Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Tendências do e-commerce para 2022

avatar CAMILA VIEIRA CASTRO
Camila Vieira Castrofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Tendências do e-commerce para 2022
Criado em 16 MAR. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Em 2020, o varejo eletrônico gerou 87 milhões de reais, segundo dados da Ebit/Nielsen em parceria com o Bexs Banco. Com isto, o Brasil passou a ocupar a quarta posição no ranking de crescimento no e-commerce. Em 2021, os números do varejo eletrônico têm sido promissores, somente no primeiro smestre apresentou 57,4% de crescimento em relação ao mesmo período no ano anterior.


Já em 2022, o crescimento aumentou ainda mais e de acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade de Varejo e Consumo, 70% dos consumidores pretendem continuar comprando pela internet. Ou seja, é necessário que você esteja por dentro das tendências do e-commerce que estão ganhando força em 2022.


Vamos conferir quais são essas tendências?


Opções de pagamentos:


Sem dúvida uma das maiores preocupações do consumidor quando se trata de pagamento online é a segurança, e hoje em dia é possível preservar os dados do consumidor em um ambiente seguro dentro das plataformas de pagamento.


Quando falamos de venda de serviços e produtos, é sempre bom ter uma grande variedade de formas e condições de pagamentos e é indispensável no meio digital, já que esse processo faz parte da experiência do consumidor durante o processo de compra e a viabilização e comodidade são alguns dos aspectos esperados pelo consumidor. Ninguém é fã de ficar preenchendo muitos cadastros, por isso o Pix e o QR code são uma boa opção e estão fazendo cada vez mais sucesso.


Marketing e produtos mais personalizados: 


Já é comprovado que negócios que fazem marketing personalizado têm taxa de conversões maiores e as campanhas são mais efetivas, além de que, trazer uma experiência diferenciada para o cliente gera um bom lucro. Trabalhar a mesma linguagem com todos os consumidores está ultrapassado, já que cada um deles possui um comportamento de compra diferente, e buscar conhecer melhor seus clientes é a maneira mais eficaz para se comunicar de maneira assertiva.


Estabelecer um relacionamento com seu consumidor, gera fidelização, esse processo pode ser difícil mas traz engajamento e aumento de vendas nas suas lojas, seja ela física ou online, qualquer cliente quer se sentir especial então essa etapa é indispensável. Você pode:


  • Enviar uma comunicação interessante, de acordo com o perfil do cliente;

  • Recomendar um produto ou um serviço baseado na última compra ou experiência que ele teve;

  • Informar as novidades baseado no histórico de buscas dele;

  • Coletar dados do seu cliente com transparência e uma certa intimidade, você pode oferecer algum e-book com conteúdo de relevância para ele;

  • Conecte a sua marca ao seu consumidor.

Sites altamente otimizados para maximizar as conversões:


Você já verificou se seu site é intuitivo, rápido e adaptado para o celular? Esses são fatores muito importantes para não perder vendas, visitas e o ranqueamento no Google. Fatores que você deve se atentar:


  • Velocidade:O primeiro ponto a ser avaliado pelo usuário é a velocidade do site. Atualmente é o fator que tem mais destaque para o consumidor e também para o ranqueamento do seu site. Segundo estudos do Google, a velocidade ideal de uma página deve ser de até 3 segundos, portanto, escolha bem seu servidor e uma hospedagem de qualidade;


  • Estrutura: O site deve ser confiável e intuitivo guiando o usuário a saber exatamente para onde ir a partir do seu acesso. As imagens também tornam o site mais humanizado, mas sempre devem ser com qualidade.

  • Redes móveis: Aproximadamente 91% dos brasileiros usam smartphones para fazer compras e efetuar pagamentos, ou seja, seu site deve ser apropriado para que o cliente consiga fechar a compra pelo celular. Ter a mesma visão na tela do celular e seu computador é o que chamamos de otimização, então se o seu site não tem esse desenvolvimento específico você acaba perdendo várias oportunidades.   

Experiencia omnichannel:

 O Omnichannel é basicamente o conceito de estar presente em vários canais da sua empresa, junto com estratégias semelhantes e unificadas, ele permite que a sua empresa atue e atraia seu cliente usando a mesma estratégia online e offline de forma clara. Essa tendência é algo que vem ganhando força, e com isso tiveram grandes mudanças no mercado. Empresas físicas abriram lojas onlines e as lojas que estavam apenas no meio digital migraram para lojas físicas. Um exemplo desta transição é a Amazon, que hoje também tem lojas físicas.

 A comunicação integrada é muito necessária, já que os consumidores transitam em vários canais antes de tomar uma decisão. A experiência do cliente não acontece só em um canal, e pensando nisso, sua marca deve ficar em destaque em todos os canais.

Construir a sua marca de maneira organizada é outro passo importante, utilizar as mesmas cores, formas e linguagem em suas redes sociais, atendimento e sites, é a melhor forma de criar um relacionamento, e o cliente reconhece facilmente a sua marca em qualquer lugar. 

Sustentabilidade: 


Muitos consumidores hoje são mais seletivos na hora de escolher um produto de forma consciente, e se isso estiver atrelado aos valores pode ajudar a fechar o negócio. Marcas que ainda não sabem como se tornar mais sustentáveis, devem analisar e planejar essa mudança, ou em alguns casos, realizar a divulgação de forma correta e em todos os canais disponíveis. O bom é que não é necessário um grande investimento para por essas práticas em movimento, você pode:


  • Reduzir o consumo de papel;

  • Substituir as embalagens plásticas de seus produtos por uma sustentável;

  • Trocar o copo plástico descartável por um biodegradável.


Aproveitando as tendências de comércio eletrônico para transformar seus negócios:


Com o crescimento das tecnologias, é sempre bom que você fique atento à relação com o cliente online, e que essa relação seja assertiva.Sites complicados, rede social desatualizada e pouca informação sobre seu produto ou serviço, principalmente nos seus canais oficiais de comunicação, podem afetar diretamente a decisão de compra do seu cliente e passar credibilidade é fundamental. Outras tendências tecnológicas são:


  • Live commerce: Crie uma transmissão para mostrar seus produtos ao vivo. Você pode recorrer a influenciadores também para lhe ajudar. 

  • Entregas expressas: Um dos pontos que os consumidores consideram é o tempo de entrega do produto. Adeque sua empresa para entregas expressas que ocorrem até no mesmo dia de compra.


Montar seu site pode não ser uma tarefa fácil e você pode não ter recursos o suficiente para tal coisa, mas você sabia que consegue vender online de uma forma muito simples e prática?


Com o sistema da vhsys você pode criar a sua própria loja virtual e fazer integrações com a Shopee, Mercado livre, entre outras, para turbinar suas vendas e entrar nas tendências do e-commerce. Além disso, o sistema conta também com áreas como financeiro, vendas, emissão de nota fiscal, estoque entre outros.


Vem fazer um teste grátis!



Informações sobre empreendedorismo:

Já conhece o “Fecha o Caixa” lá no YouTube? Ele foi pensado para o dono de negócio ter a sua disposição conteúdos relevantes sobre o universo do empreendedorismo de forma simples, divertida e gratuita!

avatar CAMILA VIEIRA CASTRO
Camila Vieira Castro
Funcionária na vhsysfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5415 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza