Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

'Tenho medo de começar meu negócio'

avatar ADRIANO PEREIRA DA SILVA
Adriano Pereira Da Silvafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
'Tenho medo de começar meu negócio'
Criado em 03 JUL. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Tomar decisões em quaisquer áreas da vida não é coisa fácil. Desde as mais singelas como colocar o pé no tênis e iniciar a almejada caminhada, às mais complexas como trocar o carro, etc., são desejos que, infelizmente, muitas vezes são sufocados por indecisões que os neutralizam, levando as iniciativas a perderem para os 'depois'.


Indecisões são ainda mais intensas e variadas, quando o assunto é empreender. Ao menos ao que me parece, as que mais se manifestam são duas: a primeira é 'será que vai dar certo' e a outra é 'e se eu perder tudo'. São perguntas pessoais fortes e importantes, que levam à indecisão e que precisam de fato serem levadas em consideração. Entretanto indecisão não deve ser sinônimo de medo, muito menos de pânico e é preciso buscar respostas, evoluindo do emocional para o racional para tomar a melhor decisão.


Uma maneira para isso, que pode contribuir muito, aumentando inclusive as chances de sucesso do possível futuro empreendimento é praticar um exercício muito simples: fazer perguntas e ouvir atenta e abertamente, ou seja, conversar. Essa é uma prática milenar, extremamente eficiente, que nos acompanha (seres humanos) desde sempre e o melhor de tudo, é barata, acessível a todos e fácil de fazer.


Busque conversar com pessoas experientes no seguimento que você pensa em empreender e também com pessoas de outros seguimentos. Procure empresários, gerentes e funcionários de pequenas e grandes empresas. Conheça e entenda como começaram seus negócios ou atividades, como é o dia a dia, quais as situações mais difíceis, quais os maiores acertos e também quais foram os maiores erros...  faça outras perguntas. Se enriqueça de experiências diferentes. Atenção: deixe o papo fluir, ouça sem julgamentos. Depois some tudo o que ouviu às suas próprias experiências e verá como as coisas ficarão mais claras para você.


Se eu estiver certo, você se surpreenderá e aprenderá muito com o que ouvirá.  Além de todo o aprendizado, talvez você aumente muito a sua rede de contato, talvez fará bons amigos e ainda quem sabe, futuros parceiros de negócios. E lembre-se também: além disso, muitas outras coisas são importantes antes de tomar decisões, portanto, procure sempre mais e mais informações acerca do futuro negócio.

Lembre-se: Faça parte da Comunidade Novos Negócios e tenha acesso aos melhores conteúdos!

 

Adriano

avatar ADRIANO PEREIRA DA SILVA
Adriano Pereira Da Silva
Consultor SEBRAE/PR em Liderana, Polticas Pblicas e Empresas de Alto Potencial.Especialista em Gesto Estratgica de Marketing, Docncia do Ensino Superior e Gesto de Negcios. Graduado em Administrao.favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5314 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?