Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

TikTok - Aplicativo do momento

avatar RODRIGO FEYERABEND
Rodrigo Feyerabendfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt3
TikTok - Aplicativo do momento
3 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 13 SET. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A partir de 2018 o TikTok ganhou força e se tornou um dos aplicativos mais utilizados, superando até mesmo o Instagram e o Facebook. Foi a rede social mais baixada, perdendo somente para o Whatsapp, tudo isso graças a sua popularidade na China e no mercado americano.


Vamos aprender um pouco mais sobre essa ferramenta tão popular?


O que é TikTok?

O início do TikTok aconteceu na China, em 2016, onde é chamado de Douyin, e desde então tornou-se uma tendência mundial, ganhando assim a consolidação no mercado norte americano.

O aplicativo nada mais é do que uma rede social com objetivo de compartilhar vídeos curtos, de até 60 segundos. Também é possível gravar vídeos com dublagens, filtros e emojis, ou seja, tudo o que a criatividade permitir.

E por se tratar de vídeos curtos e de fácil acesso, as pessoas acabam assistindo aos vídeos várias vezes, buscando também participar e criar seus próprios conteúdos, trazendo assim o engajamento esperado.  


Como funciona?

Com toda a repercussão causada por esse aplicativo, todos querem saber como participar e se encontrar nessa tendência.

E, para entrar no mundo do TikTok é mais fácil do que se imagina, basta somente baixar o aplicativo no Google Play ou na App Store, instalar em seu celular e começar a gravar seus próprios vídeos, usando todos os emojis e recursos que o aplicativo pode oferecer.

Ao entrar no aplicativo o mais interessante é buscar pelos vídeos mais acessados, ou seja, os que possuem mais repercussão, pois desta forma poderá reproduzir seus conteúdos com a garantia de maior engajamento e popularidade. Não esqueça de utilizar as hashtags mais acessadas.


Quais os principais recursos?

Com tanta novidade é normal que surjam dúvidas de tudo o que o aplicativo possa oferecer, então vamos lá, quais as principais funcionalidades que o TikTok pode oferecer?


Dublagem

No TïkTok você pode encontrar uma infinidade de músicas disponíveis para utilizar e gravar os seus vídeos, é muito simples, basta você dublar e, então, já poderá postar seu novo conteúdo.

Essa ferramenta lembra um karaokê, onde era só escolher a música e começar a diversão, e é assim que funciona a dublagem do TikTok, porém, de forma mais moderna.

Com a dublagem também é possível utilizar vários efeitos para tornar seus vídeos muito mais atrativos e divertidos.


Efeitos visuais

Outras formas de interagir no TikTok, tornando seus vídeos mais interessantes, é utilizar as funcionalidades de efeitos visuais, como por exemplo, filmar a si próprio ao assistir aos vídeos, mostrar a sua reação ao assistir determinado conteúdo pode se tornar popular, além de ser muito divertido.

Ao gravar os vídeos também é possível colocar mensagens para interagir com outros usuários do aplicativo, pois desta forma é possível receber comentários e atingir maior interação nas redes sociais.

As mixagens também trazem muito engajamento, é possível mexer no som dos vídeos, podendo aumentar e diminuir, colocar o som de ruídos, enfim, basta somente usar a criatividade para tornar o seu conteúdo cada vez mais interessante.


Gravar vídeos em dupla é uma outra opção do aplicativo, além de ser muito fácil ainda é possível escolher um amigo para dividir e aumentar ainda mais o engajamento.


TikTok é um aplicativo seguro?

Como todo aplicativo que se encontra na internet é normal que a segurança ao utilizar a ferramenta seja questionada, portanto é normal que surjam diversas polêmicas sobre o assunto.

Mas em 2020, após encontrarem algumas vulnerabilidades do aplicativo, a empresa de ByteDance corrigiu todas as falhas. E, por mais que haja especulações a respeito de espionagem através do aplicativo, nada dessas informações foram comprovadas.

Uma importante questão de segurança que o aplicativo oferece é a questão da privacidade com relação a idade dos usuários. Usuários menores de idade possuem perfil privado, desta forma somente pessoas autorizadas poderão ter acesso aos conteúdos publicados. Outra função é o recurso de controle parental, ou seja, desta maneira os pais ou responsáveis por estes usuários podem controlar desde o tempo de uso no aplicativo até os conteúdos assistidos.


TikTok e a estratégia de marketing digital

Os usuários que buscam utilizar o TikTok como uma estratégia de marketing digital precisam analisar se isso seria interessante para seu público-alvo em específico. Se o público em questão utiliza o aplicativo e, então, realizar postagens relevantes para alcançar o objetivo pretendido.


Caso a resposta seja sim, se seu público está presente no TikTok é possível postar conteúdos no formato da plataforma utilizando todos os recursos que o aplicativo pode oferecer. Desta forma, o alcance será cada vez maior graças a quantidade de usuários do aplicativo e aproveitar do engajamento da rapidez que o TikTok pode proporcionar.

Portanto, busque todas as formas de atingir o seu público, com conteúdos que realmente sejam atrativos e os vincule ao seu negócio e, então, alcance seu objetivo de forma ainda mais efetiva e criativa.


Se você não assistiu a palestra da Paula Boarin, Tiktoker, onde compartilhou com a gente ótimas dicas sobre o TikTok. Não perde tempo, ela estará disponível até o dia 30/09/2021.

Então, assiste lá \o/


A palestra da Paula Boarin faz parte de uma semana inspiradora que o Sebrae está realizando de 13 a 17 de setembro, Inspira MEI.

Quer saber mais? Clica aqui!

avatar RODRIGO FEYERABEND
Rodrigo Feyerabend
Administrador, Gestor de projeto e Consultor do Sebrae/PR.favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7434 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?