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Times de sucesso: da construção à fidelidade da marca

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Times de sucesso: da construção à fidelidade da marca
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Criado em 23 SET. 2021
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Construa um time dos sonhos!

Um dos recursos mais valiosos quando se trata de vendas são as pessoas. É por isso que você precisa prestar mais atenção à contratação dos representantes de vendas certos: eles não só vendem produtos / serviços, mas também representam sua marca.

Comece definindo todos os aspectos do trabalho. Certifique-se de explicar as principais responsabilidades e requisitos aos candidatos. Além disso, monte um processo de vendas, especifique seus objetivos e expectativas. Se você entender quem está procurando, encontrará as pessoas certas e formará uma equipe de vendas de alto desempenho com muito mais facilidade.

Para entender que tipo de pessoa se encaixa em seu time, defina as habilidades básicas que você gostaria que seus novos companheiros de equipe tivessem. Considere as habilidades de priorização e comunicação, paixão por vendas e interesse no produto.

Determine suas metas de vendas

Tudo o que um empreendedor quer é o aumento da receita e o crescimento financeiro. Ainda assim, é importante definir metas financeiras e KPIs específicos ao gerenciar uma equipe de vendas. Dependendo de seus objetivos, você pode determinar o número de vendedores que trabalham em sua equipe, seus salários, comissões e bônus.

Além disso, assim que você atingir uma meta, poderá avaliar o desempenho de sua equipe. No entanto, como o processo de gerenciamento de vendas não é fácil, você deve estar pronto para reajustar a meta de acordo com o desempenho dos funcionários.

Não se esqueça de incentivar sua equipe de vendas com uma estrutura salarial consistente, mas flexível. Normalmente, os representantes de vendas recebem uma taxa básica, uma comissão, que é a porcentagem da receita que geram, e um bônus por grandes resultados. 

Processo de gestão de vendas

Gerenciar uma equipe de vendas pode não ser uma tarefa fácil. Você precisa padronizar e adaptar recursos, analisar o fluxo de trabalho e o pipeline de vendas. E só depois você pode criar um processo prático de vendas assumido pela equipe.

Para atingir as principais metas, é vital incorporar os seguintes aspectos:

Priorize as atividades de vendas. Depois de analisar seus resultados de vendas, você deve levar em consideração todas as fontes de vendas e definir as mais eficazes. Isso o ajudará a ajustar estratégias e focar nas fontes e atividades mais lucrativas.

Organize treinamento e coaching. Sessões regulares de treinamento e coaching aumentam o espírito de sua equipe e desenvolvem suas habilidades. Jogos e exercícios de formação de equipes de vendas podem tornar o processo mais dinâmico e leve.

Incentive a colaboração, não a competição. Seu departamento de vendas é formado por uma equipe e, por isso, ao gerenciar um time de vendas, você deve se concentrar na colaboração e incentivar o trabalho conjunto.

Garanta a consistência do processo de vendas. É crucial estabelecer as melhores práticas de vendas, que funcionem para sua equipe e produto, e seguir as estratégias ao longo do funil de forma consistente.

Certifique-se de que seu CRM é escalonável e atende às suas necessidades. Você pode querer expandir sua equipe de vendas, reestruturá-la ou reorganizar o processo, mas seu CRM (gestão de relacionamento com o cliente) deve permitir que você seja flexível e seguro com seus dados. Existem vários softwares no mercado que permitem ajustar o sistema às suas necessidades e dimensionar a equipe a qualquer momento.

Estabeleça pontos de verificação e avalie os resultados. Configure e avalie os KPIs de sua equipe regularmente para ter certeza de que está avançando em direção à meta desejada. Objetivos claramente definidos e gerenciamento de desempenho de vendas oportuno levarão seus funcionários a fazer o melhor. 

Invista na integração de setores. Alinhar os departamentos de marketing e vendas é vital para aumentar a receita da empresa. Lembre-se de que enquanto os primeiros geram leads, os segundos os fecham.

Hoje, os varejistas que se destacam veem seu time como embaixadores da marca: os funcionários não apenas impulsionam as vendas, mas também aumentam a fidelidade.


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Jaquelliny Andria
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