Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

Tecnologia no recrutamento e o que o futuro nos reserva

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratchevafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Tecnologia no recrutamento e o que o futuro nos reserva
Criado em 08 FEV. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase


Apesar do avanço contínuo da tecnologia, ainda é estranho falar em metaverso. Como pode o mundo virtual se integrar ao mundo físico? Embora essa ideia ainda pareça distante no nosso cotidiano, fala-se muito em metaverso no ambiente corporativo desde que o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou planos para promover essa integração entre o real e o virtual.


Um dos setores corporativos nos quais mais se fala de metaverso são os recursos humanos. Por incrível que pareça, o RH já se beneficia de diversas tecnologias para recrutar novos colaboradores nas empresas, gerando diversas perspectivas para o futuro do empreendedorismo. 


A seguir, você vai entender um pouco mais sobre como a tecnologia pode atuar e beneficiar o recrutamento de pessoas no RH, a influência da tecnologia na otimização dos processos internos, o que é metaverso e qual sua relação com BigData, quais as tendências de mercado e o que o futuro nos reserva.



Metaverso X BigData: qual é a relação 


O metaverso é o nome dado para a integração dos universos virtual e físico, através de uma realidade aumentada movida à internet que simula o universo físico, com foco nas interações sociais. Além de incluir o recurso de realidade aumentada, o metaverso também inclui outras tecnologias emergentes, como inteligência artificial, blockchain e BigData. 


Segundo pesquisas especializadas, a evolução do metaverso vai impulsionar de forma exponencial a geração de dados. De acordo com um relatório da Credit Suisse, a transição para o metaverso vai acelerar o uso de dados em 20 vezes em todo o mundo até 2032. Parece assunto do futuro, mas Zuckerberg estima que esse futuro chegue em até 15 anos e seja acessível para todas as pessoas. 


Nesse sentido, o metaverso é composto por diversas tecnologias que geram, usam e armazenam grandes quantidades de dados, que crescem exponencialmente a cada ano. Por isso, o metaverso é um catalisador do BigData, que é a área de conhecimento movida à inteligência artificial (I.A.) que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados grandes demais para serem analisados por sistemas tradicionais.


Basicamente, com a evolução da tecnologia no nosso cotidiano, a inserção do metaverso no nosso cotidiano poderá analisar e metrificar todo movimento e interação dos clientes, o que vai, por sua vez, inundar as empresas com grandes conjuntos de dados ou BigData, os quais só são possíveis de serem analisados com agilidade e precisão por inteligência artificial (I.A.). 



Como a tecnologia pode atuar e beneficiar o recrutamento de pessoas no RH


No RH, o metaverso pode ajudar a criar um ambiente virtual que simula as relações de trabalho em um ambiente real, com a proposta de recriar a realidade do mundo corporativo pré-pandemia. Mesmo sem o metaverso atuando de maneira democrática e acessível no mundo corporativo, a digitalização do RH já é uma realidade. 


De modo geral, a transformação digital do RH trouxe mais agilidade para as empresas. Assuntos mais burocráticos envolvendo a documentação de funcionários, até implementação de programas de retenção de talentos, treinamento, planos de carreira e eventos para integração das equipes se tornaram muito mais maleáveis e econômicos através das plataformas digitais, otimizando os processos internos das empresas.



Metaverso no RH: vantagens e desvantagens


A digitalização do RH ainda é alvo de críticas por profissionais que valorizam a interação humana, os quais levantam as consequências que a mudança para o modelo de recrutamento e treinamento dos colaboradores 100% online pode trazer a longo prazo. Porém, na realidade, o papel do RH no metaverso pode trazer mais benefícios do que dificuldades. 


  • Integração da equipe: proporciona a experiência de que os colaboradores frequentam os espaços virtuais da empresa, ou seja, ir ao escritório, interagir com os colegas e participar de reuniões; 

  • Desburocratização dos processos: a ideia é de que o metaverso torne tudo digital, facilitando processos envolvendo a documentação de funcionários e acordos comerciais; 

  • Humanização das empresas: geração de dados através do BigData pode ajudar o metaverso a entender a fundo os gostos de cada indivíduo e, com isso, atender às expectativas de todos;



Influência da tecnologia na otimização de processos internos



Atualmente, já estamos vivendo na era do BigData. De acordo com o cientista de dados brasileiro Ricardo Cappra, vivemos em um período de infoxicação, no qual estamos cheios e "intoxicados" de tantas informações para gerenciar, mas sem a qualidade e o tempo necessários para organizá-los. 


Por isso, o BigData é essencial para organizar e selecionar as informações mais relevantes em áreas estratégicas, como os cadastros dos seus clientes, o fluxo de vendas na empresa, itens disponíveis em estoque, entre outras áreas. Por ser um trabalho de inteligência artificial (I.A.), a seleção de informações ocorre em menos tempo e com mais precisão do que se fosse realizada por um colaborador humano, otimizando os processos internos da empresa e, por conseguinte, fechando mais vendas em menos tempo.



Tendências de mercado


De forma geral, o mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais dinâmico com a evolução da tecnologia. Dessa forma, os processos de transformação contínua da sociedade tem trazido oito tendências de mercado para o mundo corporativo, as quais são: 


  • Mais concorrência profissional

  • Menos estabilidade

  • Estudos constantes

  • Liberdade geográfica

  • Mudanças de horários

  • Expertise com tecnologia

  • Globalização econômica

  • Novas profissões



O que o futuro nos reserva



Com a evolução da tecnologia e a geração exponencial de dados, a tendência da tecnologia para o futuro é de que o Big Data se transforme em Huge Data. Com isso, a grande vantagem competitiva não estará mais no simples acesso aos dados, mas sim na habilidade de escolher as métricas mais indicativas de futuros comportamentos ou demandas do cliente. Assim, as empresas terão a possibilidade de tomar decisões muito mais preditivas do que reativas, aumentando o número de vendas, a taxa de fidelização dos clientes e a lucratividade da empresa como um todo. 


Por isso, o melhor para migrar a sua empresa para o mundo digital e, principalmente, para trazer o metaverso ao seu RH, é começar investindo em tecnologia. Migrar os rituais e os processos burocráticos da empresa do mundo físico para o ambiente virtual é o primeiro passo. 


Assim, atividades como comunicação interna, gestão de tarefas, troca de feedbacks, registro de ponto e tantas outras pertencentes à rotina do RH precisam ser conduzidas digitalmente. Além disso, é necessário adaptar os processos ou até criar novos formatos de gestão para o ambiente do RH digital, aliando inovação à gestão de processos e pessoas dentro da empresa.


Para entender mais sobre as tendências de mercado, inscreva-se em nossa comunidade de mulheres empreendedoras e fique ligado em todos os conteúdos divulgados por lá!



Um abraço, 

Acea / @acearatcheva

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1771 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?