Começarei falando que o turismo inteligente é aquele que utiliza ferramentas tecnológicas para atender as necessidades do novo turista, o turista hiperconectado. Estas ferramentas permitem a geração de uma experiência com mais vivência local, segurança, agilidade e entre outros benefícios maior intensidade de viver o destino.
Proporciona ao viajante uma experiência completa do destino ao integrá-lo com a comunidade local, com o desenvolvimento sustentável sócio, econômico e ambiental da região, utilizando tecnologias e soluções digitais inovadoras.
No Brasil, ainda temos vários gargalos que deveriam ser resolvidos com prioridade, porém, por termos várias empresas e regiões turísticas que são bastante competitivas, inclusive em nível internacional, acredita-se que preparados para embarcar nessa jornada que se tornarem destinos inovadores.
Para nos alinharmos aqui, vamos dividir o conceito de turístico inteligente, que deriva de Smart Cities, ou Cidades Inteligentes, em 4 relevâncias: Sustentabilidade, Acessibilidade, Digitalização e Cultura & Criatividade, tendo a Tecnologia como base transversal a estas.
Sendo derivado de Smart Cities, o Turismo inteligente vai além do uso de tecnologia, engloba Qualidade de Vida do morador local, Competitividade empresarial, Experiência Turística, Inovação aplicada a produtos e serviços, Novas tecnologias de integração do ONLINE e OFFLINE e Desenvolvimento sustentável, e aqui falamos de sustentabilidade em nível financeiro, social e ambiental.
O que eu tenho a ver com esse Turismo Inteligente?
Independentemente de você ser uma agência de turismo, meio de hospedagem, empreendimento gastronômico, organizadora de eventos, empresa de transporte e etc, sua empresa só existe se estiver ONLINE estes tempos de pandemia e distanciamento social nos mostraram a força isso e isso já é um começo. Ser inovador é usar ferramentas, tecnologias, informações e oportunidades de forma a oferecer experiência de qualidade aos seus clientes e potenciais clientes, com atualização constante. O que é inovação hoje, pode ser o básico de amanhã.
A evolução tecnológica é constante e cada vez mais ferramentas que utilizam Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, entre outras estão mais presentes nas estratégias digitais. Estas e outras tecnologias continuarão revolucionando e impactando o comportamento do turista, desde a busca do destino, experiência durante a viagem e pós retorno a sua origem.
Para este turista hiperconectado, uma empresa que não existe no mundo digital, não existir. Então neste ponto, entendemos que conhecer esse novo conceito de Turismo e se apropriar das ferramentas para se posicionar no mercado como uma empresa inteligente do turismo e atender as demandas do novo turista é fundamental para qualquer empresa do trade.
Principais características dos Destinos Inteligentes:
- Possuem espaços inovadores físicos e virtuais
- Oferecem segurança em compras online
- Dispõe de tecnologia de ponta e são responsivos compatíveis com dispositivos móveis
- Valorizam o capital humano
- Oferecem qualidade de vida aos moradores locais e estimulam sua interação com os visitantes
- Oferecem experiências e vivências autênticas
- São focados no desenvolvimento sustentável
- Sabem gerir os recursos de forma eficiente e garantem a sua competitividade
- São integrados e interativos Online e Offline
- Oferecem acessibilidade Física, financeira, virtual e de conexão à internet.
Agora te convido a uma reflexão. Sabendo das principais características de um destino turístico inteligente, pense em quais as dificuldades que você, enquanto empresário tem e que se solucionadas, poderiam ajudar no desenvolvimento do seu destino, como um Destino Inteligente. Pense nos problemas, causas e efeitos destes gargalos na sua operação. O que poderia ser otimizado na rotina do seu negócio? Quais os problemas que a falta destas otimizações causa no seu negócio?
Raiz dos problemas apontados
Entender a raiz destes gargalos pode trazer assertividade na solução, pois um mesmo problema tem várias soluções. Neste sentido, não importa necessariamente se a solução é glamurosa, digna de uma Startup Unicórnio, mas sim a sua efetividade. No entanto, entendemos que o oposto não se aplica, uma solução não necessariamente pode ser utilizada para vários problemas. O que pode causar perda de tempo e dinheiro quando se foca na solução e não no problema causador daquela demanda.
Mas afinal, como minha empresa pode ser mais inovadora e ajudar o destino a se tornar um Destino Inteligente?
Há alguns pontos que podemos nos atentar para deixar nossas empresas mais inteligente, dentro do contexto que estamos discutindo aqui. Por exemplo:
Presença Virtual
- Como sua empresa é vista no mundo virtual?
- Em uma busca no Google ou Bing, sua empresa aparece em qual posição? Ela aparece?
- Seu site está atualizado? Tem informações claras sobre seu negócio? Tem imagem estáticas, tour 360° ou vídeos mostrando o que seu negócio tem de melhor?
- Sua empresa tem perfil no Google Business, páginas empresariais nas redes sociais e plataformas de buscas especializadas como TripAdvisor, Booking.com e etc?
Reputação online
- O que as pessoas falam da sua empresa nos seus perfis nas redes sociais, Google Business e plataformas de busca especializadas?
- Como você interage com elas?
- Você responde a todos os comentários, positivos e negativos?
Tecnologias de gestão e experiencia do turista
- Quais softwares seu negócio utiliza para gerar maior engajamento com os clientes?
- Usa software de gestão financeira, de pessoas, de estoque e etc?
- Utiliza realidade virtual para gerar melhor experiência com clientes?
- Explora ativamente recursos audiovisuais nas suas comunicações?
- Tem automação de marketing digital?
- Como você se atualiza quanto as novas tecnologias que podem fazer da sua empresa um negócio em turismo inteligente?
O que sua empresa fará para deixar seu destino mais inteligente?
Referências
http://sebraedestinosinteligentes.com.br/turismo-inteligente/
https://agentenoturismo.com.br/2018/03/15/destino-turistico-inteligente/