O E-commerce ou comércio eletrônico, refere-se ao varejo e compras online, bem como transações eletrônicas.
Vale lembrar que essas transações não envolvem somente a compra e venda do produto em si. É preciso considerar todas as etapas do processo como fornecedores, previsão de compras, gestão de estoque e muito mais. E esse tipo de comércio vem ganhando cada vez mais espaço..
Temos basicamente 4 fases:
A relação nessa configuração de E-commerce acontece entre corporações. Sendo assim, existe a venda de insumos de uma empresa para a outra.
Algumas empresas que se encaixam nessa modalidade são: papelarias, loja de móveis para escritórios, equipamentos de proteção para construção etc.
Nesse tipo de e-commerce o volume de vendas e o faturamento tende a ser maior do que em outros modelos.
A desvantagem é que no B2B as exigências também são maiores como, por exemplo, rapidez na entrega, frete acessível, entre outras. E são essas exigências que garantem a satisfação desse tipo de cliente.
O modelo Business to Administration diz respeito a transações realizadas entre empresas e administração pública. É o caso de serviços fiscais, segurança social, serviços de empregos, documentos legais, registros etc.
O modelo B2C, Business to Consumer, trabalha com a relação entre companhia e consumidor final.
Hoje, esse é o modelo mais conhecido, pois os perfis que mais se encaixam nessa categoria são os varejistas como: loja de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos etc.
No Business to Consumer as lojas se diferenciam pelos preços competitivos, pensando que a decisão se dá de forma rápida, baseado na pesquisa de preços.
Nessa configuração, o consumidor pode vender para outro consumidor, seja produtos ou serviços.
É o caso de cozinheiros, freelancers, prestadores de serviço etc. São inúmeros marketplaces que disponibilizam ambiente para aqueles que procuram investir nesse modelo de negócio para ganhar uma renda extra.
A relação dessa modalidade se dá entre o consumidor e as empresas, de maneira inversa ao B2C.
Ou seja, é quando pessoas físicas fazem vendas para pessoas jurídicas. Esse modelo ainda é pouco explorado, mas tende a crescer em relação a sua praticidade e poucas exigências formais.
Mobile Commerce: é a transação comercial, ou venda online, que acontece por meio de dispositivos móveis como smartphone ou tablet.
Comércio de Televisão: utiliza a tecnologia junto à parte criativa de conteúdos de filmes, seriados e comerciais das mais variadas produções independentes e oferece uma nova forma de receitas financeiras para emissoras, serviços de streaming, marcas etc.
Social Commerce: possibilita a integração da loja virtual às mídias sociais, permitindo a interação do usuário com o conteúdo que está sendo oferecido e quando um produto é compartilhado, a empresa ganha ainda mais visibilidade por meio de divulgações gratuitas.