Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightCONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.keyboard_arrow_rightArtigos

Tendência em sustentabilidade no lar: Compostagem doméstica

avatar ANA LEOCADIA DE SOUZA BRUM
Ana Leocadia De Souza Brumfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Tendência em sustentabilidade no lar: Compostagem doméstica
Criado em 04 DEZ. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

 

O DESAFIO:

A partir do senso cada vez mais crítico da sociedade, as pessoas estão percebendo a sua responsabilidade na participação das ações ambientais. Com isso, há uma grande necessidade de produtos que permitam a interação e uma participação mais facilitada.

A empresa Morada da Floresta precisava desenvolver um produto para uso doméstico para o incentivo de uma prática simples e muito difundida atualmente que é a compostagem. Composteiras são instrumentos para a geração de um ecossistema que transforma resíduos orgânicos em adubo e contribui com a redução das emissões de gases do efeito estufa.

O grande desafio era o desenvolvimento de uma composteira de uso doméstico para facilitar uma tarefa em família e que tivesse atributos de sustentabilidade, usabilidade e economia circular.

 

O PROJETO:

A empresa Morada da Floresta desenvolveu um produto compacto e resistente que proporciona às pessoas contribuírem com a minimização do descarte de resíduos orgânicos e os direcionarem para a compostagem, gerando ainda adubo para hortas e plantas.

A composteira Humi, reúne várias características importantes e também está de acordo com o propósito da empresa. Possui um único tamanho, mas pode ter sua capacidade ampliada com até cinco outras caixas digestoras de 45 litros cada uma.

O design é extremamente cuidadoso e eficaz com características como:

A tampa é inclinada para que possa ficar na chuva;

A caixa não precisa de suporte, uma vez que a base coletora tem chapas de metal nos pés que permitem a fixação de rodízios que facilitam o manejo;

Furos que impedem a entrada de água mas que garantem a oxigenação da caixa digestora;

  Garras na tampa facilitam o manejo diário do sistema na hora de colocar os resíduos orgânicos e;

  O fundo, inclinado, permite que 100% do líquido vá direto para a torneira.

O RESULTADO:

A empresa conquistou alguns prêmios como o Prêmio Lixo Zero, em 2019, na categoria Compostagem; o prêmio Brasil Design Award 2018 de Maior Votação Popular com a Composteira Humi e também a medalha de prata na categoria Produto de Impacto Positivo com o mesmo produto, entre outras conquistas.

Além de facilitar a redução dos resíduos domésticos, a composteira Humi é produzida com materiais de difícil reciclabilidade. Inicialmente era produzida 100% com caixas longa vida recicladas. Uma única composteira utilizava mais de 1.000 embalagens de caixas longa vida. Atualmente as composteiras são compostas por 50% de embalagens longa vida (aproximadamente 500 embalagens) e 50% em embalagens BOPP (aproximadamente 2.200 embalagens BOPP).

avatar ANA LEOCADIA DE SOUZA BRUM
Ana Leocadia De Souza Brum
O Centro Brasil Design um hub que inspira, informa e conecta as partes interessadas por meio de projetos e programas que impactam positivamente os negcios. Com experincia e competncia, geramos oportunidades e conexes.favorite_outline Seguir Perfil
capa CONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.
CONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.
people 672 participantes
A proposta de valor da comunidade é promover a disseminação de conteúdos inovadores que impulsionem os participantes do ecossistema, na ampliação de conhecimentos, conexões, modelos de negócios, e o acesso a diferentes mercados relacionados as novas tecnologias do setor construção civil e mercado imobiliário.
fixo
Em alta
Metodologias Ágeis na Construção
17 ago. 2020Metodologias Ágeis na Construção
Construtechs: entenda como startups de engenharia civil podem moldar o futuro da construção
17 jun. 2022Construtechs: entenda como startups de engenharia civil podem moldar o futuro da construção
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?