Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

Tempo de recomeçar: como a crise de 2020 pode trazer esperança para 2021

avatar DIANALU DE ALMEIDA CALDATO
Dianalu De Almeida Caldatofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Tempo de recomeçar: como a crise de 2020 pode trazer esperança para 2021
Criado em 06 JAN. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Enquanto existir fôlego em seus pulmões, enquanto seu coração bater, enquanto você viver haverá esperança. Sempre é tempo de recomeçar! 

O ano de 2020 estará para sempre associado a crises. Primeiro veio a pandemia da Covid-19, uma emergência conjunta de saúde pública e econômica que se espalhou pelo mundo com velocidade e alcance sem precedentes. Em seguida, veio uma crise econômica, enquanto os países lutavam para coordenar seus esforços no combate a um inimigo viral comum.

Em meio a essas preocupações, também há motivos para esperança. As adversidades podem gerar uma nova compreensão e oportunidade. Normas desatualizadas ou até mesmo injustas podem sucumbir à necessidade urgente da sociedade por melhores abordagens. Por exemplo, a carência de intervenção governamental massiva e urgente atraiu nossa atenção para as redes de segurança social e a possibilidade de melhorias nas políticas públicas.

As consequências trágicas da discriminação racial e crimes contra a mulher aumentaram a consciência dos problemas sistêmicos e geraram perspectivas de reformas sociais muito necessárias. As rápidas melhorias ambientais ligadas ao desligamento econômico reacenderam a consciência das profundas interconexões entre ecossistemas, economias e sociedades. Tudo isso gerou um apelo por uma sociedade mais justa e integradora.

O mundo precisa aproveitar ao máximo o momento em mãos para traçar um 2021 mais resiliente. Para isso, podemos nos basear em três formas distintas de ação: Resposta, Recuperação e Reinicialização.


Resposta a curto prazo

O objetivo principal é proteger vidas e meios de subsistência, especialmente entre as pessoas mais vulneráveis. Nesta categoria, existe um amplo alinhamento em torno dos objetivos centrais, mesmo que as estratégias sejam debatidas.

 

Recuperação a médio prazo

Aqui entra a reinicialização e a reconstrução da atividade econômica e social de uma forma que proteja a saúde pública, promova a cura da sociedade e preserve o meio ambiente. É importante que existam debates sobre os resultados desejados e maior complexidade para encontrar soluções.

 

Reinicializar sistemas a longo prazo

É preciso estabelecer, sempre que possível, um novo equilíbrio entre os sistemas político, econômico, social e ambiental em direção a objetivos comuns. Em última análise, o único limite dentro desta categoria é nossa imaginação coletiva. Ao emergir de um momento de grande crise, podemos imaginar um 'grande reinício'.

 

Portanto, ao invés de permitir passivamente que as normas evoluam por meio da inércia ou aleatoriedade, todos podemos buscar ações para a Resposta e, em breve, a Recuperação de uma maneira que aumente as chances de uma Reinicialização em direção a melhores resultados para o próximo ano.

 

Não espere até que tudo esteja perfeito. Nunca estará tudo bem. Sempre haverá desafios e obstáculos. E daí? Comece agora. A cada passo dado, você estará mais forte, mais habilidoso, mais confiante e mais bem-sucedido 

                                                            Mark Victor Hansen

 

 

avatar DIANALU DE ALMEIDA CALDATO
Dianalu De Almeida Caldato
Empreendedora e Consultora de Negcios - SEBRAE-PRfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1721 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?