Para aumentar o faturamento, você pode pensar em duas estratégias distintas, porém, complementares: aumentar o número de pessoas que frequentam o local ou aumentar o valor médio que cada cliente gasta em seu estabelecimento.
O ticket médio é um indicador de performance de vendas que permite avaliar o gasto médio por pedido. Neste caso, a palavra ticket se refere ao valor gasto em uma compra. Assim, o ticket médio pode ser calculado em função do valor monetário das vendas totais de uma empresa divididas pelo número de vendas, representando assim o valor da compra que cada cliente realiza em média.
Qual a importância do ticket médio?
O ticket médio é considerado uma das métricas mais importantes de um negócio, pois fornece ao gestor informações valiosas para a elaboração de ações estratégicas e para o planejamento de vendas com o objetivo de melhorar os resultados.
Vamos fazer um exercício para ilustrar como podemos calcular o ticket médio de um negócio
Imagina que meu restaurante faturou R$ 150.000,00 no mês de Maio, sendo que foram realizados 500 pedidos neste mesmo período.
Qual o ticket médio do meu restaurante?
Neste exemplo, cada cliente que consome no meu restaurante gasta em média o valor de R$ 300,00.
Fácil, né?!
Como aumentar o ticket médio?
- Forneça uma variedade maior de produtos;
- Ofereça combos de produtos;
- Disponibilização de frete grátis a partir de determinado valor;
- Indique itens relacionados com os itens que seu cliente escolheu;
- Atraia um público mais qualificado;
- Oferecer descontos e promoções nas compras de dois ou mais itens;
- Faça a disposição dos produtos de forma estratégica;
- Vendedor qualificado para entender as necessidades do cliente;
Por exemplo, no caso dos restaurantes, uma das estratégias para que os clientes consumam mais é a de oferecer sobremesa ao final da refeição. Quando o garçom pergunta se os clientes vão querer sobremesa, as chances de que eles peçam são maiores do que se não houver pergunta alguma.
Monitorando o seu indicador de ticket médio é possível aumentar o valor das vendas contando com o mesmo número de clientes que já estão fidelizados e comprando no seu estabelecimento. E essa estratégia gera mais lucro!
Gostou dessa dica?
Conta pra mim como você vai aumentar o ticket médio do seu negócio?