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Termos de Marketing Digital que você precisa conhecer

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Termos de Marketing Digital que você precisa conhecer
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 16 NOV. 2022
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No marketing digital, termos técnicos, nomenclaturas em inglês e siglas populares que dominam a comunicação. Se somarmos isso aos rápidos avanços e mudanças tecnológicas, temos um vocabulário de marketing digital em constante evolução.


Mas não se preocupe com isso, porque a gente está aqui para te manter sempre atualizado!


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Antes de mais nada é importante saber

Por que conhecer os termos de marketing digital


Por mais que você não trabalhe ativamente com marketing digital, muitas vezes é necessário solicitar um job (job: um trabalho, uma tarefa, uma atividade que alguém vai fazer para você) para sua equipe ou prestadores de serviço, ou mesmo assistir uma apresentação de resultados da equipe que cuida do digital e é tão certo quanto chover em setembro em Curitiba que esses termos serão amplamente utilizados nesses momentos.


E se o uso dos termos será inevitável, é melhor estar preparado e ambientado aos seus significados! Vou tentar descrever brevemente cada um deles e você me conta nos comentários se tem algum termo que merece um conteúdo especial só para falar sobre ele! Combinado?



Termos de Marketing Digital que você precisa conhecer


1. Teste A/B


Também conhecido como teste de divisão o processo de testar duas versões de conteúdo digital com um público-alvo, a preferência é aprendida medindo-se a taxa de conversão usado em testes de e-newsletters, linhas de assunto de e-mail, anúncios sociais, calls-to-action, e cópia da página de destino para saber qual versão tem maior chance de fornecer a ação desejada, como assinar uma assinatura paga.


2. Marketing de afiliados


Termo bastante em alta no Brasil, trata-se de uma estratégia que recompensa 'afiliados', ou seja, pessoas ou organizações fora do negócio por trazer novos clientes ou visitantes; feito por meio de uma promoção como anúncios ou conteúdo no site do afiliado, por uma comissão com base no número de clientes gerados.


3. Posicionamento da marca


Não, não estamos falando sobre a posição que seu logo vai aparecer no site.

Trata-se de construir uma identidade de marca e conectar-se a ela de forma diferente dos concorrentes por meio de tom de voz, design visual de anúncios, promoções, logotipo, presença nas redes sociais, etc. Tudo isso cria diferenciação de mercado, constrói reputação e impulsiona vendas.


4. Content Strategy (estratégia de conteúdo)


É o planejamento e implementação de conteúdo digital visando atrair usuários interessados e reter sua atenção (como estou tentando fazer com você nesse post! Já se passaram 3 minutos ^^ )


Inclui a criação e distribuição de conteúdo para campanhas de marketing digital, como postagens em blogs, artigos, postagens em redes sociais, vídeos, podcasts, e-books, guias, webinars etc. 


5. Taxa de conversão


A porcentagem de usuários que concluíram a ação desejada! Calculamos essa taxa dividindo o tamanho geral da audiência pelo número total de usuários 'convertidos'. 


Por exemplo, aqueles que clicaram em um anúncio a porcentagem da taxa de conversão é usada como uma métrica sobre a qual os profissionais de marketing tentam melhorar ainda mais o crescimento. 


As estratégias de marketing digital quase sempre são orientadas por dados, e esse termo é um dos parâmetros mais comuns medidos para determinar o desempenho de qualquer campanha.


6. CPA ou Custo por Aquisição


Um modelo de precificação que cobra apenas quando leads, vendas ou conversões são gerados; é uma métrica financeira que mede os custos de aquisição de um cliente pagante ajuda os profissionais de marketing a saber quanto uma empresa pode pagar por leads e impulsionar o crescimento de novos clientes.


7. CPC ou custo por clique

Um modelo de preços que mede o custo de cada clique em um anúncio; projetado para direcionar o tráfego para um site métrica crítica de marketing digital que mostra quanto uma empresa paga para alguém clicar em seu anúncio.


8. CPM ou Custo por Mil


Um modelo de precificação que mede o custo de um anúncio online por 1.000 impressões, sendo a impressão sempre que o anúncio é exibido em uma página da web ideal para criar reconhecimento de marca e entregar uma mensagem direta em sites de alto tráfego.


9. CRM ou Gestão de Relacionamento com o Cliente


Um conjunto de aplicativos que as empresas de marketing usam para gerenciar dados de clientes, analisar interações com clientes e receber dados relevantes em tempo real o CRM é usado para atualizar e melhorar estratégias de relacionamento com clientes, personalizar e direcionar serviços de marketing.


10. CTA ou Call to Action


Fazer referência a um conteúdo, como um texto, banner, formulário, botão ou imagem em uma página (ou e-mail) solicitando que os visitantes executem uma ação específica. 


Isso inclui instruções ou diretrizes para ler mais sobre um determinado conteúdo, participar, assinar, se inscrever ou comprar CTAs orientam os visitantes em sua jornada de compra, impactando nas taxas de conversão.


11. CTR ou taxa de cliques


A porcentagem de usuários que clicam em links colocados em e-mails, anúncios, sites, etc.; mede o envolvimento ativo dos usuários com o conteúdo vinculado em um site com a fórmula: CTR = (cliques/impressões) x 100 essa métrica ajuda a entender os clientes e ajustar o público-alvo.


12. CRO ou Otimização da Taxa de Conversão


O processo de otimização de um site para aumentar a porcentagem de visitantes realizando o CTA desejado; um sistema de marketing para aumentar a porcentagem de visitantes que se convertem em clientes pagantes os métodos CRO criam uma melhor experiência do usuário, geram leads de qualidade, encurtam o tempo para fechar negócios.


13. Segmentação de Base de e-mail


Uma técnica que organiza e-mails com base em uma palavra ou frase em um esforço para manter a caixa de entrada do usuário livre de spam usada para evitar filtros de spam e evitar listas negras; permite alcance direcionado.


14. Taxa de engajamento


Métricas para acompanhar o envolvimento do mercado-alvo com o conteúdo de uma marca; entendido como o número de curtidas, comentários e compartilhamentos ou interações com vídeos, atualizações, blogs etc., importante no marketing de mídia social para medir o sucesso por meio da visibilidade, afinidade e credibilidade da marca. 


Esse termo de marketing digital é uma das medidas mais fortes do sucesso de uma campanha de mídia social, especialmente quando o foco é construir uma forte base de assinantes ou seguidores para seu perfil social.


15. O Funil 


O funil de vendas exibindo o processo de compra de um lead para um cliente.

  • ToFu ou Topo do Funil

A primeira etapa do processo de compra em que os visitantes ainda estão procurando informações esta etapa requer a construção de confiança por meio de conteúdo de qualidade para motivar os visitantes para a próxima etapa.

  • MoFu ou meio do funil

O estágio intermediário em que os compradores identificaram seu problema e necessidade, mas continuam pesquisando aqui os leads são transferidos do marketing para as vendas.

  • Bofu ou fundo do funil

A última etapa em que o comprador está se preparando para comprar depois de identificar vários fornecedores a abordagem consultiva para ajudar um cliente a tomar uma decisão fechará o negócio.


16. Estratégia GTM ou Go-to-Market


Planeje a especificação de como apresentar a proposta de valor exclusiva de um produto para obter uma vantagem competitiva ao atingir os clientes fornece um roteiro para o lançamento de um produto para atingir o ajuste do produto ao mercado.


17. KPI ou Indicadores Chave de Desempenho


Uma referência métrica ou quantitativa para acompanhar o progresso em direção às metas de marketing. Os KPIs devem ser SMART, ou em português: Específicos, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes, Temporários usados para medir o desempenho e corrigir o curso.


18. Preenchimento de palavras-chave


A prática de usar muitas palavras-chave no conteúdo para melhorar a visibilidade nos motores de busca; tática prejudicial atraindo penalização pelos mecanismos de pesquisa separa as empresas de marketing ruins das boas que se concentram na pesquisa de palavras-chave para otimizar a publicidade na web e o posicionamento do mecanismo de pesquisa do site para corresponder a palavras-chave de alto tráfego.


19. Geração de Leads


Educar os visitantes sobre o produto ou serviço e o setor onde os visitantes, por sua vez, fornecem informações qualitativas para a equipe de vendas ajuda a capturar leads qualificados.


20. LTV ou Valor Vitalício


Também chamado de CLV ou Customer Lifetime Value a melhor estimativa da receita esperada de um cliente médio é usado para calcular o impacto geral de uma venda em todo o relacionamento com o cliente.


21. Anúncios pagos


Gerar tráfego no site por meio de anúncios pagos que garantem que o conteúdo de marketing salte para o topo. Você pode ter anúncios pagos em buscadores como Google, em redes sociais, criar anúncios somente para publicidade paga ou impulsionar seu conteúdo orgânico, por exemplo.


22. Índice de relevância e Índice de qualidade


Para decidir a relevância de um anúncio e como ele se compara a outros anúncios semelhantes na plataforma; pontuações mais altas significam que mais anúncios serão exibidos em relação aos concorrentes melhorar essas pontuações ajuda a reduzir o CPC.


23. ROAS ou retorno do investimento em publicidade


Métrica de marketing para medir a eficácia das campanhas publicitárias e calcular o retorno do investimento em marketing pago, como gastos com anúncios o ROAS ajuda a avaliar quais métodos estão funcionando e como melhorar os esforços publicitários futuros.


24. SEM ou Search Engine Marketing


Estratégias para obter maior colocação nos motores de busca através de lances nos termos de busca e aumentar a visibilidade de um site nas páginas de resultados dos motores de busca; refere-se quase exclusivamente à publicidade de pesquisa paga e alternadamente referido como pagamento por clique ou PPC usado para gerar melhores leads.


25. Público-alvo


A persona ideal do cliente em mente ao planejar novas campanhas publicitárias ou conteúdo; o grupo de pessoas que podem se beneficiar das ofertas de uma empresa determinar um público-alvo por meio de esforços pagos e orgânicos ajuda a aumentar as vendas e aumentar o alcance.


Glossário de Marketing Digital: 32 termos que você precisa conhecer


E ai, está pronto para a próxima reunião? ou seria a próxima call?  


Um abraço, Bianca Becker | @biabeckerl


E, sim! Essa imagem é do filme "O fabuloso destino de Amélie Poulain".  Se você gostou da referência, curte e comenta =)


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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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