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Tipos de e-commerce no Brasil

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Tipos de e-commerce no Brasil
Criado em 13 JAN. 2022
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O E-commerce ou comércio eletrônico, refere-se ao varejo e compras online, bem como transações eletrônicas.

Vale lembrar que essas transações não envolvem somente a compra e venda do produto em si. É preciso considerar todas as etapas do processo como fornecedores, previsão de compras, gestão de estoque e muito mais. E esse tipo de comércio vem ganhando cada vez mais espaço..


Como funciona um e-commerce?


Temos basicamente 4 fases: 

  • O marketing
  • A exposição dos produtos;
  • O pagamento;
  • A entrega dos produtos; 


Tipos de e-commerce:


Business to business (B2B):

A relação nessa configuração de E-commerce acontece entre corporações. Sendo assim, existe a venda de insumos de uma empresa para a outra.

Algumas empresas que se encaixam nessa modalidade são: papelarias, loja de móveis para escritórios, equipamentos de proteção para construção etc. 

Nesse tipo de e-commerce o volume de vendas e o faturamento tende a ser maior do que em outros modelos. 

A desvantagem é que no B2B as exigências também são maiores como, por exemplo, rapidez na entrega, frete acessível, entre outras. E são essas exigências que garantem a satisfação desse tipo de cliente.


Business to administration (B2A):

O modelo Business to Administration diz respeito a transações realizadas entre empresas e administração pública. É o caso de serviços fiscais, segurança social, serviços de empregos, documentos legais, registros etc.


Business to consumer (B2C):

O modelo B2C, Business to Consumer, trabalha com a relação entre companhia e consumidor final.

Hoje, esse é o modelo mais conhecido, pois os perfis que mais se encaixam nessa categoria são os varejistas como: loja de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos etc.

No Business to Consumer as lojas se diferenciam pelos preços competitivos, pensando que a decisão se dá de forma rápida, baseado na pesquisa de preços.



Consumer to consumer (C2C):

Nessa configuração, o consumidor pode vender para outro consumidor, seja produtos ou serviços.

É o caso de cozinheiros, freelancers, prestadores de serviço etc. São inúmeros marketplaces que disponibilizam ambiente para aqueles que procuram investir nesse modelo de negócio para ganhar uma renda extra.



Consumer to business (C2B):

A relação dessa modalidade se dá entre o consumidor e as empresas, de maneira inversa ao B2C.

Ou seja, é quando pessoas físicas fazem vendas para pessoas jurídicas. Esse modelo ainda é pouco explorado, mas tende a crescer em relação a sua praticidade e poucas exigências formais.


Modalidades do e-commerce:


M-Commerce: vendas a qualquer hora e em qualquer lugar

Mobile Commerce: é a transação comercial, ou venda online, que acontece por meio de dispositivos móveis como smartphone ou tablet.


T-Commerce: do conforto de casa

Comércio de Televisão: utiliza a tecnologia junto à parte criativa de conteúdos de filmes, seriados e comerciais das mais variadas produções independentes e oferece uma nova forma de receitas financeiras para emissoras, serviços de streaming, marcas etc.


S-Commerce: vitrine da rede social

Social Commerce: possibilita a integração da loja virtual às mídias sociais, permitindo a interação do usuário com o conteúdo que está sendo oferecido e quando um produto é compartilhado, a empresa ganha ainda mais visibilidade por meio de divulgações gratuitas.


E aí, já sabe se vale a pena para você? E em qual e-commerce você se encaixa? 


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