Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Tendências de consumo no mercado editorial: a expansão do consumo de audiolivros

avatar DILVO RODRIGUES BATISTA
Dilvo Rodrigues Batistafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Tendências de consumo no mercado editorial: a expansão do consumo de audiolivros
Criado em 01 OUT. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A Expansão do audiolivros é uma realidade que veio para ficar e deve se popularizar cada vez mais, devido ao modelo de consumo desse tipo de conteúdo. Eles estão muito adaptados ao estilo de vida do contemporâneo e podem ser consumidos e adquiridos no mesmo dispositivo. 

O mercado de audiolivro já é consolidado nos Estados Unidos, onde em 2023, a atriz Viola Davis levou um Grammy Awards pela versão em áudio do livro “Em busca de mim”, narrado por nada menos que Meryl Streep.


No Brasil, a tendência tem tudo para “colar” visto o sucesso do formato podcast por aqui e, acrescentando um ponto triste, somos um país deficitário na formação de leitores. Então, é bem possível que você veja (ouça, na verdade) títulos narrados por celebridades e artistas.


Por outro lado, se engana quem pensa que a tentativa de emplacar o formato em áudio é uma novidade por aqui. Nos anos 2000, o jornalista e narrador Cid Moreira marcou uma mudança de paradigma, com a narração de Salmos em formato CD. A dificuldade na época era a plataforma de execução, o que hoje está resolvido com a chegada e evolução dos serviços de streaming.


De olho em uma demanda crescente e ainda pouco explorada, empresas como Amazon têm realizado investimentos vultosos no mercado de audiolivros. A empresa de Jeff Bezos fundou a Audible, que chegou ao Brasil em 2023, já com 4 mil títulos em português. Porém, a Amazon não está sozinha, e a competição entre as plataformas de streaming já é uma realidade.


O que se sabe é que a grande dificuldade do ecossistema é a produção do audiolivro e o comportamento do ouvinte. Produzir um audiolivro não é apenas uma questão de estética vocal, porém, aspectos como entonação, sotaque e outras características difíceis de metrificar. É preciso adquirir horas de gravação em um estúdio, realizar a masterização do conteúdo, ajustar, regravar…


Além disso, o mercado ainda tem baseado suas estratégias e decisões em real escassez de dados sobre o comportamento de consumo do ouvinte.


Dessa maneira, principalmente as editoras que estão começando a atuar no nicho, ainda procuram a fórmula de validação do formato e, entendem que o audiolivro é um investimento a médio e longo prazo.


Se depender do relatório divulgado pela Feira de Frankfurt, apontando que o mercado de audiolivro deve crescer 25% ao ano, nos próximos 7 anos, editoras e plataformas têm tudo para acreditar que o investimento irá valer a pena. Veremos!

avatar DILVO RODRIGUES BATISTA
Dilvo Rodrigues Batista
Empreendedor, estrategista de inbound marketing, formado em comunicação e cinema. Apaixonado por livros, músicas, bikes e um ávido aprendiz da vida! favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 3270 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?