Esse setor tem um impacto muito grande na geração de empregos diretos e indiretos na economia. Com a pandemia milhões de pessoas perderam seu emprego e muitas empresas tiveram que fechar as portas.
O que temos que focar nesse momento é na reabertura e recuperação do Turismo. As tendências globais para a retomada estão: o aumento da contratação do seguro viagem, a recuperação mais rápida do segmento de lazer e das viagens domésticas, especialmente as de curta distância. Já no mercado internacional, as viagens serão retomadas em fases, com base nas políticas e restrições de cada destino.
O que vemos nesse momento é uma reabertura gradual e pensando na América Latina, a reabertura está sendo direcionada para o mercado doméstico.
O Turismo já estava em transformação antes mesmo do coronavírus, com a pandemia esse movimento acelerou principalmente em relação a digitalização, as plataformas e a biometria.
Nesse cenário a segurança é a prioridade e vale utilizar os canais digitais para minimizar esses impactos e garantir para o seu cliente que todas as medidas estão sendo cumpridas para garantir a segurança dos colaboradores e clientes.
Vale a pena usar os recursos do IGTV, Yotube e Live para recuperar a confiança dos viajantes e educar/informar os clientes sobre as maravilhas que estão ao seu redor para curtir em família um momento de descanso e lazer.
Para o especialista, as pessoas vão buscar por segurança e isso levará a uma crescente de viagens locais, focadas na família, e que permitam o exercício de hobbies como pesca, fotografia e outras atividades que buscam a simplicidade. Destinos de natureza terão alta, já que estamos a muito tempo confinados.
Então, foco na reabertura do Turismo, e vamos cuidar um dos outros!