Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Tecnologia verde: o que é e como tornar sua empresa sustentável?

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santinifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Tecnologia verde: o que é e como tornar sua empresa sustentável?
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 28 JUL. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase


O desenvolvimento sustentável do planeta é urgente e para que isso aconteça, todos os setores precisam de transformações, sobretudo na tecnologia. Muitas empresas têm olhado para o meio ambiente e mudado sua postura. Elas estão desenvolvendo tecnologias que visam a redução dos impactos ambientais em seus processos, tornando-se um diferencial para o consumidor na hora da compra. Ou seja, a tecnologia verde é essencial para catalisar e facilitar a revolução da sustentabilidade.



O que é tecnologia verde?



A tecnologia verde é frequentemente dividida em duas áreas que são chamadas de tecnologia climática e tecnologia limpa. Entre elas, suas tecnologias procuram lidar com os danos existentes e futuros ao meio ambiente causados pelos seres humanos, bem como reduzir ou eliminar fontes de danos adicionais de nossa produção de energia e poluição.


A tecnologia climática tem foco nas emissões de gases de efeito estufa, portanto, inclui setores como a captura de carbono e o florestamento. O foco desses setores é reduzir a gravidade das emissões de gases de efeito estufa, seja por meio da captura dos gases já existentes ou considerando como os gases de efeito estufa podem ser reduzidos no futuro.


Já a tecnologia limpa visa a diminuição do impacto da humanidade no meio ambiente. Isso inclui áreas como poluição e qualidade do ar, bem como reciclagem e gestão de resíduos.


Esses setores não necessariamente consideram o impacto desse trabalho nas emissões, mas sabem que a atividade impactará e reduzirá o impacto da humanidade no meio ambiente. Por exemplo, a reciclagem e o gerenciamento de resíduos podem exigir veículos ou máquinas que emitem gases de efeito estufa, mas o impacto dos resíduos humanos que se infiltram nos oceanos ou nos cursos d'água é reduzido, portanto, seu foco é a tecnologia limpa.



A geração sustentável 



O aumento da conscientização sobre a sustentabilidade pode ser devido a uma mudança geracional em nossa sociedade. As gerações mais jovens de hoje são mais conscientes do meio ambiente e mais inclinadas a fazer escolhas sustentáveis.


Pesquisas mostram que 73% da Geração Z estão dispostos a pagar mais por produtos se eles forem sustentáveis. A Geração Z é mais propensa a comprar produtos com base nos valores e princípios ambientais de uma empresa. Gerações mais jovens mostrando um interesse tão grande na preservação da Terra é um indicador de que podemos esperar mais tecnologia limpa no futuro.



Tendências de tecnologia limpa 



O que antes era uma reflexão tardia de administrar um negócio, agora faz parte de quase todos os planos e operações de negócios. Vejamos algumas das maneiras pelas quais podemos esperar que as tendências de tecnologia limpa continuem a crescer no futuro:


Investimento de impacto



O investimento de impacto refere-se ao investimento em empresas que proporcionam um impacto ambiental positivo, além de gerar ganhos financeiros. Esses investimentos de impacto visam empresas que geram melhorias adicionais como parte central de seu modelo de negócios


O aumento do investimento de impacto apenas adiciona incentivos adicionais às empresas que estão considerando uma abordagem de tecnologia limpa. O mundo está caminhando para um modo de vida mais sustentável, e a tecnologia mais limpa  tem incentivado essa atitude!



Agricultura inteligente



A agricultura inteligente é um divisor de águas quando se trata de reduzir as emissões de carbono. A indústria agrícola tem enormes ramificações para o nosso planeta; o setor pecuário sozinho contribui para 44% das emissões de metano induzidas pelo homem.


A hidroponia é apenas um pequeno aspecto do setor de agricultura inteligente. Há muito o que descompactar quando se trata de tecnologia com áreas como agricultura de precisão e inteligência artificial sendo implementadas no setor agrícola. 



Inteligência artificial



Este software de computador complexo usa aprendizado de máquina para simular a inteligência humana. A inteligência artificial não é exclusiva da agricultura; ela também pode ser usada para uma ampla gama de outras indústrias.


A IA tem a capacidade de executar tarefas com grande precisão e, portanto, reduzir enormes quantidades de desperdício, seja na forma de recursos ou tempo.


Além disso, a IA provou ser particularmente útil durante os processos de fabricação, pois pode automatizar muitas etapas da cadeia de produção. Também pode reduzir custos que podem ser aplicados em medidas adicionais de tecnologia limpa.



Reciclagem e resíduos



O que fazemos com nossos resíduos é importante. Seja lixo doméstico ou lixo industrial, por muito tempo estávamos apenas despejando lixo no solo ou no oceano e agora percebemos que, eventualmente, o espaço acabará.


Além disso, o lixo tem envenenado nossas fontes e tornará mais difícil cultivar alimentos ou encontrar água potável. Programas de reciclagem foram implementados globalmente, com os governos mudando suas abordagens em relação ao lixo e aos comportamentos de nações inteiras no processo.


Mais recentemente, a reciclagem de plásticos ganhou destaque neste setor. Os plásticos são difíceis de reciclar devido ao fato de serem misturados com outros materiais no processo de produção e, portanto, tornarem-se difíceis de separar e voltar à sua forma original.


Reduzir o desperdício de plástico por meio de pesquisa e desenvolvimento do processo de reciclagem para criar polipropileno reciclado puro é uma medida que visa o uso do material em um ciclo sem fim, por exemplo.



O futuro



Na última década, a tecnologia limpa passou por uma enorme transformação. Não apenas vimos um aumento na conscientização sobre as mudanças climáticas e suas consequências, mas também testemunhamos mais inovação verde do que nunca.


Hoje, milhões de pessoas trabalham em empresas focadas em fornecer recursos energeticamente eficientes e sustentáveis e vivem seu dia a dia com consumo e atividades mais conscientes.


Essa mudança no comportamento do consumidor também influenciou muitas empresas a tomar decisões mais ecologicamente conscientes quando se trata de seus produtos, fabricação e embalagem. O resultado é uma maior satisfação do cliente e, consequentemente, a preservação do nosso planeta. 


E você, tem implementado medidas sustentáveis em sua empresa? Conte para a gente nos comentários!


Gostou deste conteúdo? Participe da comunidade Novos Negócios para ter acesso a muito mais!

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santini
Tentar, aprender e tentar novamente.... Esse é o lema que rege minha vida! Gestora de Projetos Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresasfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5333 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?