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Tendências, inspirações para o setor de alimentos

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Tendências, inspirações para o setor de alimentos
Criado em 19 MAR. 2021
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Um cenário de crise como estamos vivendo, ao mesmo tempo que nos tira da zona de conforto, pois nos impõe mudanças num contexto incerto e desconhecido é um momento de identificar oportunidades e de acelerar inovações. 

O Guia de Tendências do SEBRAE 2020 - 2021 Sociedade e Consumo em Tempos de Pandemia é uma resposta do Sebrae Paraná, para os MEIS e as micro e pequenas empresas enfrentarem esse momento ímpar, trazendo uma série de informações e insights sobre as mais recentes tendências de mercado. 

Convidamos você empresário, você empreendedor a conhecer 4 tendências que selecionamos, dentre as 45 trazidas no Guia, e que tiveram seu curso acelerado ou até mesmo emergiram neste cenário de e pós-pandemia.  

As 4 tendências são: 

1- Fraternidade Comerciais: pequenos comércios locais que se juntam para cocriar e colaborar se organizando em uma espécie de 'comunidade comercial como estratégia para o fortalecimento do comércio local. Com o início da pandemia do coronavírus, o Restaurante Quintana passou a ser ponto de retirada da Cesta Social, projeto que aproxima os agricultores familiares do consumidor, colocando em prática a microtendência Fraternidades Comerciais. Iniciativa que permite o cinturão de produtores locais (geralmente produção familiar) a continuar trabalhando e gerando renda. Ao adquirir a sua Cesta Social, o consumidor ajuda os produtores a se manterem e a continuarem a produção nesse momento de crise. Caso não fosse possível dar vazão à produção, os produtores não conseguiriam continuar plantando o que poderia gerar um colapso na alimentação, com alta de preços e escassez de produtos. Ao fazer essa ponte o Quintana liga diretamente o agricultor familiar ao consumidor final e garante a venda desses produtos.

2- O novo desafio da confiabilidade: com o excesso de informações falsas, a confiança dos usuários caiu drasticamente em relação às redes sociais e conteúdos compartilhados na internet (assim como muitas marcas perderam credibilidade). Mas para além dessa esfera, o consumidor também está mais curioso e investigativo a respeito dos produtos que consome, esperando transparência quanto às origens e qualidade dos mesmos.

Dentro desse conceito de transparência e confiabilidade o aplicativo Desrotulando que analisa rótulos de alimentos conquistou muito de seu espaço no mercado justamente por entregar ao usuário a informação acessível e transparente que ele tanto procura. O aplicativo escaneia códigos de barras de embalagens de produtos alimentícios, a fim de esclarecer ao consumidor sua qualidade em questões nutricionais. Com isso, o app gera uma nota final referente ao produto, e destaca os principais pontos positivos e negativos a respeito dos ingredientes utilizados em cada um. 

3- Em Casa: Com a pandemia, a sociedade transicionou para uma mentalidade mais 'home-centric'. Isto significa que estamos priorizando atividades que possam ser realizadas dentro de nossas casas e, consequentemente, dando preferência aos produtos e serviços que viabilizam esta possibilidade. A pizzaria Sabatelli, de Maceió, que diante do cenário de isolamento social, adicionou ao seu delivery uma nova camada de experiência para seus clientes, criando o produto Mão na Massa Sabatelli. Onde o cliente encomenda a  massa crua com os ingredientes de sua escolha. Ele recebe então em casa o seu pedido junto com o passo-a-passo para preparar a sua própria pizza. Com essa ação, a pizza não virou apenas uma refeição, mas uma verdadeira experiência. Em tempos onde muitas pessoas estão confinadas em casa, uma ação como essa é perfeita para que elas experimentem momentos novos com a família, por exemplo.

4- Experiências estendidas: Uma grande meta pessoal entre a população tem sido atribuir significado às suas vivências cotidianas. Ações coletivas e atividades solidárias são constantemente associadas a 'encontrar um propósito'. Considerando o difícil cenário recente da pandemia, iniciativas focadas em ajudar os outros e 'fazer o bem' agora ganham ainda mais potencial para atrair as pessoas. A hamburgueria Matteo, atenta a essa tendência, em parceria com o Collab de Amor, criou combos temáticos como por exemplo de Festa Junina para que as pessoas pudessem ter um gostinho dos eventos juninos tradicionais, mesmo durante a quarentena. Os combos podem ser pedidos por delivery, e neste caso da Festa Junina  a Matteo entregava um kit com comidinhas inspiradas nas festas juninas em casa, contendo polenta frita, bolinho de aipim com carne seca, pipoca gourmet e quentão e o hambúrguer a chamado Erastinho, onde parte do valor foi doado para o Hospital Erasto Gaertner. 

No Guia de tendências, você tem um universo ainda maior a ser explorado, inclusive com ferramentas que ajudam você a explorar: Quais tendências são mais relevantes para o perfil do seu negócio? E quais melhor se aplicam a ele? 

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