A Threads (tópicos, em português) é a nova rede social da Meta, empresa do bilionário Mark Zuckerberg, que engloba as plataformas WhatsApp, Facebook e Instagram e agora, o aplicativo que nasceu para concorrer diretamente com o Twitter.
Lançado em julho de 2023, a rede social Threads alcançou mais de 30 milhões de usuários só nas primeiras 24 horas após sua estreia. Seu rival, o Twitter, atualmente conta com cerca de 300 milhões de inscritos.
A nova rede social da Meta foi implementada em um momento estratégico, isso porque o Twitter, tem registrado uma queda no número de usuários após algumas mudanças no uso da plataforma, como por exemplo, a restrição de mensagens que podem ser vistas no dia.
Mas afinal de contas, como ela funciona na prática?
Como funciona a Threads?
A ideia da Threads, segundo a descrição do aplicativo, é permitir a criação de comunidades para compartilhar ideias, opiniões e criatividade com o mundo. Mas também é possível segmentar os assuntos e perfis que deseja acompanhar.
Para você que já usa o Instagram é superfácil criar uma conta. Dê uma olhada nas suas notificações, para isso basta acessar o ícone de coração no seu perfil e aprovar a criação da nova rede social.
A Threads vai importar todos os dados do seu perfil no Instagram, desde o seu arroba ou nome de usuário, até as pessoas que você já segue.
Funcionalidades semelhantes ao Twitter
Até mesmo o layout da plataforma é parecido com a rede social do passinho. Além de ser possível publicar textos curtos, compartilhar postagens de terceiro, responder e curtir publicações. Também é possível compartilhar fotos, vídeos (até 5 minutos) e links.
Diferenças entre Threads e Twitter
Caracteres: a Threads permite escrever textos de até 500 caracteres, enquanto o Twitter liberou um limite de 4 mil caracteres após uma atualização no início do ano (antes era de 280).
Linha do tempo: enquanto o Twitter segmenta a linha do tempo entre contas que você segue e postagens em destaque no momento, a nova rede da Meta mostra tudo isso em uma única página, o que tem gerado um certo incômodo entre os usuários.
Plataformas: até o momento, a Threads só pode ser acessada pelo celular, seja Android ou IOS, enquanto o Twitter também permite a navegação pelo computador.
Privacidade: a nova rede da Meta está interligada com o Instagram, e isto inclui as políticas de privacidade e todas as outras configurações, incluindo seguidores. Já o Twitter, é uma plataforma independente, sem integração com outras redes, além de permitir que o usuário escolha a forma como ele pode ser encontrado por outros usuários.
DMs: recurso que só está disponível no twitter, que é uma espécie de chat que permite conversas privadas com seus amigos.
O que você precisa saber sobre Threads
Ficou em dúvida entre usar ou não a nova rede social? Então confira a seguir as principais informações sobre a ferramenta antes de tomar a sua decisão.
Não é possível apagar a conta!
Pelo menos por enquanto, não é possível excluir a sua conta no Threads sem apagar o seu perfil no Instagram. O que você pode fazer é ocultar o seu perfil, mas caso deseje retirá-lo, terá que esperar uma semana para fazer o login.
Versão web só para leitura
Ao contrário do Twitter, ainda não é possível acessar a sua conta Threads pelo computador. Até o momento, os perfis estão disponíveis apenas para leitura na sua versão web.
Você precisa do Instagram
A rede social Threads não existe sem o Instagram, pelo menos por enquanto. Elas estão totalmente vinculadas.
Uso de dados
Esta é a lista de dados pessoais que a ferramenta terá acesso sobre você:
Dados sobre saúde e condicionamento físico;
Informações financeiras;
Informações contato;
Conteúdo do usuário;
Histórico de navegação;
Informações de uso;
Diagnóstico;
Compras;
Localização;
Contatos;
Histórico de Buscas;
Identificadores;
Informações confidenciais.
Com estas informações, ficará mais fácil decidir entre utilizar ou não a nova rede social da Meta. Porém, é importante lembrar que ainda estamos na fase inicial de implementação, por isso muitas funções e diretrizes devem ser alteradas.
Oportunidade para quem tem negócio
Antes de mais nada, se você pretende criar uma conta para a sua empresa, lembre-se de utilizar uma linguagem mais leve e informal para se comunicar por lá. Afinal, ela veio para concorrer com o super descolado Twitter.
Como já mencionado, a Threads permite criar comunidades sobre assuntos específicos, o que é uma excelente oportunidade para fortalecer o relacionamento com seus clientes, criando um senso de pertencimento.
Aproveite o canal para criar e compartilhar conteúdos exclusivos as soluções que o seu negócio oferece para os consumidores. Crie pesquisas e enquetes para receber feedbacks que poderão se transformar em melhorias, novos serviços e produtos para o seu negócio.
Se você ficou interessado (a) em criar sua conta no Threads, aproveite este momento de novidade, as pessoas estão curiosas e fuçando os recursos da ferramenta.
Um abraço, Bianca Becker / @biabeckerl