Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightEmpresas Inovadoraskeyboard_arrow_rightArtigos

TECNOLOGIA + TURISMO = TURISMO INTELIGENTE

avatar CAMILA GIACOMELI
Camila Giacomelifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
TECNOLOGIA + TURISMO = TURISMO INTELIGENTE
Criado em 20 JUN. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Começarei falando que o turismo inteligente é aquele que utiliza ferramentas tecnológicas para atender as necessidades do novo turista, o turista hiperconectado. Estas ferramentas permitem a geração de uma experiência com mais vivência local, segurança, agilidade e entre outros benefícios maior intensidade de viver o destino.

Proporciona ao viajante uma experiência completa do destino ao integrá-lo com a comunidade local, com o desenvolvimento sustentável sócio, econômico e ambiental da região, utilizando tecnologias e soluções digitais inovadoras.

No Brasil, ainda temos vários gargalos que deveriam ser resolvidos com prioridade, porém, por termos várias empresas e regiões turísticas que são bastante competitivas, inclusive em nível internacional, acredita-se que preparados para embarcar nessa jornada que se tornarem destinos inovadores.

Para nos alinharmos aqui, vamos dividir o conceito de turístico inteligente, que deriva de Smart Cities, ou Cidades Inteligentes, em 4 relevâncias: Sustentabilidade, Acessibilidade, Digitalização e Cultura & Criatividade, tendo a Tecnologia como base transversal a estas.

Sendo derivado de Smart Cities, o Turismo inteligente vai além do uso de tecnologia, engloba Qualidade de Vida do morador local, Competitividade empresarial, Experiência Turística, Inovação aplicada a produtos e serviços, Novas tecnologias de integração do ONLINE e OFFLINE e Desenvolvimento sustentável, e aqui falamos de sustentabilidade em nível financeiro, social e ambiental.

 

O que eu tenho a ver com esse Turismo Inteligente?

Independentemente de você ser uma agência de turismo, meio de hospedagem, empreendimento gastronômico, organizadora de eventos, empresa de transporte e etc, sua empresa só existe se estiver ONLINE estes tempos de pandemia e distanciamento social nos mostraram a força isso e isso já é um começo. Ser inovador é usar ferramentas, tecnologias, informações e oportunidades de forma a oferecer experiência de qualidade aos seus clientes e potenciais clientes, com atualização constante. O que é inovação hoje, pode ser o básico de amanhã.

A evolução tecnológica é constante e cada vez mais ferramentas que utilizam Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, entre outras estão mais presentes nas estratégias digitais. Estas e outras tecnologias continuarão revolucionando e impactando o comportamento do turista, desde a busca do destino, experiência durante a viagem e pós retorno a sua origem.

Para este turista hiperconectado, uma empresa que não existe no mundo digital, não existir. Então neste ponto, entendemos que conhecer esse novo conceito de Turismo e se apropriar das ferramentas para se posicionar no mercado como uma empresa inteligente do turismo e atender as demandas do novo turista é fundamental para qualquer empresa do trade.

 

Principais características dos Destinos Inteligentes:

  • Possuem espaços inovadores físicos e virtuais
  • Oferecem segurança em compras online
  • Dispõe de tecnologia de ponta e são responsivos compatíveis com dispositivos móveis
  • Valorizam o capital humano
  • Oferecem qualidade de vida aos moradores locais e estimulam sua interação com os visitantes
  • Oferecem experiências e vivências autênticas
  • São focados no desenvolvimento sustentável
  • Sabem gerir os recursos de forma eficiente e garantem a sua competitividade
  • São integrados e interativos Online e Offline
  • Oferecem acessibilidade Física, financeira, virtual e de conexão à internet.

 

Agora te convido a uma reflexão. Sabendo das principais características de um destino turístico inteligente, pense em quais as dificuldades que você, enquanto empresário tem e que se solucionadas, poderiam ajudar no desenvolvimento do seu destino, como um Destino Inteligente. Pense nos problemas, causas e efeitos destes gargalos na sua operação. O que poderia ser otimizado na rotina do seu negócio? Quais os problemas que a falta destas otimizações causa no seu negócio?

 

Raiz dos problemas apontados

Entender a raiz destes gargalos pode trazer assertividade na solução, pois um mesmo problema tem várias soluções. Neste sentido, não importa necessariamente se a solução é glamurosa, digna de uma Startup Unicórnio, mas sim a sua efetividade. No entanto, entendemos que o oposto não se aplica, uma solução não necessariamente pode ser utilizada para vários problemas. O que pode causar perda de tempo e dinheiro quando se foca na solução e não no problema causador daquela demanda.

 

Mas afinal, como minha empresa pode ser mais inovadora e ajudar o destino a se tornar um Destino Inteligente?

Há alguns pontos que podemos nos atentar para deixar nossas empresas mais inteligente, dentro do contexto que estamos discutindo aqui. Por exemplo:

 

Presença Virtual

  • Como sua empresa é vista no mundo virtual?
  • Em uma busca no Google ou Bing, sua empresa aparece em qual posição? Ela aparece?
  • Seu site está atualizado? Tem informações claras sobre seu negócio? Tem imagem estáticas, tour 360° ou vídeos mostrando o que seu negócio tem de melhor?
  • Sua empresa tem perfil no Google Business, páginas empresariais nas redes sociais e plataformas de buscas especializadas como TripAdvisor, Booking.com e etc?

 

Reputação online

  • O que as pessoas falam da sua empresa nos seus perfis nas redes sociais, Google Business e plataformas de busca especializadas?
  • Como você interage com elas?
  • Você responde a todos os comentários, positivos e negativos?

 

Tecnologias de gestão e experiencia do turista

  • Quais softwares seu negócio utiliza para gerar maior engajamento com os clientes?
  • Usa software de gestão financeira, de pessoas, de estoque e etc?
  • Utiliza realidade virtual para gerar melhor experiência com clientes?
  • Explora ativamente recursos audiovisuais nas suas comunicações?
  • Tem automação de marketing digital?
  • Como você se atualiza quanto as novas tecnologias que podem fazer da sua empresa um negócio em turismo inteligente?

 

O que sua empresa fará para deixar seu destino mais inteligente?

 

Referências

http://sebraedestinosinteligentes.com.br/turismo-inteligente/

http://piresdestinoseventos.com.br/turismo-inteligente-com-tecnologia-destinos-atendem-visitante-hiperconectado/

https://agentenoturismo.com.br/2018/03/15/destino-turistico-inteligente/

avatar CAMILA GIACOMELI
Camila Giacomeli
favorite_outline Seguir Perfil
capa Empresas Inovadoras
Empresas Inovadoras
people 1612 participantes
Esse grupo busca apresentar, por meio da inovação, assuntos ligados ao crescimento das micro e pequenas empresas. Fortalecendo assim os ecossistemas de inovação do Brasil. Participe com a gente!
fixo
Em alta
Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
22 nov. 2023Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
Determine o futuro da sua empresa
27 jan. 2022Determine o futuro da sua empresa
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?