluções estratégicas para o desenvolvimento sustentável de comunidades à negócios. favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1367 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?