Em 2020, o varejo eletrônico gerou 87 milhões de reais, segundo dados da Ebit/Nielsen em parceria com o Bexs Banco. Com isto, o Brasil passou a ocupar a quarta posição no ranking de crescimento no e-commerce. Em 2021, os números do varejo eletrônico têm sido promissores, somente no primeiro smestre apresentou 57,4% de crescimento em relação ao mesmo período no ano anterior.
Já em 2022, o crescimento aumentou ainda mais e de acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade de Varejo e Consumo, 70% dos consumidores pretendem continuar comprando pela internet. Ou seja, é necessário que você esteja por dentro das tendências do e-commerce que estão ganhando força em 2022.
Vamos conferir quais são essas tendências?
Opções de pagamentos:
Sem dúvida uma das maiores preocupações do consumidor quando se trata de pagamento online é a segurança, e hoje em dia é possível preservar os dados do consumidor em um ambiente seguro dentro das plataformas de pagamento.
Quando falamos de venda de serviços e produtos, é sempre bom ter uma grande variedade de formas e condições de pagamentos e é indispensável no meio digital, já que esse processo faz parte da experiência do consumidor durante o processo de compra e a viabilização e comodidade são alguns dos aspectos esperados pelo consumidor. Ninguém é fã de ficar preenchendo muitos cadastros, por isso o Pix e o QR code são uma boa opção e estão fazendo cada vez mais sucesso.
Marketing e produtos mais personalizados:
Já é comprovado que negócios que fazem marketing personalizado têm taxa de conversões maiores e as campanhas são mais efetivas, além de que, trazer uma experiência diferenciada para o cliente gera um bom lucro. Trabalhar a mesma linguagem com todos os consumidores está ultrapassado, já que cada um deles possui um comportamento de compra diferente, e buscar conhecer melhor seus clientes é a maneira mais eficaz para se comunicar de maneira assertiva.
Estabelecer um relacionamento com seu consumidor, gera fidelização, esse processo pode ser difícil mas traz engajamento e aumento de vendas nas suas lojas, seja ela física ou online, qualquer cliente quer se sentir especial então essa etapa é indispensável. Você pode:
Enviar uma comunicação interessante, de acordo com o perfil do cliente;
Recomendar um produto ou um serviço baseado na última compra ou experiência que ele teve;
Informar as novidades baseado no histórico de buscas dele;
Coletar dados do seu cliente com transparência e uma certa intimidade, você pode oferecer algum e-book com conteúdo de relevância para ele;
Conecte a sua marca ao seu consumidor.
Sites altamente otimizados para maximizar as conversões:
Você já verificou se seu site é intuitivo, rápido e adaptado para o celular? Esses são fatores muito importantes para não perder vendas, visitas e o ranqueamento no Google. Fatores que você deve se atentar:
Velocidade:O primeiro ponto a ser avaliado pelo usuário é a velocidade do site. Atualmente é o fator que tem mais destaque para o consumidor e também para o ranqueamento do seu site. Segundo estudos do Google, a velocidade ideal de uma página deve ser de até 3 segundos, portanto, escolha bem seu servidor e uma hospedagem de qualidade;
Estrutura: O site deve ser confiável e intuitivo guiando o usuário a saber exatamente para onde ir a partir do seu acesso. As imagens também tornam o site mais humanizado, mas sempre devem ser com qualidade.
Redes móveis: Aproximadamente 91% dos brasileiros usam smartphones para fazer compras e efetuar pagamentos, ou seja, seu site deve ser apropriado para que o cliente consiga fechar a compra pelo celular. Ter a mesma visão na tela do celular e seu computador é o que chamamos de otimização, então se o seu site não tem esse desenvolvimento específico você acaba perdendo várias oportunidades.
Experiencia omnichannel:
O Omnichannel é basicamente o conceito de estar presente em vários canais da sua empresa, junto com estratégias semelhantes e unificadas, ele permite que a sua empresa atue e atraia seu cliente usando a mesma estratégia online e offline de forma clara. Essa tendência é algo que vem ganhando força, e com isso tiveram grandes mudanças no mercado. Empresas físicas abriram lojas onlines e as lojas que estavam apenas no meio digital migraram para lojas físicas. Um exemplo desta transição é a Amazon, que hoje também tem lojas físicas.
A comunicação integrada é muito necessária, já que os consumidores transitam em vários canais antes de tomar uma decisão. A experiência do cliente não acontece só em um canal, e pensando nisso, sua marca deve ficar em destaque em todos os canais.
Construir a sua marca de maneira organizada é outro passo importante, utilizar as mesmas cores, formas e linguagem em suas redes sociais, atendimento e sites, é a melhor forma de criar um relacionamento, e o cliente reconhece facilmente a sua marca em qualquer lugar.
Sustentabilidade:
Muitos consumidores hoje são mais seletivos na hora de escolher um produto de forma consciente, e se isso estiver atrelado aos valores pode ajudar a fechar o negócio. Marcas que ainda não sabem como se tornar mais sustentáveis, devem analisar e planejar essa mudança, ou em alguns casos, realizar a divulgação de forma correta e em todos os canais disponíveis. O bom é que não é necessário um grande investimento para por essas práticas em movimento, você pode:
Reduzir o consumo de papel;
Substituir as embalagens plásticas de seus produtos por uma sustentável;
Trocar o copo plástico descartável por um biodegradável.
Aproveitando as tendências de comércio eletrônico para transformar seus negócios:
Com o crescimento das tecnologias, é sempre bom que você fique atento à relação com o cliente online, e que essa relação seja assertiva.Sites complicados, rede social desatualizada e pouca informação sobre seu produto ou serviço, principalmente nos seus canais oficiais de comunicação, podem afetar diretamente a decisão de compra do seu cliente e passar credibilidade é fundamental. Outras tendências tecnológicas são:
Live commerce: Crie uma transmissão para mostrar seus produtos ao vivo. Você pode recorrer a influenciadores também para lhe ajudar.
Entregas expressas: Um dos pontos que os consumidores consideram é o tempo de entrega do produto. Adeque sua empresa para entregas expressas que ocorrem até no mesmo dia de compra.
Montar seu site pode não ser uma tarefa fácil e você pode não ter recursos o suficiente para tal coisa, mas você sabia que consegue vender online de uma forma muito simples e prática?
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