O uso de tecnologias, em especial das Tecnologias de Informação e comunicação (TIC) facilitam a interação e a conexão dos turistas com o destino antes, durante e depois da viagem e permitem a tomada de decisão rápida por parte do visitante em relação ao consumo de produtos ou serviços.
As TICs fazem parte compreendem um conjunto de recursos tecnológicos que são utilizados de forma integrada. Alguns exemplos na área do turismo compreendem: sites e aplicativos de informações e venda, tótens de informações turísticas, geolocalização, sinalização e interpretação do patrimônio, digitalização de cardápios e uso de realidade aumentada.
Outro tema fundamental no turismo, que inclusive é matéria-prima desta atividade, é o meio ambiente.
Durante anos, o turismo foi citado como atividade econômica que não causava prejuízos ao meio ambiente, entretanto, com as discussões sobre o desenvolvimento sustentável ainda na década de 1980, o setor turístico passou a ser questionado em relação aos impactos que a atividade causava no meio ambiente e houve a necessidade de fomentar novas estratégias de exploração.
Profissionais da área do turismo desenvolveram ferramentas próprias para minimizar impactos negativos ao ambiente explorado, como a capacidade de carga, que estima o número máximo de pessoas que podem permanecer em um dado local (e o tempo de permanência) sem causar prejuízos. O próprio incentivo de utilização do transporte público ao invés do particular foi uma estratégia fomentada para minimizar impactos.
Já o setor público passou a criar políticas públicas com o objetivo de planejar, desenvolver e estimular o turismo de forma sustentável, entretanto, elas devem ser implementadas para fortalecer e viabilizar a expansão do turismo sustentável no país.
E mais do isso, há necessidade de participação efetiva e democrática dos stakeholders (atores locais envolvidos com o turismo e que compreende o setor público, privado e terceiro setor) no planejamento e na execução de ações.
As ações relacionadas à sustentabilidade ambiental envolvem um conjunto de elementos diretamente associados à redução dos impactos relacionados com a natureza e mudanças climáticas como: uso eficiente da água e energia e gerenciamento de resíduos sólidos, que estão contemplados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que deram origem à construção da Agenda 2030, um plano de ação que aborda questões relacionadas às pessoas, ao planeta e também à prosperidade.
Executar ações práticas relacionadas à sustentabilidade e oferecer informações atuais e precisas por meio de canais acessíveis e inovadores é fundamental nos destinos turísticos, pois torna-o mais competitivo no mercado globalizado, permite a comercialização do turismo de forma digital e amplia a experiência do visitante no destino.