Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

Comércio - Tendências 2020-21

avatar IEDA COLAÇO WESTPHAL TACLA
Ieda Colaço Westphal Taclafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Comércio - Tendências 2020-21
Criado em 10 MAR. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Para falar de tendências e explorar novos caminhos para o pequeno comércio trazemos como referência o Guia de Tendências do SEBRAE 2020 - 2021.

O Guia é um projeto que conta com informações e insights sobre as mais recentes tendências de mercado, e vem sendo publicado periodicamente há alguns anos. Em 2020, tudo girou em torno dos impactos da COVID-19.

E o Sebrae sensível a urgência do momento,  publicou uma edição especial do Guia de Tendências considerando especialmente os reflexos da pandemia sobre o mercado e a sociedade.

Dentre as  45 tendências trazidas no Guia, nesse artigo, selecionamos 4  tendências para o segmento do Comércio relevantes neste cenário de e pós-pandemia.  Entendendo que tendências são baseadas em padrão e comportamento de consumo e indicam o que uma sociedade tende a consumir num futuro próximo. Venha conhecer as 4 tendências e os casos relacionados:

1- Modo Plano B: É sobre a imprevisibilidade econômica dos próximos tempos que configura uma nova mentalidade de constante adaptabilidade como estratégia de mercado.  Os protocolos de distanciamento social necessários por conta da pandemia desencadeou em novas opções de entretenimento, nesse sentido o caso da empresa 60 Out com as salas de fuga virtuais, Miss Jezebel, ilustra muito bem a capacidade do empreendedor de agir rapidamente e se adaptar às mudanças provocadas no mercado pela pandemia.

A Sala de Fuga Virtual Miss Jezebel é uma  experiência interativa que permite a participação de dois a cinco jogadores. Tudo acontece na plataforma Zoom, onde os jogadores devem coletar pistas, resolver vários quebra-cabeças e navegar de volta para alcançar a vitória, reproduzindo no virtual a proposta das salas físicas. A grande pergunta aqui é: Como o seu negócio reage a cenários imprevisíveis? Ele está constantemene preparado para se adaptar à situações adversas?

2- Vídeo a nova comunicação: Desde entretenimento até educação ou consultas médicas, a pandemia forçou completamente a população a se inserir no meio online e se comunicar por vídeo, tornando o mundo menos dependente de eventos presenciais para continuar funcionando.

O caso do Ateliê de Beleza Marina Portela retrata as possibilidades abertas, e cada vez mais em alta dos vídeos como uma forma simples, barata e dinâmica para as empresas se aproximarem e se comunicarem com os seus clientes. Para diminuir os impactos negativos do coronavírus, a empresária Mariana Portela teve que buscar novas formas de receita.

Foi assim que ela se lançou na produção de cursos online para realização de penteados tanto para profissionais da área como para clientes que simplesmente queriam aprender uma nova habilidade e dominar a técnica para fazer o seu próprio penteado. 

3- À Flor da Pele: Com a pandemia e o longo período de isolamento social, distúrbios associados à ansiedade e ao medo ganharam ainda mais força, deixando o público mais propenso a consumir marcas que lhe oferecem tranquilidade e segurança. Sensível a essa tendência que emergiu em tempos de pandemia, a Uber disponibilizou 50 mil viagens grátis a abrigos e espaços seguros, além de refeições gratuitas às vítimas de violência doméstica. 

Essa iniciativa fez com que a Uber expandisse seus relacionamentos com várias organizações relacionadas à causa, a fim de apoiar as comunidades durante a pandemia e  incentivando consumidores a denunciarem casos suspeitos, e oferecendo links para recursos fornecidos por NO MORE e da Rede Nacional para acabar com a violência doméstica.

Agora é a sua vez empresário, empreendedor de refletir,  como a sua empresa pode ajudar o público que está passando por problemas sociais ou emocionais?

4- O Tal do O que realmente importa: Posses e bens materiais já não têm o mesmo valor que antes, por isso o público está dando preferência a consumos que resgatam o chamado calor humano. Atento a essa tendência, o site especializado em moda  Squadded Shopping Party permite que os usuários se reúnam com amigos para fazer compras remotamente. 

Os usuários do site escolhem uma das lojas de moda listadas, entram e convidam seus amigos para se juntarem, e depois fazer compras juntos. Ao adicionar itens a sua lista de desejos, é possível criar uma enquete ou compartilhar seus looks favoritos, onde os amigos também podem interagir. E  você empresário, empreendedor:

Como você está trabalhando para a sua empresa poder conectar seus clientes com as pessoas que amam?

Os caminhos são muitos, mas deixamos alguns insights para você empresário, empreendedor que podem ajudar a alavancar o seu negócio na atualidade:

Contemplar as diferenças, considerando corpos, etnias, culturas e estilo de vida variados;

Oferecer autonomia para o consumidor;

Novas possibilidades quando os produtos  e serviços de Comércio tradicionais se unem à tecnologia.

Sempre acompanhar notícias e acontecimentos + observar outros setores do mercado;

Olhar neutro e estratégico (sem julgamento pessoal) para as mudanças de mindset, consumo e mercado, adaptando o seu negócio às que convirem.

Motivado e inspirado para continuar essa trajetória? 

Não deixe de acessar o Guia de Tendências Sebrae 2020/2021, onde você encontra algumas ferramentas que podem ser muito úteis para o seu negócio. Assim, empresário, empreendedor, esperamos que você possa usufruir de todos os conhecimentos fornecidos pelo Sebrae, não só aplicando-os à sua empresa, mas também incorporando-os em seu próprio dia-a-dia.


Link Guia de Tendências para Pequenos Negócios 2020/2021 http://bit.ly/guiasebrae2020

avatar IEDA COLAÇO WESTPHAL TACLA
Ieda Colaço Westphal Tacla
favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7500 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?