Tomar decisões em quaisquer áreas da vida não é coisa fácil. Desde as mais singelas como colocar o pé no tênis e iniciar a almejada caminhada, às mais complexas como trocar o carro, etc., são desejos que, infelizmente, muitas vezes são sufocados por indecisões que os neutralizam, levando as iniciativas a perderem para os 'depois'.
Indecisões são ainda mais intensas e variadas, quando o assunto é empreender. Ao menos ao que me parece, as que mais se manifestam são duas: a primeira é 'será que vai dar certo' e a outra é 'e se eu perder tudo'. São perguntas pessoais fortes e importantes, que levam à indecisão e que precisam de fato serem levadas em consideração. Entretanto indecisão não deve ser sinônimo de medo, muito menos de pânico e é preciso buscar respostas, evoluindo do emocional para o racional para tomar a melhor decisão.
Uma maneira para isso, que pode contribuir muito, aumentando inclusive as chances de sucesso do possível futuro empreendimento é praticar um exercício muito simples: fazer perguntas e ouvir atenta e abertamente, ou seja, conversar. Essa é uma prática milenar, extremamente eficiente, que nos acompanha (seres humanos) desde sempre e o melhor de tudo, é barata, acessível a todos e fácil de fazer.
Busque conversar com pessoas experientes no seguimento que você pensa em empreender e também com pessoas de outros seguimentos. Procure empresários, gerentes e funcionários de pequenas e grandes empresas. Conheça e entenda como começaram seus negócios ou atividades, como é o dia a dia, quais as situações mais difíceis, quais os maiores acertos e também quais foram os maiores erros... faça outras perguntas. Se enriqueça de experiências diferentes. Atenção: deixe o papo fluir, ouça sem julgamentos. Depois some tudo o que ouviu às suas próprias experiências e verá como as coisas ficarão mais claras para você.
Se eu estiver certo, você se surpreenderá e aprenderá muito com o que ouvirá. Além de todo o aprendizado, talvez você aumente muito a sua rede de contato, talvez fará bons amigos e ainda quem sabe, futuros parceiros de negócios. E lembre-se também: além disso, muitas outras coisas são importantes antes de tomar decisões, portanto, procure sempre mais e mais informações acerca do futuro negócio.
Lembre-se: Faça parte da Comunidade Novos Negócios e tenha acesso aos melhores conteúdos!