O DESAFIO:
A partir do senso cada vez mais crítico da sociedade, as pessoas estão percebendo a sua responsabilidade na participação das ações ambientais. Com isso, há uma grande necessidade de produtos que permitam a interação e uma participação mais facilitada.
A empresa Morada da Floresta precisava desenvolver um produto para uso doméstico para o incentivo de uma prática simples e muito difundida atualmente que é a compostagem. Composteiras são instrumentos para a geração de um ecossistema que transforma resíduos orgânicos em adubo e contribui com a redução das emissões de gases do efeito estufa.
O grande desafio era o desenvolvimento de uma composteira de uso doméstico para facilitar uma tarefa em família e que tivesse atributos de sustentabilidade, usabilidade e economia circular.
O PROJETO:
A empresa Morada da Floresta desenvolveu um produto compacto e resistente que proporciona às pessoas contribuírem com a minimização do descarte de resíduos orgânicos e os direcionarem para a compostagem, gerando ainda adubo para hortas e plantas.
A composteira Humi, reúne várias características importantes e também está de acordo com o propósito da empresa. Possui um único tamanho, mas pode ter sua capacidade ampliada com até cinco outras caixas digestoras de 45 litros cada uma.
O design é extremamente cuidadoso e eficaz com características como:
A tampa é inclinada para que possa ficar na chuva;
A caixa não precisa de suporte, uma vez que a base coletora tem chapas de metal nos pés que permitem a fixação de rodízios que facilitam o manejo;
Furos que impedem a entrada de água mas que garantem a oxigenação da caixa digestora;
Garras na tampa facilitam o manejo diário do sistema na hora de colocar os resíduos orgânicos e;
O fundo, inclinado, permite que 100% do líquido vá direto para a torneira.
O RESULTADO:
A empresa conquistou alguns prêmios como o Prêmio Lixo Zero, em 2019, na categoria Compostagem; o prêmio Brasil Design Award 2018 de Maior Votação Popular com a Composteira Humi e também a medalha de prata na categoria Produto de Impacto Positivo com o mesmo produto, entre outras conquistas.
Além de facilitar a redução dos resíduos domésticos, a composteira Humi é produzida com materiais de difícil reciclabilidade. Inicialmente era produzida 100% com caixas longa vida recicladas. Uma única composteira utilizava mais de 1.000 embalagens de caixas longa vida. Atualmente as composteiras são compostas por 50% de embalagens longa vida (aproximadamente 500 embalagens) e 50% em embalagens BOPP (aproximadamente 2.200 embalagens BOPP).